Home / Galpão para logística: um projeto…

Galpão para logística: um projeto de galpão de alvenaria é o melhor para a logística do meu negócio?

Empresas e gestores que precisam expandir sua operação logística por vezes esbarram em diferentes modelos de galpões industriais. E uma dúvida que pode surgir é: será que um projeto de galpão de alvenaria é ideal para o meu negócio? 

Neste artigo você vai entender se essa estrutura é mesmo a melhor para o armazenamento dos produtos e insumos da sua organização. Continue a leitura e saiba mais sobre o melhor galpão para logística. 

Quais os tipos de galpão para logística? Veja os principais

Quando falamos em galpão para logística e construções de armazenamento, é possível dividi-las em dois formatos principais: 

Galpão e barracão: qual é o melhor e qual a diferença?

Galpão e barracão logístico são as mesmas coisas. A única diferença entre eles é a nomenclatura. Algumas pessoas chamam as estruturas de armazenagem de galpões e, outras, de barracões. Portanto, saber qual o tipo de galpão/barracão é melhor, vai depender das suas necessidades, objetivos e orçamento. 

Projeto de galpão de alvenaria: essa é a melhor alternativa para o meu negócio?

Levando em conta os dois formatos principais que citamos sobre os tipos de galpão para logística, é possível começar a avaliar se o projeto de galpão de alvenaria é ou não a melhor escolha para o seu negócio a partir de alguns critérios, como:

Custo de execução

O primeiro aspecto a ser considerado para definir qual espaço de armazenagem será instalado é o custo de execução. Comparativamente, um galpão de alvenaria costuma ter maior custo de execução do que uma infraestrutura flexível. 

Tempo de instalação

Já imaginou precisar de um espaço maior para colocar sua safra recorde ou mesmo para guardar um grande pedido de produtos e ficar dependendo de meses de obras para que o novo galpão seja construído? Se isso lhe deu um calafrio só de pensar, sabe que os prédios de alvenaria podem não ser os ideais. 

Os galpões lonados por outro lado são muito melhores nesse tipo de situação. Afinal, o tempo de instalação dessa estrutura é de até 60 dias e o período para a obtenção dos documentos necessários é muito menos burocrática.

Manutenção

Outro ponto que merece destaque, é o da manutenção dos galpões industriais. Afinal, é inevitável que ela se torne necessária em algum momento, seja em um galpão lonado ou de alvenaria. 

No caso de uma infraestrutura flexível, ela implica muito menos gastos para a empresa. Já que basta fazer a reposição de peças, ocasionais reparos em lonas, e revisão da estrutura metálica, por exemplo. 

Em um projeto de alvenaria, no entanto, é preciso desembolsar valores significativos para manter a estrutura em dia. Afinal, para reparar danos como infiltrações e outros, normalmente é necessário refazer uma parte do prédio. 

Flexibilidade

Não há como negar, uma estrutura fixa não oferece flexibilidade e seria quase contraditório se o fizesse. Por isso, se a sua organização precisa de adaptabilidade para poder aumentar ou diminuir o espaço contratado a partir da demanda, galpões de alvenaria não são a solução ideal. 

A infraestrutura flexível, por outro lado, se encaixa perfeitamente nesse quesito. Isso porque pode ser expandida e reduzida conforme a necessidade. 

Considerando esses pontos, fica claro que um projeto de galpão de alvenaria pode não ser o melhor para a logística do seu negócio, certo? A infraestrutura adaptável possui muitos outros diferenciais e, por isso, vem ganhando cada vez mais destaque. 

Então, aproveite para conhecer outras vantagens de usar armazenagem flexível no seu negócio e entenda como essa opção pode te ajudar e ser a melhor para as suas necessidades!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Galpão para logística: um projeto de galpão de alvenaria é…

Confira se vale a pena ou não alugar ou comprar um galpão de alvenaria para o seu negócio. Descubra também outras opções de galpão para logística!

ESG: o que é e qual seu impacto na logística…

Confira mais detalhes sobre o que é ESG, sigla para Ambiental, Social e Governança (em português), e entenda sua importância nos setores da logística e armazenagem.

Entenda a diferença entre galpão e barracão pré-moldados

Leia o artigo para descobrir qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldados e conhecer as vantagens dessas estruturas flexíveis para armazenagem.

Receba nossa newsletter