Home / Entenda a diferença entre galpão…

Entenda a diferença entre galpão e barracão pré-moldados

A armazenagem segura e adequada é fundamental para os mais diversos tipos de negócio, e as soluções oferecidas no mercado estão cada vez mais diversas, o que acaba, muitas vezes, gerando dúvidas. No âmbito das estruturas flexíveis, é muito comum que os clientes se perguntem qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldados. 

Quer entender mais sobre esse assunto? Então leia o artigo e descubra:

  • o que são essas opções de armazenagem para insumos ou matérias-primas;
  • quais são as vantagens das estruturas flexíveis para armazenagem;
  • qual a diferença entre galpão e barracão pré-moldado;
  • como o barracão pré-moldado ajuda na logística do seu negócio.

O que são um galpão e um barracão pré-moldado?

Tanto um galpão quanto um barracão pré-moldado podem ser definidos como um espaço flexível, que é aumentado e diminuído conforme a necessidade do seu negócio. 

Na prática, ambas são formadas por um esqueleto metálico que é coberto de chapas de zinco ou lonas. E, ao contrário de um prédio de alvenaria estrutural, nenhuma das opções conta com fundações e alicerces. 

Quais são as vantagens das estruturas flexíveis para armazenagem?

As estruturas flexíveis de armazenagem oferecem uma série de vantagens em comparação com estruturas de armazenamento fixas. Aqui estão algumas das principais:

Adaptação ao espaço disponível

As estruturas flexíveis podem ser ajustadas para se adequar ao espaço disponível, permitindo o máximo aproveitamento da área de armazenamento.

Facilidade de montagem e desmontagem

Essas estruturas são geralmente modulares e podem ser montadas e desmontadas facilmente, o que facilita a reconfiguração, a movimentação e o atendimento rápido no caso de demandas emergenciais, em comparação com estruturas fixas.

Custo-benefício

Por serem modulares e reutilizáveis, as estruturas flexíveis podem ser mais econômicas a longo prazo, pois podem ser adaptadas e expandidas conforme necessário, evitando a necessidade de investir em novas estruturas fixas.

Versatilidade

As estruturas flexíveis são altamente versáteis e podem ser utilizadas para armazenar uma ampla variedade de itens, desde pequenas peças até produtos volumosos.

Qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldado?

Será que existe uma diferença entre galpão e barracão pré-moldado? A resposta é não. 

Ambas as estruturas são feitas com ajuda de perfis metálicos e lonas e possuem um grande vão central. A única coisa que se difere entre elas é a nomenclatura.

Isso ocorre porque cada região do país costuma chamar esse tipo de armazenagem flexível de um jeito. No sul, ela é conhecida como barracão pré-moldado e, na região sudeste, como galpão pré-moldado, por exemplo. Elas podem, ainda, ser chamadas de galpão lonado ou galpão modular.

Como o barracão pré-moldado ajuda na logística do seu negócio?

Agora que você já sabe o que é essa estrutura, é importante entender como ela ajuda a enfrentar os desafios logísticos envolvidos no processo de armazenagem para o seu negócio. Confira:

Múltiplas aplicações

Seja sua empresa uma indústria de alimentos ou um negócio que produz peças de automóveis, um barracão pré-moldado certamente irá atender às suas necessidades. Isso porque esse tipo de prédio pode ser customizado tanto em tamanho quanto em acessórios para garantir máxima segurança e proteção para os itens ali armazenados.

Entre as possíveis personalizações disponíveis no mercado, você encontra:

  • fechamento superior e inferior do galpão, para evitar a entrada de pragas;
  • forro térmico;
  • climatizador; 
  • calha em lona ou zinco;
  • e protetor de coluna.

Além disso, as lonas recebem tratamento anti-UV e antimofo. Com isso, têm sua durabilidade aumentada, já que podem ser expostas às intempéries por um longo período sem prejuízos. 

Baixo custo de montagem

O custo de instalação de um barracão pré-moldado é muito baixo quando comparado com projetos de alvenaria. Isso porque estruturas fixas costumam gerar gastos elevados para o negócio, já que exigem a aquisição de inúmeros itens, como cimento e tijolos, e a contratação de diversos serviços, como encanadores, eletricistas e pintores. 

Um armazém flexível, no entanto, não demanda nenhum desses trâmites. Basta que a equipe especializada chegue até o local da montagem do espaço com os perfis metálicos e as lonas para que ele seja erguido. 

O tempo de espera para a instalação varia conforme o tamanho da estrutura, mas é provável que em apenas algumas semanas você tenha um prédio de mil metros quadrados pronto para uso, por exemplo. O que chega a ser 5x mais rápido do que um prédio de alvenaria.

Vale ter em mente, também, que por ser rapidamente montado, o barracão pré-moldado garante ótimo custo-benefício. Afinal, sua empresa pode começar a utilizá-lo em um breve período, sem que sua matéria-prima ou produtos precisem ser alocados em outro espaço e estejam sujeitas a perdas por conta de má armazenagem. 

Praticidade para a operação

É péssimo ter que contar com uma base logística que fica longe da sua indústria ou empresa, não é? Com o barracão pré-moldado, no entanto, esse problema pode ser solucionado! 

Como? Escolhendo uma localização estratégica para a instalação desse prédio de armazenamento. Por ser customizável, a estrutura é ajustável para “caber” em terrenos menores ou mesmo nas redondezas sem aumento nos custos. De quebra, a empresa ainda demonstra sua preocupação ambiental.

Isso porque, menos deslocamentos envolvem menos utilização de caminhões, gasto com combustíveis fósseis e emissão de gases nocivos à natureza. 

Outra vantagem é que esses armazéns flexíveis também podem ser alugados! 

Por isso, não deixe de ler mais sobre como o aluguel de galpões lonados é uma excelente solução econômica para sua indústria ou empresa!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

ESG: o que é e qual seu impacto na logística…

Confira mais detalhes sobre o que é ESG, sigla para Ambiental, Social e Governança (em português), e entenda sua importância nos setores da logística e armazenagem.

Entenda a diferença entre galpão e barracão pré-moldados

Leia o artigo para descobrir qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldados e conhecer as vantagens dessas estruturas flexíveis para armazenagem.

Galpão de materiais de construção civil: Entenda a importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Receba nossa newsletter