Home / Barracão Pré-moldado Ou Galpão Pré-moldado:…

Barracão Pré-moldado Ou Galpão Pré-moldado: Veja A Diferença

No universo das estruturas flexíveis, existem algumas opções de produtos disponíveis, a exemplo do barracão pré-moldado, do galpão pré-moldado e das tendas industriais. Mas entre os dois primeiros, existe alguma diferença? 

Neste artigo, você irá descobrir:

  • mais sobre o que são esses prédios de armazenagem de insumos e matéria-prima;
  • e como o barracão ajuda na logística do seu negócio. 

Vamos lá?

O que são um barracão pré-moldado e um galpão pré-moldado?

Tanto um galpão quanto um barracão pré-moldado podem ser definidos como um espaço flexível, que é aumentado e diminuído conforme a necessidade do seu negócio. 

Na prática, ambas são formadas por um esqueleto metálico que é coberto de chapas de zinco ou lonas. E, ao contrário de um prédio de alvenaria, ambos não possuem fundações e alicerces. 

Existe diferença entre barracão pré-moldado e galpão pré-moldado?

A resposta para essa pergunta é que não. Afinal, ambas são feitas com ajuda de perfis metálicos e lonas, possuindo um grande vão central. A única diferença entre elas é mesmo a nomenclatura. 

Isso ocorre porque cada região do país costuma chamar esse tipo de armazenagem flexível de um jeito. No sul, ela é conhecida como barracão pré-moldado e na região sudeste como galpão pré-moldado, por exemplo. Elas podem, ainda, ser chamadas de galpão lonado ou modular.

Interessante, não é?

Como o barracão pré-moldado pode ajudar a logística do seu negócio?

Após verificar e entender os motivos que fazem o galpão e o barracão pré-moldado serem, na essência, o mesmo tipo de estrutura de armazenagem flexível, pode ser que você, como gestor, queira saber mais sobre de que forma essa solução pode ajudar a logística do seu negócio. 

Veja a seguir algumas vantagens que elas trazem para a sua operação:

1. Tendo múltiplas aplicações

Seja sua empresa uma indústria de alimentos ou um negócio que produz peças de automóveis, um barracão pré-moldado certamente irá atender às suas necessidades. Isso porque esse tipo de prédio pode ser customizado tanto em tamanho quanto em acessórios para garantir máxima segurança e proteção para os itens ali armazenados.

Entre as possíveis personalizações disponíveis no mercado, você encontra:

  • fechamento superior e inferior do galpão, para evitar a entrada de pragas;
  • forro térmico;
  • climatizador; 
  • calha em lona ou zinco;
  • e protetor de coluna.

Além disso, as lonas recebem tratamento anti-UV e antimofo. Com isso, tem sua durabilidade aumentada já que podem ser expostas às intempéries por um longo período sem prejuízos. 

2. Oferecendo baixo custo de montagem

O custo de instalação de um barracão pré-moldado é muito baixo quando comparado com projetos de alvenaria. Isso porque estruturas fixas costumam gerar gastos elevados para o negócio, já que exigem a aquisição de inúmeros itens, como cimento e tijolos, e a contratação de diversos serviços, como encanadores, eletricistas e pintores. 

Um armazém flexível, no entanto, não demanda nenhum desses trâmites. Basta que a equipe especializada chegue até o local da montagem do espaço com os perfis metálicos e as lonas para que ele seja erguido. 

O tempo de espera para a instalação varia conforme o tamanho da estrutura, mas é provável que em apenas algumas semanas você tenha um prédio de mil metros quadrados pronto para uso, por exemplo. O que chega a ser 5x mais rápido do que um prédio de alvenaria.

Muito bom, não é mesmo? 

Vale ter em mente, também, que por ser rapidamente montado, o barracão pré-moldado garante ótimo custo-benefício. Afinal, sua empresa pode começar a utilizá-lo em um breve período, sem que sua matéria-prima ou produtos precisem ser alocados em outro espaço e estejam sujeitas a perdas por conta de má armazenagem. 

3. Garantindo mais praticidade para a operação

É péssimo ter que contar com uma base logística que fica longe da sua indústria ou empresa, não é? Com o barracão pré-moldado, no entanto, esse problema pode ser solucionado! 

Como? Escolhendo uma localização estratégica para a instalação desse prédio de armazenamento. Por ser customizável, a estrutura é ajustável para “caber” em terrenos menores no terreno da organização ou mesmo nas redondezas sem aumento nos custos. De quebra, a empresa ainda demonstra sua preocupação ambiental.

Isso porque, menos deslocamentos envolvem menos utilização de caminhões, gasto com combustíveis fósseis e emissão de gases nocivos à natureza. 

Viu como utilizar um barracão pré-moldado traz benefícios para o seu empreendimento? Essa estrutura é um item valioso para garantir que a logística do negócio seja ainda mais eficiente e ágil. 

Outra vantagem é que esses armazéns flexíveis também podem ser alugados! Por isso, não deixe de ler mais sobre como o aluguel de galpões lonados é uma excelente solução econômica para sua indústria ou empresa!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Galpão de Materiais de Construção Civil: Entenda a Importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para Que Serve O Centro De Distribuição De…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

O Futuro da Logística Empresarial: Conheça as Vantagens do Barracão…

Confira os motivos pelos quais você pode optar por um barracão industrial. Esse modelo tem tudo para ser o futuro da logística empresarial!

Receba nossa newsletter