Home / O que é modularidade em…

O que é modularidade em projetos? Saiba mais sobre esse conceito

A modularidade é uma ferramenta muito interessante da área da construção civil e que, ao mesmo tempo, oferece uma série de benefícios para os clientes que recebem projetos com este método de edificação.

Em nosso post, você entenderá o que é são as estruturas modulares, qual o seu contexto histórico e as vantagens que essa ferramenta pode oferecer.

Vamos lá?

O que é modularidade

Este é um princípio de esquema no qual os sistemas são compostos por módulos independentes, o que permite uma maior flexibilização do seu projeto e atende de maneira mais certeira as suas necessidades.

Um modelo de modularidade são as estruturas pré-fabricadas, que dão agilidade na hora de montar e desmontar estruturas, além da capacidade de se adaptarem conforme a sua necessidade de utilização no projeto.

Modularidade na indústria da construção: rápida contextualização histórica

As estruturas modulares se tornaram presentes na área da edificação durante o século XIX, período em que as peças pré-fabricadas começaram a ser utilizadas em maior escala nos esquemas. Entretanto, sua consolidação só ocorreu no século seguinte.

Um evento em que a utilização de módulos se fez presente foi durante a Segunda Guerra Mundial, em que era preciso fazer construções e moradias temporárias com muita rapidez, algo que foi alcançado com essa ferramenta.

Vantagens da modularidade em projetos

Algumas vantagens que as estruturas modulares podem oferecer são: mais flexibilidade, facilidade na manutenção e possibilidade de reutilização dos seus componentes. Esses fatores auxiliam na entrega de projetos em um prazo menor.

Outro ponto positivo de utilizar módulos em construções é a sua capacidade de escalabilidade, permitindo com que expansões nos projetos sejam feitas de maneira eficiente, simples e segura. Além disso, a prática também facilita a identificação e correção de falhas.

A utilização de módulos também permite que as equipes de construção civil trabalhem de forma independente em diferentes partes do esquema, o que acelera bastante o processo de desenvolvimento da obra.

E então? Conseguiu conhecer um pouco sobre a modularidade, sua história e quais as vantagens que essa ferramenta pode trazer para os projetos? A utilização de módulos é um grande incentivo para deixar a área de edificação mais tecnológica, eficiente e rápida em suas atividades.

E se você quer ampliar os conhecimentos sobre o setor da construção civil, leia também o nosso artigo sobre armazenagem na construção civil no galpão flexível.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

ESG: o que é e qual seu impacto na logística…

Confira mais detalhes sobre o que é ESG, sigla para Ambiental, Social e Governança (em português), e entenda sua importância nos setores da logística e armazenagem.

Entenda a diferença entre galpão e barracão pré-moldados

Leia o artigo para descobrir qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldados e conhecer as vantagens dessas estruturas flexíveis para armazenagem.

Galpão de materiais de construção civil: Entenda a importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Receba nossa newsletter