Home / Galpões: Tipos De Armazenagem Para…

Galpões: Tipos De Armazenagem Para Demandas Emergenciais

A armazenagem correta de materiais é um dos pilares para o funcionamento saudável de qualquer empresa, pois o gerenciamento eficiente do estoque permite planejar, monitorar e controlar todos os insumos e produtos dentro do seu negócio, agilizando as produções, organizando o fluxo e maximizando sua rentabilidade.

Entretanto, mesmo com um planejamento inteligente, toda empresa é passível de imprevistos e circunstâncias atípicas e, por isso, é fundamental estruturar sua logística para minimizar qualquer risco! Se você quer saber como, continue neste artigo para conhecer os tipos de armazenagem para demandas emergenciais!

O que são consideradas demandas emergenciais?

Demanda emergencial é qualquer situação atípica que pode impactar a armazenagem de sua empresa, podendo surgir por motivadores internos ou externos. Entre elas, podemos destacar:

  • mudanças climáticas: alterações no clima podem abalar a fabricação de matéria-prima, exigindo que sua empresa amplie a estocagem desses itens para não impactar a produção de suas mercadorias;
  • sazonalidade e imprevisibilidade do mercado: instabilidade em momentos de crise financeira, encomendas grandes repentinas, pedidos escassos em algumas épocas do ano, entre outras situações, podem afetar sua demanda, estabelecendo períodos de baixa ou alta armazenagem;
  • regulamentos e legislações: mudanças nas leis ou endurecimento de normas sanitárias podem afetar a logística e seu sistema de armazenamento, impactando todo seu negócio.

Por essas e outras razões, sua empresa deve utilizar uma solução que garanta uma resposta eficiente para qualquer imprevisto, como o armazenamento em galpões flexíveis.

Quais são as vantagens dos galpões flexíveis?

Esses tipos de armazenagem podem garantir segurança, agilidade e durabilidade para seu negócio, oferecendo:

  • economia: não é necessário um alto orçamento, pois o investimento inicial é bem menor do que o de uma construção de alvenaria tradicional, e a manutenção da estrutura é de baixo custo, garantindo maior economia financeira;
  • versatilidade: a instalação pode ser feita em diferentes espaços, dentro da empresa ou em terrenos estrategicamente posicionados (como perto de rodovias e estradas), facilitando o transporte de mercadorias e recebimento de insumos;
  • flexibilidade: os galpões são adaptáveis, com layout especialmente idealizado para facilitar a reestruturação, permitindo ampliar ou reduzir de forma prática e rápida, conforme as necessidades do seu negócio;
  • agilidade: o prazo para a finalização da montagem de um galpão flexível é muito menor do que uma construção fixa de alvenaria, pois a instalação é feita de forma rápida e ágil, sem a necessidade de emissão de alvarás, garantindo economia de tempo e recursos.

Conheça tipos de armazenagem para demandas emergenciais

Confira as opções da Tópico:

Galpão de Lona

Tipos de armazenagem para demandas emergenciais: galpão de lona

O galpão de lona é fabricado com estrutura metálica galvanizada a fogo, acabamento em perfil de alumínio, e cobertura em lona vinílica, que proporciona impermeabilidade contra agentes externos, como chuvas e umidade. Essa configuração exime a necessidade de colunas internas, garantindo melhor aproveitamento de espaço.

Seus diferenciais são:

  • fechamento em lona com revestimento em verniz, com tratamento antimofo e anti-UV;
  • possibilidade de instalação de ventiladores eólicos, telas, portas e iluminação;
    Estrutura com fundação simplificada, colunas reforçadas e base articulável.

O galpão de lona pode ser estruturado com diferentes medidas, conforme a necessidade, e é uma das principais soluções utilizadas pelo agronegócio, varejo, atacado, engenharia, entre outros.

Galpão Metálico

Tipos de armazenagem para demandas emergenciais: galpão metálico

O galpão metálico, também chamado de “Galpão de Zinco”, possui estrutura metálica galvanizada a fogo, feita sob medida para um encaixe perfeito, revestimento em chapas de Aço Zincado, e perfil trapezoidal (coberturas e fechamentos laterais). Esse tipo de alicerce permite adaptação de inúmeros opcionais e acessórios para atender segmentos da indústria, logística, construção, entre muitas outras.

Seus diferenciais são:

  • maior conforto térmico e menor manutenção;
  • sistema exclusivo de captação e condução de águas pluviais;
  • conformidade com normas e requisitos de segurança.

O galpão metálico é um dos tipos de armazenagem que melhor representa o conceito de “versatilidade”, pois a estrutura modular permite fácil ampliação ou redução do tamanho, e pode ser transportada para outros locais de forma prática.

Tenda de lona

Tipos de armazenagem para demandas emergenciais: tenda de lona

A tenda de lona (‘tenda piramidal’ ou ‘tenda de lona pirâmide’), é fabricada com tubos de aço pintados que evitam a oxidação e suportam melhor a ação de agentes externos. O revestimento é feito em Lona PVC impermeável, com tratamento anti-UV e antimofo que promovem maior proteção. Além disso, possui cabos de aço para contravento que garantem mais resistência.

Conheça seus diferenciais:

  • montagem com suporte tubular com sistema de encaixe de fácil fixação;
  • vãos livres (sem colunas internas), que garantem otimização do espaço;
  • instalação rápida e prática, com baixo custo.

A tenda de lona atende uma grande variedade de demandas, desde a área de convivência para colaboradores, até o armazenamento de matéria-prima da indústria, agronegócio, automotivos, entre outros.

Galpão pré-moldado em estrutura metálica

Tipos de armazenagem para demandas emergenciais: galpão pré-moldado

O galpão pré-moldado possui estrutura metálica galvanizada e acabamento em perfil de alumínio, com durabilidade de até 40 anos! Além disso, pode contar com revestimento lonado ou metálico, garantindo versatilidade para o projeto.

Seus diferenciais são:

  • impermeabilidade contra agentes externos;
  • baixo custo de montagem e manutenção;
  • possibilita a instalação de ventiladores, telas, portas e iluminação.

O galpão pré-moldado também apresenta alta resistência, com colunas reforçadas e base articulável de grande durabilidade, e é um dos tipos de armazenamento de grande agilidade na instalação, sendo ideal para demandas emergenciais de diversos tipos de negócios e segmentos.

Onde encontrar tipos de armazenagem para demandas emergenciais?

A Tópico está presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Pará, atendendo 65% da demanda do mercado por galpões com infraestrutura flexível. A qualidade superior, confiabilidade e agilidade das soluções são os principais motores de sucesso, garantindo tecnologia de ponta para uma armazenagem eficiente de demandas emergenciais.

Se você quiser saber mais, acesse nossa página de contato em nosso site para escolher o projeto que melhor se encaixa em seu negócio!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Galpão de Materiais de Construção Civil: Entenda a Importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para Que Serve O Centro De Distribuição De…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

O Futuro da Logística Empresarial: Conheça as Vantagens do Barracão…

Confira os motivos pelos quais você pode optar por um barracão industrial. Esse modelo tem tudo para ser o futuro da logística empresarial!

Receba nossa newsletter