Home / O Que É Galpão Pré-moldado…

O Que É Galpão Pré-moldado E Quais As Vantagens?

A indústria brasileira respondeu, em 2021, por 22,2% do PIB do país. Muita coisa, não é? Esse setor tão importante também foi responsável por 71,8% das exportações de bens e serviços. Nesse sentido, ter um local adequado para armazenar esses produtos até que sejam despachados para seu destino final, como um galpão pré-moldado, pode ser uma ação estratégica nos negócios.

Se você está em dúvida em como essa estrutura difere de armazéns tradicionais e quer descobrir quais as vantagens de utilizá-la, leia o artigo!

O que é um galpão pré-moldado?

A armazenagem de produtos tem grande importância para indústrias de todos os tipos. Então, se seu negócio deseja optar por um galpão pré-moldado para alocar a produção ou o maquinário é melhor conhecer o que ele é, certo? 

De um jeito bem simples, esse tipo de estrutura é montada em uma estrutura metálica coberta por uma lona ou por chapas de zinco que, ao contrário de projetos de alvenaria, dispensa o uso de fundação ou alicerces. Além disso, ele não precisa de vigas de sustentação, o que permite manter o vão central livre para manobrar cargas, por exemplo.

Para que tudo fique no lugar são usados perfis metálicos que garantem resistência e firmeza ao galpão pré-moldado. 

Quais as vantagens de usar um galpão pré-moldado?

Tendo em mente o que é um galpão pré-moldado e também a simplicidade da sua estrutura, pode ser que você esteja se questionando se essa é ou não a melhor opção para a sua organização. 

Para que seja mais fácil avaliar isso, veja abaixo alguns benefícios de apostar nesse formato de espaço de armazenagem. 

1. Facilidade e flexibilidade na montagem

O galpão pré-moldado é classificado como uma estrutura de armazenagem flexível, que pode ser expandida ou diminuída sob demanda, e, por isso, possui uma montagem rápida. Mas o que isso significa para o seu empreendimento? 

Que ao invés de ficar esperando por mais de um ano para que seu novo espaço de armazenamento esteja disponível, você terá de aguardar de 45 a 60 dias para a instalação da estrutura. 

Além disso, por se tratar de um galpão flexível em caso de uma safra recorde ou mesmo um pedido especial é possível fazer alterações no layout do espaço com tranquilidade, já que esse processo também é desenvolvido com grande agilidade.  

2. Durabilidade

O galpão pré-moldado tem grande vida útil podendo durar mais de 40 anos. Mais um ponto que agrega significativamente ao custo benefício desse tipo de instalação.

3. Diversidade de aplicações

Não importa qual insumo ou maquinário você precise abrigar das intempéries, o galpão pré-moldado funciona muito bem para diversos tipos de negócios. Entre eles, as indústrias de: 

4. Manutenção facilitada

Se a manutenção é um ponto que preocupa você, gestor, fique tranquilo. Com o galpão pré-moldado elas são muito tranquilas, sem atrapalhar a operação diária.

Outro ponto é que, quando feitas de forma periódica, colaboram para a durabilidade da estrutura. Normalmente, as vistorias na estrutura buscam por possíveis danos na lona e pela avaliação estrutural e dos acessórios. 

5. Localização privilegiada

Sim, ao escolher por um galpão pré-moldado você ganha como benefício a escolha de uma localização estratégica. Em resumo, ao escolher onde irá instalar essa estrutura, você não precisa se preocupar com questões como o tipo de terreno. 

Além do mais, por ter dimensões que são customizáveis, ele dá mais oportunidades de construção próximo de sua sede. Com isso, você garante mais economia com transporte interno da sua organização. Tudo de bom, não é? 

6. Menor impacto ambiental

O galpão pré-moldado oferece menor impacto ambiental pois não gera resíduos ao longo de sua construção, como acontece com prédios de alvenaria. 

7. Retorno rápido do investimento

Esse tipo de estrutura garante um excelente custo benefício, por meio de um rápido retorno do investimento. Afinal, o galpão pré-moldado é construído mais rápido do que um prédio tradicional, fazendo com que rapidamente possam ser utilizados.

Além dessas, existem outras vantagens de investir na armazenagem flexível. E, o melhor é que ao contar com uma empresa parceira de alto nível, instalar essa estrutura se torna um processo muito mais fácil.

Assim, em pouco tempo sua operação já pode estar utilizando esse novo espaço de estoque, o que trará maior organização e eficiência interna. Se você tem esse objetivo, leia também como galpões lonados oferecem mais agilidade logística para a operação de indústrias e negócios para descobrir mais! 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Galpão de Materiais de Construção Civil: Entenda a Importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para Que Serve O Centro De Distribuição De…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

O Futuro da Logística Empresarial: Conheça as Vantagens do Barracão…

Confira os motivos pelos quais você pode optar por um barracão industrial. Esse modelo tem tudo para ser o futuro da logística empresarial!

Receba nossa newsletter