Home / Conheça 3 Vantagens Dos Galpões…

Conheça 3 Vantagens Dos Galpões Flexíveis Na Armazenagem De Fertilizantes

Realizar a armazenagem de fertilizantes da maneira correta é muito importante para o produtor rural. É necessário se atentar ao local para que o fertilizante não perca sua qualidade química e atinja todo seu potencial de uso. 

Por isso, o galpão flexível apresenta uma série de vantagens para o trabalhador do campo. Saiba mais sobre o assunto neste artigo. Boa leitura! 

Qual a forma correta de fazer armazenagem de fertilizantes?

Muitas propriedades fazem a armazenagem de fertilizantes sem planejamento, de maneira inadequada, sem o espaço necessário e sem cuidados com as condições ideais para garantir a qualidade e evitar acidentes. 

Essa prática é regulamentada pelo decreto nº 4954 de janeiro de 2004, que alterou a lei 6.894/1980. O decreto chama atenção para a importância de observar as instruções fornecidas pelo fabricante ou importador, além das condições de segurança apresentadas no rótulo e as regras estabelecidas para a armazenagem de produtos que ofereçam perigo. 

Por isso, o primeiro passo é ler todas as instruções com muita atenção, pois as condições de armazenamento poderão variar  de um produto para outro influenciando  diretamente na qualidade do insumo . Vale destacar que a armazenagem inadequada poderá provocar graves acidentes dependendo da substância química. Um  exemplo disso é o nitrato de amônia, que é amplamente utilizado na agricultura, mas quando mal armazenado pode  causar incêndios e explosões. 

Como evitar riscos na armazenagem de fertilizantes

É preciso fazer o manejo desse material com muito cuidado para que a armazenagem de fertilizantes não provoque riscos para todos os trabalhadores envolvidos. Vale seguir algumas orientações: 

  • não armazenar o produto ao sol;
  • guardar o produto em galpões totalmente fechados; 
  •  manter os galpões instalados sobre uma superfície nivelada e seca;
  • manter a ventilação do local para dissipar o calor e libera fumaça em caso de incêndio ou decomposição;
  • atenção à altura da pilha de fertilizante para que não haja desmoronamento; 
  • criar muros de contenção para armazenagem a granel, em alvenaria ou com bags;
  • faça a armazenagem de fertilizantes longe de materiais inflamáveis. 

Galpões flexíveis na armazenagem de fertilizantes

Conforme citado anteriormente, encontrar um local apropriado para a armazenagem de fertilizantes é fundamental para a segurança e prosperidade do processo. Nesta linha os galpões flexíveis são amplamente utilizados pelo setor oferecendo diversas vantagens ao produtor. Abaixo detalhamos os principais benefícios de contar com esta solução:

1. Agilidade

A construção de galpões flexíveis pode ser feita em até 47 dias, enquanto o de alvenaria pode ultrapassar um ano de preparo. 

Para isso, a construção passa pelas seguintes etapas: 

  1. estudo do solo onde o galpão será instalado;
  2. montagem de estrutura metálica; 
  3. instalação da lona e implementação de acessórios; 
  4. vistoria dos profissionais do corpo de bombeiros para liberação da armazenagem.

2. Economia

Construir um galpão de alvenaria custa entre R$130 e R$250 por metro quadrado. Enquanto isso, construir um galpão flexível pode economizar em média 45% do valor. 

Além disso, como esse tipo de estrutura não se trata de uma construção, ela está isenta do pagamento anual do IPTU. 

Outro ponto é em relação a estrutura necessária para cada período do ano. Com a locação de galpões flexíveis, é possível diminuir as despesas com armazenagem contratando apenas o necessário para cada momento.

No setor Agro isso pode ser um diferencial e o produtor rural pode realizar a locação de galpões para armazenagem de fertilizantes apenas quando necessário. 

3. Flexibilidade

Diferente dos galpões de alvenaria que uma vez construídos, demandam muito para que qualquer mudança substancial seja feita.

A estrutura dos galpões flexíveis permite diversas vantagens como:

  • mobilização rápida;
  • melhor aproveitamento dos espaços;
  • infraestrutura montável;
  • estrutura modular para aumento ou diminuição do espaço de armazenagem de fertilizantes; 
  • fundação simplificada. 

Agora você já entendeu a importância de estar atento na hora de fazer a armazenagem de fertilizantes e conhece as vantagens de apostar em galpões flexíveis, que tal ler um pouco mais sobre como aproveitar a capacidade de estruturas de armazenagem?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Entenda a diferença entre galpão e barracão pré-moldados

Leia o artigo para descobrir qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldados e conhecer as vantagens dessas estruturas flexíveis para armazenagem.

Galpão de materiais de construção civil: Entenda a importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para que serve o Centro de Distribuição em…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

Receba nossa newsletter