Home / Como Aproveitar a Capacidade de…

Como Aproveitar a Capacidade de Estruturas de Armazenagem?

As estruturas de armazenagem são fundamentais para situações de emergência ou para auxiliar no seu processo de produção normalmente. No entanto, para que tenha efetividade, é de extrema importância que você saiba aproveitar a capacidade do galpão e utilize todos os seus espaços úteis.

Para te ajudar, listamos algumas dicas de como aproveitar toda a estrutura e usufruir dessa solução de armazenagem da melhor maneira possível. Confira neste artigo!

3 dicas de como aproveitar a capacidade de estruturas de armazenagem

As estruturas de armazenagem, principalmente os galpões flexíveis, oferecem mais praticidade, agilidade e facilidade na entrega e estocagem de qualquer tipo de produto, sejam eles tecnológicos, alimentícios, entre outros. 

Mas, para que todos os processos ocorram adequadamente, é necessário que você utilize todos os espaços disponíveis da maneira correta, ou seja, otimizando o layout e favorecendo o transporte, circulação no galpão e a entrada e saída de mercadorias. 

Se você já possui o seu galpão industrial e não sabe como fazer isso, veja a seguir três dicas de como aproveitar a capacidade das estruturas de armazenagem. 

1. Mapeie os processos logísticos do seu galpão

O primeiro passo para aproveitar melhor os espaços do seu galpão é mapeando os processos logísticos realizados no dia a dia. Com isso, será possível entender as necessidades do seu empreendimento e  todas as tarefas realizadas dentro da estrutura. 

Entre os principais pontos a serem verificados estão:

  • como funciona a entrada e saída de mercadoria;
  • quais as movimentações realizadas dentro da infraestrutura que demanda mais espaço;
  • como é feito o recebimento de fornecedores;
  • etapas de produção dentro do galpão. 

2. Utilize a curva A/B/C

A curva A/B/C é utilizada para classificar os produtos com maior importância e aqueles com menos relevância naquele momento. Ou seja, o produto A é considerado o principal, o B são os medianos e o C são aqueles menos importantes. 

Para fazer essa classificação, é possível avaliar os produtos baseados em diferentes fatores, como:

  • rotatividade do produto;
  • produtos que saem com mais frequência;
  • os considerados sazonais;
  • aqueles com menos procura. 

Por meio dessa estratégia poderá organizar melhor os produtos, facilitando a movimentação e a visualização do estoque. 

3. Tenha o pé direito alto

Para aproveitar o máximo possível da capacidade das estruturas de armazenagem, é fundamental que o seu galpão tenha o pé direito alto. Ou seja, a distância entre o piso e o teto precisa ter um tamanho considerável. 

Além de proporcionar maior ventilação e visão da superfície, esse layout possibilita a estocagem vertical, sendo o empilhamento de produtos, para melhor aproveitamento do espaço.

Na Tópico, você encontra soluções de armazenagem que atendem às suas necessidades e expectativas, com o objetivo de tornar o seu processo produtivo mais eficiente e prático. 

Entre em contato com a Tópico e solicite agora mesmo o seu orçamento!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Blog

TÓPICO CONTRIBUI PARA FUTURO MAIS JUSTO, INCLUSIVO E SUSTENTÁVEL

Cada vez mais, a Tópico, líder em infraestrutura flexível para armazenagem,

Armazenagem flexível reduz custos de obras na construção civil

Apesar do ano atípico vivido pela economia global em 2020, a

Os desafios vencidos pelos times de logística e operação no…

Entregue no começo de 2020, este Projeto Delta desenvolvido para mineração

Receba nossa newsletter