O dinamismo e a competitividade do mercado desafiam as empresas de diversos segmentos. Ao que…
Como Aproveitar a Capacidade de Estruturas de Armazenagem?
As estruturas de armazenagem são fundamentais para situações de emergência ou para auxiliar no seu processo de produção normalmente. No entanto, para que tenha efetividade, é de extrema importância que você saiba aproveitar a capacidade do galpão e utilize todos os seus espaços úteis.
Para te ajudar, listamos algumas dicas de como aproveitar toda a estrutura e usufruir dessa solução de armazenagem da melhor maneira possível. Confira neste artigo!
3 dicas de como aproveitar a capacidade de estruturas de armazenagem
As estruturas de armazenagem, principalmente os galpões flexíveis, oferecem mais praticidade, agilidade e facilidade na entrega e estocagem de qualquer tipo de produto, sejam eles tecnológicos, alimentícios, entre outros.
Mas, para que todos os processos ocorram adequadamente, é necessário que você utilize todos os espaços disponíveis da maneira correta, ou seja, otimizando o layout e favorecendo o transporte, circulação no galpão e a entrada e saída de mercadorias.
Se você já possui o seu galpão industrial e não sabe como fazer isso, veja a seguir três dicas de como aproveitar a capacidade das estruturas de armazenagem.
1. Mapeie os processos logísticos do seu galpão
O primeiro passo para aproveitar melhor os espaços do seu galpão é mapeando os processos logísticos realizados no dia a dia. Com isso, será possível entender as necessidades do seu empreendimento e todas as tarefas realizadas dentro da estrutura.
Entre os principais pontos a serem verificados estão:
- como funciona a entrada e saída de mercadoria;
- quais as movimentações realizadas dentro da infraestrutura que demanda mais espaço;
- como é feito o recebimento de fornecedores;
- etapas de produção dentro do galpão.
2. Utilize a curva A/B/C
A curva A/B/C é utilizada para classificar os produtos com maior importância e aqueles com menos relevância naquele momento. Ou seja, o produto A é considerado o principal, o B são os medianos e o C são aqueles menos importantes.
Para fazer essa classificação, é possível avaliar os produtos baseados em diferentes fatores, como:
- rotatividade do produto;
- produtos que saem com mais frequência;
- os considerados sazonais;
- aqueles com menos procura.
Por meio dessa estratégia poderá organizar melhor os produtos, facilitando a movimentação e a visualização do estoque.
3. Tenha o pé direito alto
Para aproveitar o máximo possível da capacidade das estruturas de armazenagem, é fundamental que o seu galpão tenha o pé direito alto. Ou seja, a distância entre o piso e o teto precisa ter um tamanho considerável.
Além de proporcionar maior ventilação e visão da superfície, esse layout possibilita a estocagem vertical, sendo o empilhamento de produtos, para melhor aproveitamento do espaço.
Na Tópico, você encontra soluções de armazenagem que atendem às suas necessidades e expectativas, com o objetivo de tornar o seu processo produtivo mais eficiente e prático.
Entre em contato com a Tópico e solicite agora mesmo o seu orçamento!