Home / Por que o galpão flexível…

Por que o galpão flexível é a solução ideal para otimizar processos na sua empresa

Em um mundo globalizado dominado pelos avanços tecnológicos e com demandas cada vez mais exigentes dos consumidores por produtos e serviços que atendam suas especificidades de aplicação, as organizações devem se reinventar continuamente, inclusive nos processos. 

Neste artigo, vamos mostrar como a opção por galpões flexíveis é fundamental para otimizar os processos gerenciais, logísticos e de armazenagem e como podem auxiliar a sua empresa a ficar conectada ao que há de mais atual. 

Mas é sempre importante, antes de tudo, que você faça a seguinte pergunta: 

Fatores como sustentabilidade, conectividade e compartilhamento são elementos chave nos processos da minha empresa, em um cenário onde os recursos são finitos e, por vezes, escassos? 

Para ajudar você a sua empresa a responder a pergunta, mostraremos como o processo de implantação de Galpões Flexíveis utiliza os sistemas Lean and Green e os impactos disso no uso racional de recursos. É uma forma de modernizar os processos da sua empresa, unindo sustentabilidade e otimização de recursos. 

Antes, um pouco de definição:

  • Criado pela fabricante automotiva japonesa Toyota, o sistema Lean possui como um dos principais objetivos a identificação e a eliminação de desperdícios nos diversos processos da sua empresa
  • O Green define os desperdícios em: gases de efeito estufa, eutrofização, uso excessivo de recursos, uso excessivo de energia, poluição, lixo, uso excessivo de água e falta de saúde e segurança.

Neste sentido, o sistema Lean and Green representa uma alternativa que busca convergir benefícios ambientais e econômicos.

Combinadas, as estratégias podem auxiliar na redução de riscos e de custos, aumentando a receita, a melhoria da imagem da organização e na obtenção de vantagem competitiva, pois promovem benefícios mútuos e recíprocos. 

O segmento de galpões flexíveis é um exemplo disso, pois apresenta características do sistema Lean e Green em sua cadeia. 

COMO OS GALPÕES FLEXÍVEIS APERFEIÇOAM OS PROCESSOS DA SUA EMPRESA

O galpão, também conhecido como galpão modular, é uma infraestrutura flexível que pode ficar 100% pronta em apenas duas semanas, ou seja, é uma opção ágil, bastante prática e de muita flexibilidade. 

  • Você monta, desmonta, aumenta ou reduz o galpão para atender a armazenagem da sua produção, máquinas e peças quantas vezes precisar. 

As facilidades de montagem e desmontagem de estruturas deste tipo representam características específicas do compartilhamento na utilização de recursos uma vez que o modelo de negócios permite que um mesmo produto possa atender várias configurações e especificidades de diversos clientes durante seu ciclo de vida. 

  • Este potencial reflete, também, o debate envolvendo competitividade: a emergência de modelos competitivos baseados na sustentabilidade ambiental.

Ao investir em galpões flexíveis, economiza-se, por exemplo:

  • No uso de água
  • Eletricidade
  • Uso de equipamentos
  • Terraplanagem

Além de se adaptar a qualquer tipo de piso, são obras limpas, não gerando entulho e a necessidade de descarte. Do ponto de vista de investimento, inovações sustentáveis a partir da inserção de padrões ambientais, podem proporcionar reduções de custos, otimização na utilização de recursos e da cadeia e aumento no valor agregado do produto.

Com isso, portanto, os galpões flexíveis apresentam as melhores soluções para desperdícios apontados pelo sistema Lean and Green, tais como:

  • Excesso de produção
  • Espera
  • Retrabalhos
  • Uso excessivo de recursos
  • Uso excessivo de energia
  • Uso excessivo de água
  • Produção de detritos

Na sequência, vamos mostrar outras funcionalidades que fazem dos galpões flexíveis as melhores soluções para sua empresa. 

QUAIS SÃO AS OUTRAS FUNCIONALIDADES DOS GALPÕES FLEXÍVEIS

Além de estar adaptado aos sistemas Lean and Green, os galpões flexíveis apresentam outros benefícios se comparados com outras soluções concorrentes como o galpão em alvenaria e a armazenagem externa terceirizada. 

Os galpões flexíveis são compostos de estrutura metálica e lona tensionada (há também soluções revestidas de zinco) e permitem que se escolha o layout de acordo com a necessidade de armazenagem da sua empresa. 

Compare, por exemplo, o que acontece quando:

1. Constrói armazém em alvenaria para armazenagem

  • Uma construção de alvenaria com mil m² gasta, em média, para ficar pronta, cerca de quatro meses, levando em conta procedimentos como aprovações, licenças e inspeções;
  • A alvenaria é complexa e demanda altos investimentos e custos de manutenção;
  • os gastos com alvenaria são classificados como Capex (Capital Expenditure), ou seja, custo fixo.

2.Alugar galpão flexível para armazenagem

  • Um galpão pré-moldado para alugar com mil m² gasta é montado em, no máximo, dez dias para armazenar sua produção alimentícia com rapidez e segurança; 
  • Um galpão pré-moldado permite que se altere o layout de acordo com a necessidade, por conta de sua modularidade, evitando que a empresa fique com o ativo ocioso;
  • O galpão pré-moldado de lona tensionada ou zinco é considerado como Opex (Operational Expenditure), uma despesa mensal;
  • A lona tensionada e o revestimento de zinco utilizados na infraestrutura flexível do galpão pré-moldado garantem melhor conforto térmico, menor concentração e condensação de gases tóxicos e permite a realização da estocagem da produção alimentícia no modelo FIFO (first in/first out);
  • O galpão pré-moldado é coberto por uma membrana (lona) antichamas com durabilidade de até 40 anos;
  • Alugar um galpão pré-moldado de lona tensionada ou zinco é sinônimo de economia no uso de água, eletricidade, equipamentos e terraplanagem;
  • As soluções de galpão pré-moldado de lona tensionada ou zinco se adaptam a qualquer tipo de piso e são obras limpas, não gerando entulho e a necessidade de descarte.

QUAL A MAIOR E MELHOR OPÇÃO PARA LOCAÇÃO DE GALPÕES PRÉ-MOLDADOS?

No Brasil, quem lidera o segmento é a Tópico. Com mais de 40 anos de atuação, a empresa especializada em infraestruturas flexíveis é responsável por 65% do market share (participação no mercado) do setor de galpão flexível de lona tensionada ou revestimento de zinco para cobertura e armazenagem.

A Tópico tem mais de 2,5 milhões de m² instalados e contabiliza mais de 800 empresas em carteira dos mais diversos setores, como agronegócio, empresas de logística, infraestrutura e serviços em geral.

Conta também com fábrica própria e centros de distribuição localizados em Embu das Artes, São Paulo, a Tópico também possui filiais estratégicas pelo País: em São Paulo (capital), Contagem (MG), Simões Filho (BA) e Parauapebas (PA). 

QUAL A SOLUÇÃO IDEAL DE GALPÃO PRÉ-MOLDADO?

Inovadora, a Tópico disponibiliza ao agronegócio da cana-de-açúcar um aplicativo no Google Play e na Apple Store que te permite, de forma rápida e assertiva, entender qual a solução do catálogo Tópico perfeita para a sua necessidade. O aplicativo também traz conteúdos sobre armazenagem, o show room dos galpões e projetos executados pela empresa e permite a abertura de chamado técnico para manutenção.

Quer saber mais sobre as soluções de galpão pré-moldado da Tópico? Entre em contato ou ligue 0800 120 1200 e faça um orçamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Galpão de materiais de construção civil: Entenda a importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para que serve o Centro de Distribuição em…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

O Futuro da logística empresarial: Conheça as vantagens do barracão…

Confira os motivos pelos quais você pode optar por um barracão industrial. Esse modelo tem tudo para ser o futuro da logística empresarial!

Receba nossa newsletter