Você sabia que existem dicas para melhorar a sua armazenagem de bebidas? Saiba mais neste…
O Que É Almoxarifado E Dicas Para Organizar
Você sabe o que é almoxarifado? Essa área é fundamental dentro de qualquer empresa, por ser responsável pelo armazenamento, organização e controle de materiais, equipamentos, insumos e produtos acabados.
Gerir esse espaço corretamente é de extrema importância para um negócio, pois quando desorganizado ele gera prejuízos financeiros e operacionais. Em comparação, quando feito um gerenciamento eficiente são percebidos aumentos na produtividade e redução de gastos com materiais.
Continue lendo o artigo para saber o que é almoxarifado e ver algumas dicas de como deixá-lo organizado!
O que é almoxarifado?
Você sabe de verdade o que é almoxarifado? Certamente você já deve ter ouvido esse termo por aí, mas pode ser que ainda reste uma dúvida.
De forma bem simples, é possível dizer que ele é o local onde são armazenados os insumos e os produtos enviados. Esse setor é muito importante para a operação logística de qualquer indústria ou empresa, uma vez que ajuda no funcionamento diário de uma operação:
- evitando que materiais sejam extraviados;
- acompanhando o descarregamento de mercadorias para evitar que sejam danificados;
- verificando os prazos de vencimento de artigos;
- controlando a qualidade de armazenagem;
- acompanhando as entradas e saídas.
Agora você não vai mais ficar se perguntando “o que é almoxarifado”, não é mesmo?
4 dicas para organizar almoxarifado
Depois de entender o que é almoxarifado e sua importância para o dia a dia de um negócio, você certamente quer saber como organizá-lo de forma mais eficiente, não é mesmo?
Afinal, com algumas ações simples é possível evitar problemas como a falta de matéria-prima, equipamentos de proteção individual, materiais de escritório e outros itens que podem prejudicar o funcionamento da linha de produção. Veja algumas dicas para organizar almoxarifado, a seguir:
1 – Tenha um tipo de armazenagem definido
A primeira orientação para garantir que esse espaço do seu empreendimento esteja em ordem é definir uma técnica de armazenagem para alocar os insumos. Dessa maneira você saberá exatamente como estarão dispostos os itens adquiridos e terá maior controle sobre a saída deles, por exemplo.
Você pode apostar em métodos como:
- first in, first out (FIFO), em que o artigo que entra primeiro sai primeiro;
- first expire, first out (FEFO), no qual o que tem prazo de validade menor é o primeiro a ser utilizado;
- endereçamento, em que são usadas coordenadas como nome de ruas e número para encontrar os produtos;
- entre outros.
2 – Tenha sempre um inventário atualizado
A segunda dica é ter sempre o inventário do seu almoxarifado atualizado. Por isso, faça levantamentos periódicos para saber as quantidades disponíveis, assim como seus respectivos prazos de validade.
Isso ajuda a dar uma visão geral do que está estocado e garante que não ocorra compra excessiva de materiais nem o esgotamento de algum insumo.
Por isso, lembre-se de fazer os lançamentos e anotações com cuidado para evitar que existam erros. Com um acompanhamento bem feito, o processo fica mais azeitado e a realização de inventários pode ser mais espaçada.
3 – Automatize o almoxarifado
Sabendo o que é almoxarifado, fica clara a necessidade de investir em tecnologia nesse espaço. Isso porque por ser uma peça fundamental em qualquer indústria ou empresa, não existe tolerância para erros.
A partir da automatização do setor, por meio de um sistema operacional, fica muito mais fácil medir a entrada e a saída de insumos.
Outra grande vantagem é que a partir dessa ação toda a organização ganha, pois a rotina de trabalho se torna mais eficaz e otimizada, já que o cadastro e conferência dos itens é muito mais ágil.
4 – Tenha um espaço adequado
A quarta e a última dica fala sobre o espaço físico em que o almoxarifado será fixado.
O ponto principal é que esse ambiente deverá ser amplo o bastante para acomodar todos os itens indicados para ele. Caso o local seja muito pequeno para a quantidade de materiais, a organização ficará comprometida.
Nesse sentido, os galpões lonados são uma boa solução, por poderem ser expandidos ou diminuídos sob demanda, facilitando o planejamento do almoxarifado. Eles também podem ser customizados para oferecer as condições corretas de armazenagem, o que garante a proteção das matérias-primas e produtos.
Lembre-se de avaliar, também:
- os acessórios de iluminação e ventilação;
- a facilidade de manutenção do prédio;
- e se existe alguma proteção contra a entrada de aves e roedores.
Gostou de saber o que é almoxarifado e se interessou pelo modelo de estrutura lonada? Quer saber mais sobre ela? Então, confira quais as vantagens de utilização de armazenagem flexível no seu negócio!