Home / O Que É Almoxarifado E…

O Que É Almoxarifado E Dicas Para Organizar

Você sabe o que é almoxarifado? Essa área é fundamental dentro de qualquer empresa, por ser responsável pelo armazenamento, organização e controle de materiais, equipamentos, insumos e produtos acabados.

Gerir esse espaço corretamente é de extrema importância para um negócio, pois quando desorganizado ele gera prejuízos financeiros e operacionais. Em comparação, quando feito um gerenciamento eficiente são percebidos aumentos na produtividade e redução de gastos com materiais.

Continue lendo o artigo para saber o que é almoxarifado e ver algumas dicas de como deixá-lo organizado!

O que é almoxarifado?

Você sabe de verdade o que é almoxarifado? Certamente você já deve ter ouvido esse termo por aí, mas pode ser que ainda reste uma dúvida. 

De forma bem simples, é possível dizer que ele é o local onde são armazenados os insumos e os produtos enviados. Esse setor é muito importante para a operação logística de qualquer indústria ou empresa, uma vez que ajuda no funcionamento diário de uma operação: 

  • evitando que materiais sejam extraviados;
  • acompanhando o descarregamento de mercadorias para evitar que sejam danificados; 
  • verificando os prazos de vencimento de artigos; 
  • controlando a qualidade de armazenagem; 
  • acompanhando as entradas e saídas. 

Agora você não vai mais ficar se perguntando “o que é almoxarifado”, não é mesmo?

4 dicas para organizar almoxarifado

Depois de entender o que é almoxarifado e sua importância para o dia a dia de um negócio, você certamente quer saber como organizá-lo de forma mais eficiente, não é mesmo? 

Afinal, com algumas ações simples é possível evitar problemas como a falta de matéria-prima, equipamentos de proteção individual, materiais de escritório e outros itens que podem prejudicar o funcionamento da linha de produção. Veja algumas dicas para organizar almoxarifado, a seguir:

1 – Tenha um tipo de armazenagem definido

A primeira orientação para garantir que esse espaço do seu empreendimento esteja em ordem é definir uma técnica de armazenagem para alocar os insumos. Dessa maneira você saberá exatamente como estarão dispostos os itens adquiridos e terá maior controle sobre a saída deles, por exemplo.

Você pode apostar em métodos como: 

  • first in, first out (FIFO), em que o artigo que entra primeiro sai primeiro;
  • first expire, first out (FEFO), no qual o que tem prazo de validade menor é o primeiro a ser utilizado;
  • endereçamento, em que são usadas coordenadas como nome de ruas e número para encontrar os produtos;
  • entre outros.

2 – Tenha sempre um inventário atualizado

A segunda dica é ter sempre o inventário do seu almoxarifado atualizado. Por isso, faça levantamentos periódicos para saber as quantidades disponíveis, assim como seus respectivos prazos de validade. 

Isso ajuda a dar uma visão geral do que está estocado e garante que não ocorra compra excessiva de materiais nem o esgotamento de algum insumo. 

Por isso, lembre-se de fazer os lançamentos e anotações com cuidado para evitar que existam erros. Com um acompanhamento bem feito, o processo fica mais azeitado e a realização de inventários pode ser mais espaçada. 

3 –  Automatize o almoxarifado

Sabendo o que é almoxarifado, fica clara a necessidade de investir em tecnologia nesse espaço. Isso porque por ser uma peça fundamental em qualquer indústria ou empresa, não existe tolerância para erros. 

A partir da automatização do setor, por meio de um sistema operacional, fica muito mais fácil medir a entrada e a saída de insumos.

Outra grande vantagem é que a partir dessa ação toda a organização ganha, pois a rotina de trabalho se torna mais eficaz e otimizada, já que o cadastro e conferência dos itens é muito mais ágil.

4 – Tenha um espaço adequado

A quarta e a última dica fala sobre o espaço físico em que o almoxarifado será fixado.

O ponto principal é que esse ambiente deverá ser amplo o bastante para acomodar todos os itens indicados para ele. Caso o local seja muito pequeno para a quantidade de materiais, a organização ficará comprometida.

Nesse sentido, os galpões lonados são uma boa solução, por poderem ser expandidos ou diminuídos sob demanda, facilitando o planejamento do almoxarifado. Eles também podem ser customizados para oferecer as condições corretas de armazenagem, o que garante a proteção das matérias-primas e produtos.

Lembre-se de avaliar, também: 

  • os acessórios de iluminação e ventilação;
  • a facilidade de manutenção do prédio; 
  • e se existe alguma proteção contra a entrada de aves e roedores. 

Gostou de saber o que é almoxarifado e se interessou pelo modelo de estrutura lonada? Quer saber mais sobre ela? Então, confira quais as vantagens de utilização de armazenagem flexível no seu negócio!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Galpão de Materiais de Construção Civil: Entenda a Importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para Que Serve O Centro De Distribuição De…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

O Futuro da Logística Empresarial: Conheça as Vantagens do Barracão…

Confira os motivos pelos quais você pode optar por um barracão industrial. Esse modelo tem tudo para ser o futuro da logística empresarial!

Receba nossa newsletter