Home / O Que É Operação Logística…

O Que É Operação Logística E Como A Armazenagem Flexível Pode Te Ajudar?

Uma operação logística envolve uma série de processos que são capazes de transformar a dinâmica da sua empresa, focando em organização e aprimoramento de resultados. 

Por meio dela, é pensada as rotinas de forma integrada e padronizada, possibilitando que o gestor identifique pontos de economia e redução de desperdícios. 

Mas como utilizar esse conceito de forma assertiva e conseguir se beneficiar de todas as vantagens que ele oferece? Neste artigo você vai ler sobre: 

  • o que é operação logística e como funcionam?
  • boas práticas de operações logística que você pode considerar;
  • como a armazenagem flexível pode ajudar na operação logística?

O que é operação logística e como funcionam?  

A operação logística se refere ao processo de movimentação de produtos, desde o fabricante até o consumidor final. 

Esse conceito é parte crucial numa cadeia de suprimentos e se trata de uma operação longa e rica em processos, pois se refere a toda atividade desempenhada pela empresa.

Esse procedimento funciona com o planejamento, implantação e controle do fluxo físico na cadeia de suprimentos, de forma eficiente. 

É possível  que seja controlada internamente ou por operadores logísticos terceirizados. Além disso, para colocar em prática é importante considerar quatro pilares e cada um deles necessita de mão de obra qualificada, infraestrutura e tecnologia para que a empresa possa ser mais competitiva e estar alinhada às tendências de mercado. 

Saiba mais sobre eles: 

1. Abastecimento

Etapa voltada à gestão de compras de matéria-prima e componentes, ela tem início no pedido ao fornecedor e se estende até as práticas de transporte, armazenagem e distribuição, por isso é imprescindível que seja considerada em conjunto com as outras etapas. 

2. Armazenagem

A armazenagem tem grande importância no processo e trata-se da entrada, saída e guarda de insumos e mercadorias. Essa etapa envolve cuidado especial quanto às avarias de produtos. 

3. Transporte e distribuição

Foco na gestão de veículos e motoristas, passando pelas escaladas até o cumprimento de regras como a Lei do Motorista. 

É importante ter um bom planejamento com melhores rotas e otimização de percursos. Os veículos nunca podem rodar sem mercadorias ou passar por rotas mais longas do que seria necessário, por exemplo. 

4. Controle de estoque

Nesta etapa o acompanhamento do uso e reposição de mercadorias deve ser o foco do operador logístico. Além disso, é importante considerar a reposição de tudo que for necessário para operação, como manutenção dos veículos, óleos para motores e pneus. 

Boas práticas para operação logística que você pode considerar

Existem algumas boa práticas para tornar a operação logística mais eficiente: 

1. Organize o estoque

A organização de estoque garante bons índices de produtividade e reduz desperdícios, avarias e perdas, equilibrando os custos operacionais. 

Essa etapa inclui: 

  • armazenagem;
  • sinalização do espaço físico;
  • identificação correta dos produtos;
  • realização de inventários.

Esse passo dado com qualidade favorece a previsão de demanda, antecipando momentos do mercado.

2. Padronize os processos

Ter processos bem definidos, mapeando ações e estabelecendo métodos para que o fluxo logístico faça sentido é muito importante. Isso elimina gargalos produtivos e ajuda no desenvolvimento das atividades. 

3. Busque melhorias

Buscar melhoria contínua é um método que busca encontrar falhas e soluções para eliminá-las e minimizar os seus impactos. Assim é sempre possível otimizar a execução de atividades e obter benefícios como:

  • redução de desperdícios;
  • redução de custo;
  • aumento da produtividade;
  • maior agilidade nas produções;
  • mais qualidade no produto final. 

Como os  Galpões Flexíveis podem ajudar na operação logística

Ter um espaço físico adequado é muito importante para os processos de armazenagem e estocagem dentro da operação logística. 

Existem duas possibilidades, os armazéns de alvenaria em que a sua empresa é dona do espaço e detém toda a responsabilidade pelo local, pagamento de impostos, reformas e construções, por exemplo. Já os galpões flexíveis, tem se mostrado como o futuro da armazenagem por diferentes motivos. Veja a seguir:

1. Flexibilidade

Com o aluguel desse tipo de solução é possível ganhar flexibilidade, sendo possível aumentar ou diminuir o espaço contratado a partir da demanda necessária para cada época do ano.

2. Economia

Um armazém de alvenaria pode custar entre R$ 130,00 e R$ 250,00 por metro quadrado, enquanto o galpão flexível representa cerca de 45% de economia. Por não ser uma construção tradicional, ela não necessita passar por trâmites burocráticos e também está isenta de impostos como o IPTU. 

3. Localização estratégica

Os galpões podem ser distribuídos estrategicamente formando uma rede logística e dividindo o seu estoque em diferentes espaços, fazendo com que as entregas sejam mais rápidas e baratas, aumentando a satisfação do consumidor final.

Além desses pontos, os galpões flexíveis contam com uma montagem ágil e espaço adequado para otimizar os processos logísticos. Esse tipo de produto é oferecido pela Tópico, empresa líder no segmento e com atuação em toda extensão do país. 

A empresa oferece cinco soluções em galpões, cada um com sua característica específica para melhor atender às suas necessidades. Conheça cada uma das soluções e faça já o seu orçamento! 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Blog

O impacto da tecnologia sobre a qualidade das soldas

A soldagem é a forma mais importante de união permanente de

Os desafios vencidos pelo time comercial no maior Projeto Delta…

Entregue no primeiro semestre de 2020, este Projeto Delta desenvolvido para

Política da Qualidade Tópico

A TÓPICOfornece produtos e serviços ao mercado de armazenagem e coberturas

Receba nossa newsletter