Home / Armazenagem Para Mineração: Saiba Como…

Armazenagem Para Mineração: Saiba Como Dar Mais Eficiência À Logística Com Galpão Flexível

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o setor registrou crescimento de 62% no faturamento em 2021, chegando a marca de R$ 339 bilhões. Com projeção de manutenção do bom desempenho para os próximos anos, é certo que a armazenagem para mineração se torna um ponto de atenção para os gestores.

Afinal, a necessidade de infraestruturas que consigam estocar a produção com qualidade, prontas para atender um aumento repentino de demanda, está cada vez mais presente. Assim como a busca por fornecedores que ofereçam soluções prolongadas.

Veja, neste artigo, como os galpões flexíveis ajudam a dar mais eficiência à logística do seu empreendimento. 

Como a armazenagem para mineração pode ser mais eficiente usando galpões flexíveis?

As estruturas de armazenagem flexível são ideais para segmentos que estão em expansão, como é o caso do minerador. Com a utilização desse tipo de edificação, é possível ampliar o espaço do seu galpão com rapidez e agilidade, sem impactar no bom desempenho do negócio, por exemplo.

Isso é fundamental na armazenagem para mineração, em especial porque a eficiência logística é imprescindível para o bom funcionamento de organizações que precisam escoar a produção em períodos pré-estabelecidos. 

Além disso, os galpões flexíveis permitem o controle da umidade dos minérios oriundos das indústrias de cimento, siderurgia e fertilizantes, beneficiando o processo produtivo dessas matérias-primas. Afinal, ele garante a preservação das características dos produtos estocados. 

Essa estrutura também é muito utilizada para a armazenagem de equipamentos e subprodutos (insumos) para a extração/produção do minério. Com isso em mente, veja como é possível melhorar esse processo a partir da utilização de galpões flexíveis: 

Menor tempo na montagem

A infraestrutura flexível, quando comparada a um galpão de alvenaria, tem um tempo de montagem muito mais rápido. E esse é o primeiro ponto que garante eficiência na armazenagem para mineração.

Com um galpão flexível, a instalação pode ser encerrada em até 60 dias e a burocracia para tirá-la do papel é significativamente menor. Na Tópico, empresa que é líder no segmento de armazenagem adaptável, por exemplo, essa é a duração média de montagem.

Posicionamento estratégico

Você concorda que a localização do seu galpão industrial impacta diretamente em todos os processos relacionados à operação logística da armazenagem para mineração? 

Assim, se a estrutura que estoca o minério estiver há vários quilômetros de distância de onde ele é extraído, o negócio precisará gastar mais com combustível e com o desgaste dos caminhões. Sem contar com a ocorrência de pequenos atrasos na operação de movimentação. 

Nesse sentido, os galpões flexíveis são interessantes pois podem ser instalados em praticamente todo o terreno. Assim, basta posicionar essa estrutura em um local estratégico e se beneficiar dessas vantagens. 

Flexibilidade e qualidade na armazenagem para mineração

A possibilidade de aumentar ou mesmo diminuir o tamanho do galpão flexível conforme a demanda traz muito mais eficiência à logística do seu negócio.

Isso porque você não precisará perder tempo “quebrando a cabeça” pensando onde estocar insumos e matéria-prima, ou mesmo ter uma estrutura onerosa se deteriorando em período fora de sazonalidade, por exemplo.

Além disso, os galpões lonados ou de zinco da Tópico,, ajudam a fazer uma armazenagem de qualidade pois oferecem: 

  • conforto térmico;
  • menor concentração e condensação de gases tóxicos;
  • maior facilidade para manutenção;
  • entre outros benefícios.

Custo-benefício no investimento

Além dos pontos já destacados, na armazenagem para mineração, os galpões flexíveis oferecem ainda mais eficiência para a logística pois permitem uma utilização de recursos financeiros de maneira inteligente. 

Ao investir na utilização desse tipo de infraestrutura, o gestor estará garantindo ganhos em custo benefício, pois eles oferecem economia desde o momento da obra: 

  • no consumo de água e energia elétrica; 
  • na utilização de equipamentos e na terraplanagem;
  • e na baixa geração de resíduos.

E, após prontos, garantem otimização no seu dia a dia, podendo ser ajustados conforme a necessidade e, em caso de manutenção, é mais rápido e fácil. Fora isso, eles possuem vida útil prolongada, que pode ultrapassar 50 anos. 

Alta qualidade, resistência, segurança e durabilidade é o que a infraestrutura flexível de uma empresa como a Tópico entrega para o seu empreendimento. 

Por isso, depois de verificar como a armazenagem para mineração pode ter uma operação mais eficiente utilizando galpões flexíveis, não deixe de conhecer mais das soluções da Tópico para o seu negócio!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

ESG: o que é e qual seu impacto na logística…

Confira mais detalhes sobre o que é ESG, sigla para Ambiental, Social e Governança (em português), e entenda sua importância nos setores da logística e armazenagem.

Entenda a diferença entre galpão e barracão pré-moldados

Leia o artigo para descobrir qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldados e conhecer as vantagens dessas estruturas flexíveis para armazenagem.

Galpão de materiais de construção civil: Entenda a importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Receba nossa newsletter