Home / Reciclagem De Lona: Conheça A…

Reciclagem De Lona: Conheça A Prática ESG Da Tópico

A mata atlântica, presente em 17 estados brasileiros, é uma das áreas mais ricas do mundo em biodiversidade. Os ecossistemas que se encontram na floresta geram equilíbrio climático, abastecimento de água, matéria-prima para medicamentos, dentre inúmeros outros benefícios para a população brasileira. Porém, restam apenas 12,4% da floresta original.

A Tópico, atenta às alternativas de cuidados e preservação da mata atlântica, criou a Iniciativa Floresta Tópico.

Cada contrato firmado com seus parceiros de negócios representa a plantação de uma nova árvore nativa da mata atlântica. As mudas são fornecidas em nome dos clientes à ONG Iniciativa Verde.

Esta contribuição com o meio ambiente faz parte do comprometimento da Tópico com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance), fundamental para o propósito da empresa de participar ativamente do desenvolvimento sustentável da sociedade.

Entre outras ações de sustentabilidade ministradas pela Tópico, estão a reciclagem de lona, que tem o objetivo de reduzir a emissão de CO2 e a utilização de derivados de plástico.

Continue acompanhando o texto para saber como essa ideia pode promover um impacto positivo no meio ambiente. Mas, antes disso, entenda o que é ESG e sua relevância para a sociedade.

O que é ESG?

ESG — Ambiental, Social e Governança, em português — é um conjunto de boas práticas que tem por objetivo identificar empresas que se comprometem com o bem-estar da sociedade, do meio ambiente e também da sua própria governança.

Dessa forma, as companhias que aderem aos critérios ESG geram credibilidade junto aos investidores e consumidores, que têm preferência por empresas que se preocupam com um futuro sustentável.

Os três pilares ESG

O ESG é composto por três critérios que analisam se as atividades de uma empresa vão além dos lucros. São eles:

  • Ambiental: são todas as ações que envolvem recursos naturais: a empresa tem necessidade de aplicar uma política de desmatamento? Há normas para reciclagem? No caso da Tópico, a reciclagem de lona está integrada ao pilar ambiental;
  • Social: são as relações da empresa com as pessoas: como são tratados os colaboradores? A Tópico está em conformidade com este pilar por meio da implementação do Programa Ser Tópico, que promove a valorização do colaborador e seu engajamento na cultura da organização;
  • Governança: este pilar analisa a transparência contábil e financeira da empresa, por meio da da prestação de contas diante dos diversos públicos. O Relatório de Sustentabilidade mais recente emitido pela Tópico apresenta dados de geração de receita líquida da empresa, bem como seu desempenho econômico.

ESG: como tudo começou

Em 2004, o então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, lançou uma provocação a 50 CEOs de renomadas instituições financeiras: “Como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais?”.

A pergunta deu origem à publicação “Who Cares Wins”, do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial. Lá, via-se, pela primeira vez, a denominação Environmental, Social and Governance — ESG.

A importância da reciclagem de lona

A reciclagem de lona diminui o impacto ambiental causado pela fabricação do material. Se as empresas reutilizarem suas lonas ao invés de fabricar novas, os derivados plásticos são reduzidos em 66%, e a emissão de CO2 cai em 74%.

Isso representa o monitoramento sustentável dos elementos que podem causar danos ao meio ambiente.

A Tópico criou o PLIM — Programa Lona de Impacto Menor — que tem o objetivo de conscientizar seus clientes sobre a importância de se reutilizar as lonas.

Assim, a empresa busca adequar suas operações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) difundidos pela ONU, aprimorando seus projetos.

O PLIM e outras ações de preservação de recursos naturais fazem parte do processo de economia circular, que a Tópico aplica em todos os seus produtos.

Reciclagem de lona na Tópico

Ações de reciclagem, dentre outras iniciativas sustentáveis da Tópico, estão descritas no Relatório de Sustentabilidade.

O documento destaca a confecção dos galpões flexíveis de lona de aço, criados para o armazenamento e cobertura de diversos tipos de produtos dos setores de agronegócio, transporte e logística, construção, dentre muitos outros.

PVC, aço e alumínio são as matérias-primas das coberturas, que são fabricadas nas próprias instalações da Tópico. Dessa forma, evita-se a geração de resíduos ao final de cada obra.

Caso haja eventuais detritos oriundos de processos de fabricação ou de degradação de elementos, a Tópico envia os materiais para empresas de reciclagem.

Por ano, são reutilizados 32.200 kg de lona, o que reafirma o compromisso da empresa em apresentar soluções sustentáveis.

Todos os dados estão disponibilizados no Relatório de Sustentabilidade, que apresenta também informações relativas ao nível de engajamento dos colaboradores e o sucesso da Plataforma de Educação Edupass, criada para o desenvolvimento dos profissionais.

Participar do desenvolvimento sustentável dos clientes e da sociedade é a missão da Tópico, que reativa seu compromisso em gerar impactos positivos ao meio ambiente a cada negócio fechado.

Aproveite para conhecer os galpões de lona da Tópico, que fornecem cobertura impermeável que protege contra chuvas, umidade e outros agentes externos, além de serem sustentáveis. Agende uma conversa com um de nossos especialistas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Galpão de Materiais de Construção Civil: Entenda a Importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para Que Serve O Centro De Distribuição De…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

O Futuro da Logística Empresarial: Conheça as Vantagens do Barracão…

Confira os motivos pelos quais você pode optar por um barracão industrial. Esse modelo tem tudo para ser o futuro da logística empresarial!

Receba nossa newsletter