Home / Veja Como Armazenar Grãos De…

Veja Como Armazenar Grãos De Café Corretamente

Saber como armazenar grãos de café é uma preocupação para os milhares de produtores brasileiros. Afinal, o preço desse produto depende de muitos fatores, que podem ser impactados negativamente se a qualidade de estocagem não for adequada. 

Por isso, neste artigo, serão compartilhadas algumas dicas de como garantir que esse processo seja o mais correto possível. Acompanhe!

Como armazenar grãos de café corretamente?

Conforme um levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área destinada à cafeicultura no Brasil em 2022 é de 2,24 milhões de hectares. Ou seja, são milhões de toneladas colhidas país afora. 

Com todo esse volume, escolher uma boa forma de armazenagem é imprescindível para garantir bons resultados econômicos, já que um estoque de má qualidade pode significar perda no valor da produção. 

Com isso em mente, veja dicas de como armazenar grãos de café corretamente:

1. Esteja atento a temperatura e umidade do ambiente

Entre as especificações para boa armazenagem do café está o cuidado com a temperatura e a umidade do ambiente. Isso porque, essas condições garantem que os grãos mantenham suas características de aroma e sabor, o que é significativo para o produtor.

Dessa maneira, os espaços de estoque devem ter temperatura de até 20ºC e a umidade do ar deve ficar em até 65%. Vale ter em mente que as sacas devem ser colocadas sobre pallets ou estrados de madeira para evitar o contato com o solo. Até que é simples cuidar desses pontos que são importantes na hora de avaliar como armazenar grãos de café, certo?

2. Certifique-se que haverá ventilação

Se você está analisando como armazenar grãos de café da forma correta, precisa investir na ventilação do espaço onde serão colocadas as big-bags. Afinal, isso colabora para que a temperatura e umidade do ambiente se mantenham em níveis adequados. 

Isso garante uma melhor circulação de ar sobre a sacaria, fazendo com que o produto dure por mais tempo sem riscos de estragar.

3. Escolha galpões lonados

Para garantir uma armazenagem ainda melhor, é preciso saber como armazenar grãos de café no tipo de estrutura correta. Os galpões lonados são ideias para essa aplicação pois garantem a versatilidade e segurança que o produtor necessita. 

Isso porque os espaços flexíveis possuem vãos livres, que garantem uma melhor disposição da safra, dando mais espaço entre as sacarias, a parede e os corredores. Todos esses pontos colaboram muito para otimizar a operação logística do negócio. 

Além disso, esse formato de prédio garante velocidade de construção e possibilidade de expansão facilitada, que é uma carta na manga em épocas de produção recorde. 

Vantagens de armazenar grãos de café com galpões lonados?

Agora que você já sabe como armazenar grãos de café da forma mais correta, pode ser que queira saber outros benefícios de utilizar estruturas de armazenagem flexível, como os galpões lonados em seu negócio, certo? 

Por isso, confira a seguir alguns benefícios únicos que eles oferecem: 

Rapidez na instalação

Mesmo que você já possua espaços de armazenagem, os galpões lonados oferecem um grande diferencial quando falamos na montagem, especialmente quando comparados com prédios de alvenaria, que demoram anos para serem erguidos.

Os armazéns flexíveis podem ser implantados rapidamente, em apenas alguns dias ou meses. Com isso, seu negócio fica seguro, pois não é necessário esperar por longos períodos para ter um novo espaço para alocar a safra.

Flexibilidade

As estruturas lonadas podem ser adequadas conforme necessidade do produtor. Quando preciso, elas podem ser expandidas e reduzidas conforme a demanda. 

Dessa maneira, em caso de safra recorde o espaço de armazenagem pode ser facilmente adequado. Mais do que isso, eles podem ser desmontados e levados para outro ponto estratégico do campo de forma ágil. 

Manutenção de temperatura e umidade

Os galpões lonados garantem a qualidade das sacas ali armazenados, já que ajudam a manter as condições de armazenagem Especialmente porque, se necessário, é possível adicionar: 

  • forro térmico para ajudar a diminuir a temperatura do ambiente;
  • climatizadores; 
  • portas modelo cortina e padrão para melhorar a ventilação do local;
  • entre outros acessórios. 

Longa vida útil

Outro benefício interessante é que essas estruturas de armazenagem flexível possuem grande vida útil, podendo chegar a 70 anos quando seguidas as orientações de manutenção do fornecedor. 

Assim, os galpões lonados se tornam um excelente investimento para o produtor de café, já que o valor por metro quadrado é muito mais em conta do que o de um prédio de alvenaria, com a mesma durabilidade. 

Além disso, existe também uma redução nos trâmites burocráticos envolvidos na construção dessa estrutura, já que não é necessário buscar e pagar liberações com a prefeitura, em terraplanagem e impostos.

Sabendo tudo sobre como armazenar grãos de café corretamente e, também, os benefícios dos galpões lonados, não deixe de verificar como aumentar o faturamento usando sistemas de armazenagem flexíveis!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

ESG: o que é e qual seu impacto na logística…

Confira mais detalhes sobre o que é ESG, sigla para Ambiental, Social e Governança (em português), e entenda sua importância nos setores da logística e armazenagem.

Entenda a diferença entre galpão e barracão pré-moldados

Leia o artigo para descobrir qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldados e conhecer as vantagens dessas estruturas flexíveis para armazenagem.

Galpão de materiais de construção civil: Entenda a importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Receba nossa newsletter