Home / Como Calcular O ROI Em…

Como Calcular O ROI Em Soluções De Armazenamento?

A gestão operacional de uma empresa é uma batalha constante, principalmente quando se fala de armazenagem emergencial e expansão do espaço de armazenamento. Portanto, é fundamental que os gestores saibam como calcular o ROI (Retorno Sobre Investimento) para medir a receita gerada por essas soluções de logística e saber se a organização está saindo no lucro ou no prejuízo.

Neste texto, explicaremos como o ROI pode ser aplicado na decisão de soluções de armazenagem, destacando brevemente sua fórmula de cálculo, além dos fatores que influenciam seus resultados finais. Confira o conteúdo completo!

Entenda como calcular o ROI em soluções de armazenamento

O cálculo do ROI é essencial para verificar a viabilidade de investimentos em soluções de armazenagem. Dessa maneira, a fórmula desse cálculo pode ser resumida da seguinte forma:

ROI = (faturamento obtido com o investimento – despesas da solução de armazenamento) / despesa da solução de armazenamento;

A aplicação adequada dessa métrica traz benefícios como:

  • economia de despesas operacionais;
  • crescimento da capacidade de armazenamento;
  • redução de perdas.

Entretanto, o custo da solução de armazenamento não inclui apenas o preço inicial da solução, mas também os custos adicionais, como instalação, treinamento e manutenção.

Fatores que afetam o cálculo do ROI

Existem diversos fatores que impactam diretamente o investimento em logística e saber como calcular o ROI ajudará a decidir qual é a solução de armazenagem ideal. 

Isso vale tanto em situações de armazenamento de emergência quanto de aumento natural dessa capacidade. Esses fatores devem ser analisados cuidadosamente antes de qualquer tomada de decisão. Confira a seguir quais são eles!

Tipo de solução de armazenamento escolhida

Escolher entre as alternativas de armazenamento, como prateleiras convencionais, verticais automatizadas ou complexos móveis de prateleiras, terá um importante impacto no ROI. Isso porque soluções mais eficientes podem resultar em economia nas operações e melhor utilização do espaço.

Quantidade do Estoque Armazenado

A quantidade de estoque que a alternativa escolhida deve acomodar é um fator fundamental. Uma solução que atenda às necessidades mais atuais do seu negócio, além das demandas futuras, poderá evitar gastos maiores com expansões frequentes.

Custos de Energia e Manutenção

É crucial levar em conta os custos contínuos de energia e manutenção da nova solução em armazenagem. Soluções modernas e automatizadas podem consumir muita energia, enquanto aquelas mais convencionais necessitam de mais manutenção.

Lembre-se, além de saber  como calcular o ROI, é fundamental considerar essa métrica na escolha da estrutura mais adequada para seu negócio.

E caso você esteja procurando soluções personalizadas para armazenagem, saiba que a Tópico oferece os melhores recursos de aluguel de estruturas que reduzem custos e, consequentemente, elevam o ROI.

Procurando por galpões de armazenagem? Então, conheça os diferenciais dos galpões da Tópico!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

ESG: o que é e qual seu impacto na logística…

Confira mais detalhes sobre o que é ESG, sigla para Ambiental, Social e Governança (em português), e entenda sua importância nos setores da logística e armazenagem.

Entenda a diferença entre galpão e barracão pré-moldados

Leia o artigo para descobrir qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldados e conhecer as vantagens dessas estruturas flexíveis para armazenagem.

Galpão de materiais de construção civil: Entenda a importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Receba nossa newsletter