Home / Importância da Armazenagem — 3…

Importância da Armazenagem — 3 Dicas Para Não Perder Produtos

A importância da armazenagem vai além de “ter um local” para guardar materiais que serão utilizados ou despachados em breve.

Aliás, montar e organizar um estoque de maneira adequada é uma grande questão para e-commerces, indústrias e empresas do varejo.

Para que você não cometa erros nesse momento, leia este artigo sobre como a armazenagem é importante e veja três dicas para evitar perdas de produtos!

Qual a importância da armazenagem para uma empresa?

A real importância da armazenagem envolve pontos vitais de uma operação.

Para começar, o armazenamento de uma empresa tem como objetivo estruturar um estoque de modo mais assertivo e eficiente possível a fim de otimizar processos logísticos e também operacionais.

Indo além, a estocagem correta é fundamental para que uma organização tenha:

  • aumento dos lucros;
  • redução de custos;
  • rapidez no serviço;
  • fluxo logístico eficiente (principalmente em estoques sazonais);
  • integridade dos materiais e produtos.

3 dicas para não perder produtos durante a armazenagem

Após conferir qual a importância da armazenagem e alguns dos benefícios dela para uma empresa, veja três dicas para fazer a sua corretamente e não perder produtos e materiais.

Use métodos

As metodologias existem para que o trabalho seja feito com base em uma lógica produtiva que visa minimizar erros, como a “FEFO” (First Expire, First Out) e “FIFO” (First in First Out).

A FEFO é uma prática utilizada no armazenamento de produtos perecíveis que irão vencer em curto e médio prazo e controla a movimentação realizada no estoque para que eles não estraguem.

A metodologia FIFO é aplicada para que os materiais sejam utilizados em sequência, ou seja, do primeiro ao último lote. A lógica é a seguinte: o que está estocado há mais tempo deve sair primeiro para evitar perdas.

Tenha um espaço adequado

O espaço do estoque pode ser um dos grandes responsáveis por perdas, principalmente quando ele é pequeno em relação ao volume de produtos.

Para evitar que isso ocorra, estude muito sobre suas demandas antes de escolher um local de armazenamento. 

Outra dica importante é optar por galpões flexíveis em vez dos fixos, já que eles podem ser remodelados de acordo com as necessidades do momento, garantindo uma estocagem perfeita.

Registre os produtos

Utilize softwares de gestão para controlar os itens armazenados e saber quais já saíram ou precisam sair. 

Assim você não tem perdas por falta de informações sobre o estoque e encontra tudo de maneira automatizada.
Agora que você já sabe como evitar perdas de produtos no seu estoque, saiba por que a estrutura flexível é o futuro da armazenagem e como ela pode ajudar sua empresa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Galpão para logística: um projeto de galpão de alvenaria é…

Confira se vale a pena ou não alugar ou comprar um galpão de alvenaria para o seu negócio. Descubra também outras opções de galpão para logística!

ESG: o que é e qual seu impacto na logística…

Confira mais detalhes sobre o que é ESG, sigla para Ambiental, Social e Governança (em português), e entenda sua importância nos setores da logística e armazenagem.

Entenda a diferença entre galpão e barracão pré-moldados

Leia o artigo para descobrir qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldados e conhecer as vantagens dessas estruturas flexíveis para armazenagem.

Receba nossa newsletter