Home / Como Garantir Uma Logística De…

Como Garantir Uma Logística De Armazenagem Eficiente?

Ter uma logística de armazenagem eficiente é fundamental para o bom andamento dos seus projetos, certo? Sejam eles dentro de uma indústria, de uma distribuidora de produtos eletrônicos ou até mesmo em um ambiente agrícola. 

Para isso, é de extrema importância saber quais as práticas mais adequadas para não deixar que os processos sejam feitos de maneira equivocada, impactando diretamente no andamento do seu negócio. 

Na Tópico, você poderá ter a solução para os seus problemas, contribuindo para o sucesso das suas ações. 

Neste artigo você verá:

  • o que logística de armazenagem?
  • como funciona o processo de logística de armazenagem?
  • dicas para garantir uma logística de armazenagem eficiente;
  • vantagens de investir nas soluções da Tópico. 

O que é logística de armazenagem?

Pensando no âmbito de uma cadeia de suprimentos, a logística de armazenagem está relacionada com todas as atividades de armazém, como guardar, proteger e conservar corretamente as mercadorias durante o período de tempo necessário para cada item.

O principal objetivo desse tipo de processo é otimizar todo o fluxo logístico, entrada e saída de insumos e produtos acabados, além de compreender a melhor movimentação das mercadorias dentro do galpão de armazenagem. 

Além disso, a logística de armazenagem possibilita a diminuição dos custos operacionais, mas ainda sim prezando pelos serviços de qualidade. 

Diante disso, é muito importante que a estrutura de armazenamento seja utilizada da maneira correta, fazendo com que o seu negócio tenha excelência na organização e desenvolvimento do produto.

Quais são as etapas da armazenagem?

Agora que você já sabe o que é a logística de armazenagem e seus principais objetivos, chegou a hora de conhecer quais são as etapas que abrangem esses processos. 

Sabendo que o acontece em cada uma delas, é possível fazê-las da maneira correta e prever possíveis imprevistos. 

Veja a seguir:

1. Recebimento dos produtos

A primeira etapa do processo de armazenamento é o recebimento dos produtos ou os itens acabados que acabaram de ser produzidos. Esse procedimento é feito, geralmente, em docas do armazém, onde são descarregadas as mercadorias. 

Após esse recebimento, são feitas as conferências dos produtos para que sejam direcionados aos locais que vão ser estocados. 

2. Conferências de produtos

O segundo passo é a conferência dos produtos, sendo muito importante para todo o processo. Isso porque é por meio dele que é possível contabilizar as mercadorias e detectar alguma divergência, falta, excesso ou avarias dos itens. 

Para isso, é preciso da ajuda da tecnologia para facilitar todo o procedimento, como código de barras ou radiofrequência, possibilitando a identificação do lote, o dia da fabricação, vencimento e número de série do produto. 

3. Estocagem

Depois do recebimento dos itens e a conferência, eles são direcionados para o local de armazenamento. 

Tudo dependerá de qual tipo de mercadoria será movimentada, para entender como será o seu transporte e estocagem. Um maquinário pesado, por exemplo, é preciso muito mais cuidado e atenção na hora de locomovê-lo, do que um material de construção. 

Depois de ser alocado no seu devido espaço, é fundamental fazer o controle de entrada e saída dessa mercadoria, para ter mais precisão nas quantidades e averiguar as inconsistências. 

Dicas para garantir uma logística de armazenagem eficiente

Depois de conhecer o processo de armazenagem, é o momento de ver algumas dicas para garantir uma logística de armazenagem eficiente. Essa é uma etapa muito importante para todos os empreendedores que não conseguem ter lucros e acabam desistindo de implementar ações logísticas no seu negócio. 

Veja abaixo:

  • planeje os processos para que tudo saia como o esperado;
  • utilize recursos tecnológicos para te auxiliar nas tomadas de decisões mais assertivas;
  • forneça um treinamento adequado para sua equipe, visando as melhorias em todas as ações;
  • preveja as demandas, a fim de evitar  que possíveis erros aconteçam;
  • opte por uma boa estrutura de armazenamento, garantindo que todo o espaço seja bem aproveitado e utilizado a seu favor. 

Vantagens de investir nas soluções da Tópico

Na Tópico, você encontrará soluções de armazenagem produzidas de acordo com a sua necessidade, sempre pensando nos benefícios do seu negócio. 

Além da alta qualidade da infraestrutura flexível, ela contribui para a segurança de todos os envolvidos, oferecendo economia e agilidade para diferentes segmentos no mercado. 

Os galpões de lona e zinco da Tópico, são ideais para você que deseja ter mais tranquilidade para aumentar ou diminuir a sua demanda sempre que precisar, tendo uma solução 100% modular, podendo montar e desmontar quando necessário. 

Para ter mais informações sobre a estrutura flexível da Tópico, acesse o site e faça o seu orçamento!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Galpão de Materiais de Construção Civil: Entenda a Importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para Que Serve O Centro De Distribuição De…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

O Futuro da Logística Empresarial: Conheça as Vantagens do Barracão…

Confira os motivos pelos quais você pode optar por um barracão industrial. Esse modelo tem tudo para ser o futuro da logística empresarial!

Receba nossa newsletter