Home / Entenda Qual A Diferença Entre…

Entenda Qual A Diferença Entre Estoque e Almoxarifado

Gerenciar o fluxo de materiais em uma empresa é uma tarefa crucial para garantir a eficiência e a lucratividade do negócio, não é mesmo? Nesse contexto, é importante entender alguns conceitos básicos, como “qual a diferença entre estoque e almoxarifado”.

Neste artigo, você irá entender de uma vez por todas qual a distinção entre esses termos e verá algumas dicas para garantir uma melhor organização desses espaços. Vamos lá? 

Qual a diferença entre estoque e almoxarifado?

Então, qual a diferença entre estoque e almoxarifado? Antes de mais nada, é importante salientar que ambos os espaços são importantes para a operação logística de qualquer indústria ou empresa, uma vez que colaboram para o bom funcionamento diário de um negócio. 

Isso posto, vamos aos conceitos:

Estoque

O estoque é o espaço em que são alocadas um conjunto de mercadorias e matérias-primas que uma organização possui. Esses itens são utilizados na produção de artigos ou vendidos aos clientes. 

É possível afirmar que o estoque é um ativo para a empresa, pois representa um investimento financeiro. Mas, esse ambiente também pode se tornar um passivo caso haja excesso de mercadorias ou produtos obsoletos armazenados nele.

Almoxarifado

Já o almoxarifado, ao contrário do estoque, não é destinado a itens usados na produção ou na venda dos produtos da empresa. Ele é o local físico onde são armazenados os materiais necessários para a manutenção da empresa, como:

  • materiais de escritório;
  • equipamentos de proteção individual (EPIs);
  • e materiais de limpeza.

Vale considerar que, apesar das diferenças de conceito e de função, estoque e almoxarifado devem ser gerenciados com cuidado para garantir a eficiência e a lucratividade do negócio. 

Dicas para organizar estoque e almoxarifado

Agora que você já sabe qual a diferença entre estoque e almoxarifado, que tal conferir dicas para organizar esses espaços? Essa ação é fundamental para garantir a eficiência e a eficácia da logística da sua empresa. 

Especialmente porque, ao estarem bem organizados, eles ajudam:

  • a evitar perdas;
  • a minimizar o tempo necessário para localizar itens;
  • a reduzir custos. 

Para ajudar na organização do seu estoque e almoxarifado, confira estas dicas práticas que se estendem a ambos ambientes:

Use prateleiras e estantes adequadas

Tendo visto qual a diferença entre estoque e almoxarifado, podemos partir para a primeira dica que ajuda a garantir a organização desses locais. Utilize prateleiras e estantes adequadas no armazenamento dos seus produtos. Elas devem ser resistentes e seguras para evitar acidentes. 

Além disso, é importante organizar as mercadorias de maneira a otimizar o espaço disponível. Lembre-se também, que é preciso ter cuidado com o manuseio de alguns artigos, como aqueles que são frágeis.

Identifique e sinalize as áreas de armazenagem

Para facilitar o dia a dia dos seus colaboradores, lembre-se de identificar e sinalizar as áreas de armazenagem no estoque e no almoxarifado. Use etiquetas ou códigos de barras para indicar o nome do produto e sua localização.

Adote um sistema de rotatividade

Como já dito, o principal ponto quando falamos em qual a diferença entre estoque e almoxarifado é que um cuida dos produtos que serão entregues ao consumidor e outro se preocupa com o abastecimento interno de uma operação, certo? 

Em ambos os casos, existem mercadorias que podem vencer ou estragar. Por esse motivo, é imprescindível contar com um sistema de rotatividade, que ajuda a utilizar os produtos mais antigos para evitar que expirem ou percam a qualidade.

Assim, pode ser interessante definir uma estratégia de armazenamento para ter maior controle sobre o status dos insumos e produtos, por exemplo.

Faça inventários regularmente

Para manter o controle tanto do estoque quanto do almoxarifado, é preciso verificar se há diferenças entre as quantidades registradas e a quantidade física armazenada. 

Fazer inventários regularmente é uma estratégia interessante, pois ajuda a identificar produtos que estão em excesso ou que estão em falta. Para tornar tudo mais fácil, você pode adotar um sistema de gestão de estoque e almoxarifado para ajudar a manter as informações atualizadas de forma automática.

Caso essa medida seja tomada, tenha em mente que será preciso treinar a sua equipe para lidar com o software. Dessa maneira, todos irão entender os procedimentos necessários e realizá-los de maneira acertada com mais facilidade.

Com todas essas dicas e sabendo qual a diferença entre estoque e almoxarifado, você certamente terá uma operação mais eficiente e sem gargalos. Aproveite e leia também  o conteúdo que aborda formas de melhorar a sua gestão logística utilizando galpões lonados

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

ESG: o que é e qual seu impacto na logística…

Confira mais detalhes sobre o que é ESG, sigla para Ambiental, Social e Governança (em português), e entenda sua importância nos setores da logística e armazenagem.

Entenda a diferença entre galpão e barracão pré-moldados

Leia o artigo para descobrir qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldados e conhecer as vantagens dessas estruturas flexíveis para armazenagem.

Galpão de materiais de construção civil: Entenda a importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Receba nossa newsletter