Blog
Armazenamento De Produtos Inflamáveis: Veja Legislação
Em indústrias como a petroquímica, a farmacêutica, a de tintas e vernizes, entre outras, existe um grande potencial de incêndio e explosão se as mercadorias não forem alocadas corretamente.
Para evitar acidentes, existe uma legislação para armazenamento de produtos inflamáveis, que regula como esses artigos devem ser estocados e manuseados.
Continue a leitura e descubra qual norma seguir e, também, alguns cuidados essenciais para manter a segurança da operação logística. Acompanhe!
Qual é a legislação para armazenamento de produtos inflamáveis?
No Brasil, a legislação para armazenamento de produtos inflamáveis é a NR-20 (Norma Regulamentadora nº 20), estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Ela determina as condições de segurança e saúde no trabalho relacionadas com atividades que envolvam artigos que possam entrar em combustão.
A NR-20 se aplica a todas as operações logísticas que envolvem estocagem, manuseio, transferência e manipulação de mercadorias incendiáveis. São elas:
- líquidos inflamáveis, que produzem vapor que inflama quando colocado em espaços com temperaturas próximas ou acima do seu ponto de fulgor;
- gases inflamáveis, que inflamam com o ar a 20ºC, sob uma pressão padrão de 101,3 kPa;
- sólidos inflamáveis, que podem se tornar combustíveis com muita facilidade quando expostos a atrito, por exemplo.
A legislação para armazenamento de produtos inflamáveis indica que a estocagem ou armazenagem deve ser feita em locais adequados, com ventilação natural ou artificial, pisos impermeáveis, sem risco de contato com outras substâncias e com sinalização adequada indicando a presença de inflamáveis.
A norma também estabelece a obrigatoriedade de uso equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos colaboradores e a criação de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) atualizado e adequado às características da instalação.
Cuidados para o armazenamento de produtos inflamáveis
Após conferir um pouco mais sobre a NR-20 que determina como deve ser o armazenamento de produtos inflamáveis, que tal descobrir alguns cuidados básicos que ajudam a prevenir acidentes e minimizar riscos de incêndio? Os principais nesse sentido são:
- manter os produtos em recipientes apropriados e bem fechados;
- alocar as mercadorias separados de outros artigos que colaborem para a inflamabilidade;
- proteger os itens de fontes de calor e luz solar;
- manter a temperatura adequada no galpão;
- oferecer ventilação adequada ao espaço;
- sinalizar o prédio indicando a presença de produtos inflamáveis;
- criar planos de emergência para garantir a segurança do ambiente de trabalho.
Tendo conhecido a legislação e ficado por dentro de alguns cuidados necessários para garantir a segurança de todos os envolvidos no processo produtivo, não deixe de descobrir como superar dificuldades na armazenagem de produtos inflamáveis!
Posts Relacionados
Saiba mais sobre Galpão Lonado. Fale conosco para um projeto personalizado!
Seja qual for o seu setor, nossos especialistas estão à disposição para desenvolver a solução ideal para você.
Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a otimizar seu espaço com eficiência e qualidade.
Solicite orçamento