Home / Armazenamento De Produtos Inflamáveis: Veja…

Armazenamento De Produtos Inflamáveis: Veja Legislação

Em indústrias como a petroquímica, a farmacêutica, a de tintas e vernizes, entre outras, existe um grande potencial de incêndio e explosão se as mercadorias não forem alocadas corretamente.

Para evitar acidentes, existe uma legislação para armazenamento de produtos inflamáveis, que regula como esses artigos devem ser estocados e manuseados. 

Continue a leitura e descubra qual norma seguir e, também, alguns cuidados essenciais para manter a segurança da operação logística. Acompanhe!

Qual é a legislação para armazenamento de produtos inflamáveis?

No Brasil, a legislação para armazenamento de produtos inflamáveis é a NR-20 (Norma Regulamentadora nº 20), estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Ela determina as condições de segurança e saúde no trabalho relacionadas com atividades que envolvam artigos que possam entrar em combustão. 

A NR-20 se aplica a todas as operações logísticas que envolvem estocagem, manuseio, transferência e manipulação de mercadorias incendiáveis. São elas: 

  • líquidos inflamáveis, que produzem vapor que inflama quando colocado em espaços com temperaturas próximas ou acima do seu ponto de fulgor; 
  • gases inflamáveis, que inflamam com o ar a 20ºC, sob uma pressão padrão de 101,3 kPa;
  • sólidos inflamáveis, que podem se tornar combustíveis com muita facilidade quando expostos a atrito, por exemplo.

A legislação para armazenamento de produtos inflamáveis indica que a estocagem ou armazenagem deve ser feita em locais adequados, com ventilação natural ou artificial, pisos impermeáveis, sem risco de contato com outras substâncias e com sinalização adequada indicando a presença de inflamáveis. 

A norma também estabelece a obrigatoriedade de uso equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos colaboradores e a criação de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) atualizado e adequado às características da instalação. 

Cuidados para o armazenamento de produtos inflamáveis

Após conferir um pouco mais sobre a NR-20 que determina como deve ser o armazenamento de produtos inflamáveis, que tal descobrir alguns cuidados básicos que ajudam a prevenir acidentes e minimizar riscos de incêndio? Os principais nesse sentido são: 

  • manter os produtos em recipientes apropriados e bem fechados;
  • alocar as mercadorias separados de outros artigos que colaborem para a inflamabilidade; 
  • proteger os itens de fontes de calor e luz solar;
  • manter a temperatura adequada no galpão; 
  • oferecer ventilação adequada ao espaço;
  • sinalizar o prédio indicando a presença de produtos inflamáveis;
  • criar planos de emergência para garantir a segurança do ambiente de trabalho.

Tendo conhecido a legislação e ficado por dentro de alguns cuidados necessários para garantir a segurança de todos os envolvidos no processo produtivo, não deixe de descobrir como superar dificuldades na armazenagem de produtos inflamáveis!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

ESG: o que é e qual seu impacto na logística…

Confira mais detalhes sobre o que é ESG, sigla para Ambiental, Social e Governança (em português), e entenda sua importância nos setores da logística e armazenagem.

Entenda a diferença entre galpão e barracão pré-moldados

Leia o artigo para descobrir qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldados e conhecer as vantagens dessas estruturas flexíveis para armazenagem.

Galpão de materiais de construção civil: Entenda a importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Receba nossa newsletter