Home / Armazenagem Flexível E A Eficiência…

Armazenagem Flexível E A Eficiência Em Sazonalidades Climáticas

O mercado passa por constantes mudanças e para conseguir se adaptar é importante estar preparado. Nesse sentido, a armazenagem flexível é um recurso muito útil para lidar com sazonalidade climática que interfere diretamente na produção de determinados alimentos. 

No Brasil, por exemplo, o período com condições favoráveis para cultivo é do início de outubro até o final de março, período geralmente marcado por chuvas. 

Dessa forma, saiba mais como a armazenagem flexível pode contribuir para os seus ganhos. Neste artigo você lê sobre: 

  • como a sazonalidade climática interfere na produção agrícola brasileira?
  • como se preparar para as mudanças na sazonalidade climática?
  • o que é armazenagem flexível e como ele garante a eficiência em sazonalidades climáticas?

Como a sazonalidade climática interfere na produção agrícola brasileira?

O agronegócio tem sido um pilar da economia nacional, mesmo em meio a crise econômica gerada pela pandemia de covid-19. 

O setor aumentou a sua participação no Produto Interno Bruto passando de 5,1% em 2019 para 6,8% em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Além disso, nos primeiros nove meses de 2021 o setor avançou 10,75% segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados Em Economia Aplicada (Cepea).

A sazonalidade climática influencia diretamente no cultivo e na colheita, uma vez que o período indicado para plantio é entre outubro e março, ou seja, parte da primavera e verão, quando o país está mais chuvoso. 

Enquanto isso, aqueles que acontecem  de julho a setembro, o período chamado de entressafra, não é adequado para esse tipo de manejo. 

Para ilustrar os efeitos da sazonalidade é possível utilizar o plantio da soja como exemplo. Em anos de seca, o início do cultivo começa mais tarde, pois depende diretamente da umidade do solo. 

Como se preparar para as mudanças na sazonalidade climática?

É possível otimizar os resultados se preparando com as seguintes dicas: 

1. Faça previsão de demandas

Estimativa de demanda é uma técnica utilizada em diversos segmentos do mercado e ajuda as empresas a antecipar o que acontecerá e como pode impactar a produção. 

2. Entenda quais são as sazonalidades

Cada alimento está melhor adaptado para se desenvolver em determinada condição climática. 

Entender quais são as sazonalidades climáticas permite que você gaste menos insumos e tenha uma safra mais produtiva. Alguns exemplos de cenários ideias são: 

  • outono: beterraba, berinjela, kiwi e maracujá;
  • inverno: inhame, mandioca, laranja e limão;
  • primavera: tomate, abóbora, banana e caju;
  • verão: pêssego, uva, coco e melancia. 

3. Esteja preparado para as demandas

A partir da previsão de demandas, você pode estimar o espaço necessário para estocar os alimentos durante a colheita e se planejar para realizar a locação de um galpão, por exemplo. Além disso, é importante organizar o transporte dos insumos. 

O que é armazenagem flexível e como ele garante a eficiência em sazonalidades climáticas?

A armazenagem flexível traz uma série de benefícios para o agronegócio, essa solução ajuda a proteger a sua safra e pode se ajustar de acordo com cada época do ano, oferecendo o ambiente ideal para sua real necessidade. 

Ter um espaço físico adequado é muito importante para que a sua colheita esteja protegida e sua qualidade seja preservada. Os galpões de estrutura flexível da Tópico oferecem uma série de vantagens para garantir a eficiência da sua produção: 

1. Espaço adequado

Para garantir a integridade da sua safra, as soluções de armazenagem flexível da Tópico oferecem: 

  • ambiente seco e protegido da umidade;
  • conforto térmico e a temperatura não ultrapassa os 30ºC;
  • piso nivelado, sem buracos e totalmente regular; 
  • espaço ventilado para liberação de substâncias que os fertilizantes emitem. 

2. Flexibilidade e estrutura montável

Com esse tipo de solução você tem a possibilidade de montar, desmontar, aumentar ou diminuir a capacidade de armazenagem de acordo com a necessidade. 

No período de plantio, por exemplo, você pode ter um espaço reduzido e aumentar conforme a colheita andar, isso só é possível pela montagem ágil oferecida pela Tópico. 

3. Economia

Quando comparamos a armazenagem flexível com os galpões tradicionais de alvenaria vemos podemos notar uma economia de quase 45%, uma vez que as construções custam entre R$ 130,00 e R$ 250,00 por metro quadrado. 

Esse tipo de estrutura não é considerada uma construção e por isso está isenta de trâmites burocráticos e de impostos como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). 

Além dessas vantagens, esse tipo de estrutura possui os vãos livres, possibilitando o trânsito do maquinário necessário e tornando o seu dia a dia mais prático. 

A Tópico oferece cinco diferentes soluções em armazenagem flexível, cada uma delas pensadas especialmente para atender às suas demandas. Faça já o seu orçamento. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Galpão de Materiais de Construção Civil: Entenda a Importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para Que Serve O Centro De Distribuição De…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

O Futuro da Logística Empresarial: Conheça as Vantagens do Barracão…

Confira os motivos pelos quais você pode optar por um barracão industrial. Esse modelo tem tudo para ser o futuro da logística empresarial!

Receba nossa newsletter