Home / Qual A Melhor Localização Para…

Qual A Melhor Localização Para A Armazenagem Industrial?

Escolher a melhor localização para armazenagem industrial não é uma tarefa fácil. Esse é, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes para garantir o escoamento da produção. Se instalado em um local pouco estratégico, essa estrutura pode colaborar para problemas nos resultados dos negócios. 

Dessa forma, estudar onde posicionar o armazém precisa ser feito de forma consciente, levando em conta alguns pontos fundamentais. Por isso, neste artigo, você irá encontrar algumas dicas que devem ajudar você no momento em que for necessário bater o martelo sobre o ponto de instalação desse espaço!

Continue a leitura!

Qual a melhor localização para armazenagem industrial? Veja dicas para definir!

Para garantir uma operação logística eficiente na indústria, é fundamental que você escolha a melhor localização possível. Afinal, falhas nos fluxos de distribuição dos produtos ou mesmo de recebimento de insumos podem impactar negativamente na cadeia produtiva do seu negócio. 

Veja, a seguir, como definir o melhor local para a armazenagem industrial: 

1. Considere a proximidade com o parque fabril

Para garantir uma localização estratégica do seu galpão industrial, o primeiro ponto é verificar o quão distante a estrutura de armazenagem estará do parque fabril. 

Isso porque esse tempo de deslocamento pode significar:

  • mais gastos com combustíveis;
  • maior desgaste da frota de veículos da empresa; 
  • ou mesmo problemas na durabilidade dos produtos que estão sendo transportados. 

Dessa forma, o armazém deve estar próximo o suficiente da fábrica para não prejudicar a qualidade dos artigos e nem aumentar muito os gastos da empresa com idas e vindas.

2. Avalie a proximidade com os centros de distribuição

O segundo ponto fala sobre avaliar a que distância o seu armazém ficará do centro de distribuição. Isso é importante pois garante que os prazos de entrega aos parceiros de negócio serão cumpridos, por exemplo. 

O ideal é que a estrutura da sua empresa esteja localizada tanto próxima do parque fabril, quanto dos pontos de escoamento para o consumidor final ou outras indústrias. 

3. Verifique se a localização facilita o acesso a rodovias

Indústrias, normalmente, têm uma grande produção, não é mesmo? E distribuir os artigos produzidos, sejam eles quais forem, depende do acesso a rodovias e hidrovias. 

Por isso, é imprescindível que seu espaço de armazenagem industrial esteja localizado em pontos que tornam a entrada nessas rotas de distribuição mais fáceis, já que isso pode ser um fator determinante para o sucesso do seu negócio. 

4. Garanta que exista espaço amplo para o carregamento

Pode ser que esse ponto não tenha passado pela sua cabeça quando você está pensando qual a melhor localização para a armazenagem industrial. No entanto, não é apenas o espaço interno da estrutura que conta para bater o martelo. 

O ambiente para o carregamento deve sim ser levado em consideração e, nesse sentido, é melhor que ele seja amplo, com múltiplas portas. Ter um local para movimentação de caminhões ajuda a garantir que a sua operação logística seja mais eficiente. 

Vale ter em mente que os trajetos para chegar até o armazém devem passar por manutenções frequentes para garantir que não existam buracos ou outros fatores que possam danificar o veículo e atrasar o escoamento da produção. 

5. Observe a opção de customização e desmontagem fácil

Claramente alguns desses aspectos não se aplicam a prédios de alvenaria, certo? É por isso que você precisa optar por galpões flexíveis ao pensar na sua armazenagem industrial. 

Afinal, essas estruturas: 

  • podem ser aumentadas ou reduzidas conforme a demanda do seu negócio;
  • se adequam a diversas aplicações;
  • podem ser desmontadas com facilidade e transportadas até outro ponto estratégico;
  • possuem grande vida útil e manutenção facilitada; 
  • tem baixo custo de instalação quando comparadas a construções ficas; 

Essas são apenas algumas vantagens que essas estruturas oferecem para o gestor. No caso da localização, elas dão mais tranquilidade e segurança para a produção, já que podem ser ajustadas de acordo com a necessidade do negócio. 

Onde encontrar estruturas para armazenagem industrial flexíveis?

Tendo verificado os benefícios dos galpões flexíveis, você certamente está considerando sua instalação, certo? Afinal, essa estrutura pode facilitar muito a operação logística da armazenagem industrial. Mas onde encontrar esses artigos? 

A resposta para isso é a Tópico, empresa líder no setor, com mais de 40 anos de atuação nesse segmento! Estamos aqui para ajudar você a encontrar o modelo que melhor se adequa a sua demanda, solucionando rapidamente questões relacionadas à instalação e espaço disponível. 

Nosso time de especialistas capacitados e experientes irá entender a sua necessidade e indicar o galpão flexível mais ideal. Para que você tenha uma ideia, nossas soluções estão presentes no mercado de: 

  • alimentos;
  • fertilizantes;
  • papel e celulose; 
  • açúcar;
  • agronegócio; 
  • entre outros. 

Então, o que está esperando? Conheça mais sobre as soluções da Tópico e garanta a eficiência logística do seu negócio!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Galpão de Materiais de Construção Civil: Entenda a Importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para Que Serve O Centro De Distribuição De…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

O Futuro da Logística Empresarial: Conheça as Vantagens do Barracão…

Confira os motivos pelos quais você pode optar por um barracão industrial. Esse modelo tem tudo para ser o futuro da logística empresarial!

Receba nossa newsletter