Home / Logística CD: Para Que Serve…

Logística CD: Para Que Serve O Centro De Distribuição De Uma Empresa?

Você conhece a importância da logística CD e a relevância competitiva que isso pode trazer para o seu negócio? Ter um processo de distribuição eficaz é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento atualmente.

É nesse momento que contar com o apoio de um centro de distribuição faz toda a diferença. Localizados nas proximidades das regiões de entrega dos produtos, essas unidades de armazenagem ajudam a agilizar a etapa logística das empresas.

Neste post, entenda o que é um centro de distribuição, para que serve e sua importância para os negócios.

O que é um centro de distribuição?

O centro de distribuição é um espaço físico cuja finalidade é armazenar mercadorias. Os produtos permanecem guardados até o momento de serem despachados para o seu destino.

Também chamados de CD, essas unidades são formadas por galpões de grandes proporções. Vale destacar que a escolha da localidade dos galpões deve considerar os pontos mais estratégicos para otimizar a logística.

Esse modelo de negócio costuma ser usado por grandes transportadoras que oferecem o espaço para locação. Nesse caso, elas trabalham cuidando das etapas de armazenamento de produtos de diferentes clientes. Donos de empresas também podem optar por ter um centro de distribuição para manter a gestão do seu estoque mais eficiente.

É interessante ressaltar que um centro de destruição é diferente dos armazéns. Enquanto nos armazéns a mercadoria costuma ficar guardada por um período longo, os CDs são bem mais dinâmicos. Isso acontece porque, no segundo caso, o foco da principal é cuidar para que as entregas aconteçam a curto prazo.

Por esse motivo, é fundamental que os CDs sejam instalados em regiões próximas aos pontos de vendas ou ao consumidor final. Esse cuidado é essencial para permitir que as mercadorias cheguem mais rápido, além de contribuir para a redução dos custos nesse processo.

Para que serve a logística CD de uma empresa?

Agora que você já entendeu o que é um centro de distribuição, vamos explicar em maiores detalhes para que ele serve. Um dos pontos principais em relação à logística CD é que todos os processos de distribuição são centralizados nesse espaço.

Isso envolve desde o recebimento dos produtos trazidos das fábricas, passando pelo armazenamento até a separação dos itens. O despache para entrega é a última etapa, o que acontece conforme a demanda de compras. A seguir, você vai conferir como funciona e a finalidade de cada etapa.

Armazenar mercadorias

Como você já percebeu até aqui, armazenar produtos vindos direto da fábrica consiste na principal função da logística CD. A mercadoria não passa muito tempo nos galpões, já que os produtos são transportados para diferentes destinos a curto prazo.

A distribuição é feita para atender, o mais breve possível, às demandas dos PDV ou compras realizadas pelos clientes. Por esse motivo, é necessário que os CDs tenham uma logística bem dinâmica.

Centralizar o estoque

Quando você conta com um estoque centralizado, isso ajuda a garantir uma logística de armazenagem eficiente. Como todos os itens estão reunidos em um mesmo local, tanto os fornecedores quanto outros parceiros envolvidos são beneficiados.

Outras vantagens envolvem o fato de ter as mercadorias para distribuição alocadas num mesmo lugar, o que minimiza uma série de problemas. Entre eles, a falta ou excesso de determinados produtos, além do extravio de mercadorias.

Agilizar as entregas

Ao alocar a mercadoria num centro de distribuição, os seus produtos podem ser enviados aos clientes com mais agilidade. Isso acontece devido à disposição estratégica dos galpões, localizados em regiões mais próximas dos clientes.

Dessa forma, entregas que poderiam levar semanas são reduzidas em apenas alguns dias quando você conta com o apoio da logística CD. Com entregas realizadas num espaço de tempo mais curto, o nível de satisfação do cliente é maior.

Reduzir custos

Outra finalidade de um CD é ajudar na redução de custos da empresa para armazenagem e estoque. Também é possível investir na locação de um galpão.

Um CD possui toda a equipe treinada para atuar com agilidade, desde o armazenamento até a distribuição dos produtos. Os profissionais também realizam as etapas manuais de descarga até a conferência da mercadoria, além de cuidar da documentação.

Por esses motivos, mesmo ao terceirizar o armazenamento, adotar essa estratégia proporciona economia das despesas logísticas do negócio.

Investir na logística CD é uma boa alternativa para garantir a melhor gestão do seu estoque. Afinal, além de tornar os processos logísticos mais ágeis, elimina a ocorrência de erros e atrasos desde o armazenamento até o momento de entrega dos produtos.

E agora que você já sabe disso, que tal melhorar a organização e o fluxo dos produtos no estoque? Veja como otimizar o espaço de armazenamento da sua empresa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Galpão de Materiais de Construção Civil: Entenda a Importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para Que Serve O Centro De Distribuição De…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

O Futuro da Logística Empresarial: Conheça as Vantagens do Barracão…

Confira os motivos pelos quais você pode optar por um barracão industrial. Esse modelo tem tudo para ser o futuro da logística empresarial!

Receba nossa newsletter