Home / ESG No Setor De Armazenagem…

ESG No Setor De Armazenagem — Descubra Como Aplicar

Qualquer segmento que deseje minimizar os impactos de sua operação no meio ambiente, está voltando seus olhos para o conceito de ESG. A sigla, que vem se popularizando nos últimos anos, é a união das palavras em inglês “Environmental, Social and Governance” — Em portuguès: Ambiental, Social e Governança, respectivamente. 

Ela se relaciona às práticas adotadas pelas organizações para tornar o ecossistema cada vez mais saudável. A abreviatura diz respeito não só à natureza, mas ao local de trabalho e à relação entre colaboradores, gestores e clientes.

No setor da armazenagem, também é possível aplicar medidas relacionadas ao termo. Continue a leitura e veja como. 

Descubra como aplicar ESG no setor de armazenagem

Os princípios da ESG são imprescindíveis em todas as áreas de uma empresa e, no setor de armazenagem, isso não é diferente. Por conta da amplificação da cadeia produtiva, o conceito tem se consolidado, já que as organizações buscam saídas para reduzir custos e otimizar processos.

Crie o conselho de ESG

O primeiro passo para aplicar esse conceito é criar um conselho de ESG dentro da organização. Ele poderá verificar a necessidade de implementar novos processos dentro da empresa. 

O ideal para esse órgão é contar com representantes de diferentes setores para liderá-lo.

Invista em infraestrutura flexível

A seguir é preciso mapear os processos existentes. Assim, é possível avaliar onde existem gargalos que podem ser melhorados. Aqui vale observar o descarte de produtos, a reciclagem de itens, entre outros. 

Destacam-se também, formas de reduzir o deslocamento de caminhões entre centros de armazenamento, por meio da instalação de galpões flexíveis dentro da própria planta para otimizar processos de manuseio de insumos ou produtos acabados , por exemplo. 

A utilização de infraestrutura flexível pode acontecer pela compra ou locação de galpões e também pode ser entendida como uma alternativa, afinal, esse tipo de estrutura conta com vantagens como: 

  • durabilidade de até 40 anos; 
  • estrutura modular, personalizada para a sua necessidade real; 
  • solução construída com materiais recicláveis.

Desenvolva ações de conscientização

Além da utilização desse tipo de serviço citado acima, é preciso criar ações de conscientização junto aos colaboradores. Com isso, é mais fácil aplicar a estratégia, já que todos estão cientes dos benefícios que ela pode trazer para entidade. Com a aplicação dessas medidas, na esfera Social e de Governança é possível criar políticas para:

  • combater e evitar casos de assédio e preconceito;
  • estabelecer processos internos claros; 
  • criar uma gestão organizada;
  • combater a corrupção;
  • entre outros. 

Conhecendo um pouco melhor esse conceito, você estará apto para começar a aplicá-los no setor de armazenagem para tornar a organização mais eficaz. Aproveite e benefícios de alugar galpão lonado para o seu projeto e comece agora a aplicar conceitos sustentáveis, em linha com os princípios de ESG na sua organização!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Galpão de Materiais de Construção Civil: Entenda a Importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para Que Serve O Centro De Distribuição De…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

O Futuro da Logística Empresarial: Conheça as Vantagens do Barracão…

Confira os motivos pelos quais você pode optar por um barracão industrial. Esse modelo tem tudo para ser o futuro da logística empresarial!

Receba nossa newsletter