Home / O impacto da tecnologia sobre…

O impacto da tecnologia sobre a qualidade das soldas

A soldagem é a forma mais importante de união permanente de peças usadas pela indústria. Por isso, a qualidade das soldas está diretamente ligada a capacidade das estruturas metálicas – como as utilizadas nos galpões lonados, tendas e coberturas, por exemplo – de suportar as forças que incidem naturalmente sobre elas. 

Por isso, este artigo tem o objetivo de apresentar alguns conceitos básicos sobre os processos de soldagem a fim de oferecer informações valiosas para tomada de decisões precisas e seguras, essenciais para contratação de soluções ou estruturas que incluam o processo de soldagem em sua fabricação.

Um breve histórico

O desenvolvimento da soldagem moderna foi alavancado pela Revolução Industrial, a partir da descoberta do arco elétrico, em 1801. Em 1877, a soldagem por resistência foi estudada e, em 1885, foi desenvolvido a soldagem por arco elétrico. 

IMG 1 – Infográfico, com resumo histórico da evolução da soldagem

Ao longo dos últimos séculos, não só os métodos de soldagem evoluíram, mas também está se aprimorando a capacidade de monitorar os processos de soldagem e ainda garantir maior repetibilidade e precisão por meio da robotização dos processos.

A evolução está longe de acabar. Os avanços tecnológicos e o desenvolvimento de novos materiais exigem novos métodos de soldagem, que ainda têm muito a oferecer.

Soldagem e robotização

Diante da evolução tecnológica, a robotização dos processos de soldagem também se desenvolveu, garantindo, assim, maior qualidade, segurança e capacidade de produção a partir da automatização.

Obviamente, a implementação da soldagem feita por robôs exige alguns cuidados. Para robotizar um processo fabril é preciso garantir que a montagem é precisa e o sistema garante repetibilidade. Sem essas condições, o retrabalho é constante, acarretando, assim, uma grande perda de produtividade.

O processo de soldagem da Tópico

Por meio da implementação de uma tecnologia inédita para o segmento, a Tópico não só aumentou a capacidade de produção, como também tornou seus produtos ainda mais confiáveis. Após aliar a precisão da robótica com o treinamento de seus experientes profissionais para lidar com a nova tecnologia, a Tópico alcançou um patamar de produtividade e qualidade sem precedentes no mercado.

O robô possui alta precisão, garantindo a repetibilidade do processo e, com isso, aumentando a consistência e qualidade da solda das estrutura. Com o emprego dessa tecnologia, obteve-se ganhos de produtividade da ordem de 30% a 40%, chegando, inclusive, a quadruplicar a produção de algumas peças.

Além disso, o processo de soldagem da Tópico possui a certificação AWS (American Welding Society), norma que atesta os processos e os procedimentos dos profissionais soldadores e ponteadores para estruturas metálicas, tornando-se a primeira empresa do segmento de infraestrutura flexível com essa qualificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Entenda a diferença entre galpão e barracão pré-moldados

Leia o artigo para descobrir qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldados e conhecer as vantagens dessas estruturas flexíveis para armazenagem.

Galpão de materiais de construção civil: Entenda a importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para que serve o Centro de Distribuição em…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

Receba nossa newsletter