Home / 5 Técnicas De Armazenagem E…

5 Técnicas De Armazenagem E Logística Para O Seu Negócio

Você sabia que é imprescindível haver um equilíbrio entre os processos de armazenagem e logística dentro do seu negócio? Com esses dois processos andando lado a lado, todos os outros âmbitos da sua empresa serão beneficiados, trazendo mais resultados. 

Mas, para isso, é preciso conhecer as técnicas que fazem com que tudo saia como o planejado, evitando possíveis erros ou atitudes precipitadas que podem acabar impactando no bom desempenho das atividades. 

Neste artigo você verá:

  • qual a importância da armazenagem e logística no seu negócio?
  • 5 técnicas de armazenagem e logística;
  • como a infraestrutura flexível pode melhorar os resultados do seu negócio?

Qual a importância da armazenagem e logística no seu negócio?

Ter uma armazenagem e logística que funcionem em conjunto dentro do seu negócio é fundamental para que a movimentação das mercadorias seja otimizada e facilite o recebimento e a preparação dos produtos para serem entregues aos consumidores. 

Em contrapartida, caso as duas estejam sendo feitas de maneira individual, é possível que as ações realizadas acabam impactando no bom funcionamento dos processos, ocorrendo erros ou equívocos. 

Sendo assim, investir em armazenagem e logística para o seu negócio, é a melhor opção para quem deseja ter organização, maior controle das atividades, aumento da produtividade, redução de custos e uma boa gestão estratégica. 

5 técnicas de armazenagem e logística

Agora que você já sabe a importância da armazenagem e logística no seu negócio, é imprescindível conhecer as técnicas utilizadas para tornar esses processos eficientes, trazendo um bom retorno para o seu empreendimento, seja ele financeiro ou produtivo. 

As técnicas variam de acordo com o segmento em que sua empresa atua, ou seja, para atividades que envolvem o manuseio de produtos químicos, por exemplo, é necessário utilizar procedimentos que estejam dentro das regras de regulamentação. 

Sendo assim, conheça os tipos de técnicas utilizadas, a fim de garantir maiores resultados para a sua empresa. 

Veja a seguir:

1. Método FIFO de controle de estoque

O método FIFO (First in, first out) é um uma técnica cujo a sua  definição é de que o primeiro produto a entrar no galpão de estoque deve ser o primeiro a sair. Ou seja, esse sistema de armazenamento não considera a data de vencimento, mas sim a de entrada.

Esse tipo de método é muito utilizado para os produtos que não possuem prazo de validade ou que são muito longos, como os produtos eletrônicos. 

Existem diversas vantagens em adotar esse método, como:

  • menor chance de que mercadorias com datas de vencimento curtas ou próximas estraguem;
  • redução dos custos por conta do estoque ser menor e ter menos mercadoria;
  • maior rapidez por conta da facilidade de localização.

2. Método FEFO

O método FEFO (First expire, First out) significa que o primeiro produto que expira é o primeiro que sai do armazenamento, sendo o contrário da técnica FIFO. 

Neste caso, é levado em consideração a validade do item, priorizando, assim, a movimentação daqueles mais próximos à data de expiração; não importando há quanto tempo os itens estão estocados.

Esse método é muito utilizado para a armazenagem de alimentos frescos, como carnes e derivados de leite, a fim de não ter produtos quase vencidos armazenados. 

3. Paletização

É a técnica na qual os materiais são empilhados. Ela pode ser feita de diferentes formas, de acordo com a necessidade de cada mercadoria. Veja a seguir:

  • empilhamento de blocos: é colocado um produto em cima do outro no chão;
  • cantilever: são inseridos em estantes com estruturas para aguentar materiais de grande porte;
  • gôndolas: usado para a exposição de produtos, como em farmácias e mercados, a fim de melhorar a visualização;
  • push-back: estante com trilhos, em que é possível retirar os paletes através de deslizamentos.

4. Endereçamento de estoque

O endereçamento de estoque é uma técnica muito simples de armazenagem e logística que contribui para a localização dos produtos dentro do estoque mais rápido por meio do rastreamento. 

Essa técnica utiliza ruas, endereços, números e andares para a identificação mais ágil dos produtos feitos pelos colaboradores.

Uma dica importante é fazer as nomeações utilizando o computador, pois ao escrever manualmente esses nomes podem ser compreendidos de outra forma, ou simplesmente não serem reconhecidos. 

5. Armazenamento de produtos químicos

Por ser um tipo de armazenamento muito arriscado para integridade física dos colaboradores, é fundamental que ela seja feita dentro das normas de regulamentação. 

Uma das regras muito utilizadas no armazenamento de produtos químicos é a NBR 7502 sobre o transporte de cargas perigosas, que visa a  aumentar a segurança do trabalhador no trato diário com produtos químicos em diferentes condições, como iluminação, sinalização, ventilação e modo de armazenagem.

Como a infraestrutura flexível pode te ajudar a aumentar os resultados do seu negócio?

Com uma infraestrutura flexível, é possível ter mais vantagens na hora de realizar os processos de armazenagem e logística do seu negócio. 

Já imaginou ter que construir ou alugar um galpão de alvenaria todas as vezes que precisar aumentar ou diminuir a sua demanda? Com as soluções de armazenagem flexível da Tópico, você terá um galpão de alta qualidade, durabilidade e segurança, o espaço necessário para as suas atividades e, ainda, mudar o layout sempre que precisar. 

Na Tópico, você encontra profissionais altamente qualificados para produzir o seu galpão, com sólidos projetos de engenharia e mais de 40 anos de experiência no mercado. 

Acesse o site e faça o seu orçamento!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Galpão para logística: um projeto de galpão de alvenaria é…

Confira se vale a pena ou não alugar ou comprar um galpão de alvenaria para o seu negócio. Descubra também outras opções de galpão para logística!

ESG: o que é e qual seu impacto na logística…

Confira mais detalhes sobre o que é ESG, sigla para Ambiental, Social e Governança (em português), e entenda sua importância nos setores da logística e armazenagem.

Entenda a diferença entre galpão e barracão pré-moldados

Leia o artigo para descobrir qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldados e conhecer as vantagens dessas estruturas flexíveis para armazenagem.

Receba nossa newsletter