Home / O Que É Operação Logística…

O Que É Operação Logística E Como A Armazenagem Flexível Pode Te Ajudar?

Uma operação logística envolve uma série de processos que são capazes de transformar a dinâmica da sua empresa, focando em organização e aprimoramento de resultados. 

Por meio dela, é pensada as rotinas de forma integrada e padronizada, possibilitando que o gestor identifique pontos de economia e redução de desperdícios. 

Mas como utilizar esse conceito de forma assertiva e conseguir se beneficiar de todas as vantagens que ele oferece? Neste artigo você vai ler sobre: 

  • o que é operação logística e como funcionam?
  • boas práticas de operações logística que você pode considerar;
  • como a armazenagem flexível pode ajudar na operação logística?

O que é operação logística e como funcionam?  

A operação logística se refere ao processo de movimentação de produtos, desde o fabricante até o consumidor final. 

Esse conceito é parte crucial numa cadeia de suprimentos e se trata de uma operação longa e rica em processos, pois se refere a toda atividade desempenhada pela empresa.

Esse procedimento funciona com o planejamento, implantação e controle do fluxo físico na cadeia de suprimentos, de forma eficiente. 

É possível  que seja controlada internamente ou por operadores logísticos terceirizados. Além disso, para colocar em prática é importante considerar quatro pilares e cada um deles necessita de mão de obra qualificada, infraestrutura e tecnologia para que a empresa possa ser mais competitiva e estar alinhada às tendências de mercado. 

Saiba mais sobre eles: 

1. Abastecimento

Etapa voltada à gestão de compras de matéria-prima e componentes, ela tem início no pedido ao fornecedor e se estende até as práticas de transporte, armazenagem e distribuição, por isso é imprescindível que seja considerada em conjunto com as outras etapas. 

2. Armazenagem

A armazenagem tem grande importância no processo e trata-se da entrada, saída e guarda de insumos e mercadorias. Essa etapa envolve cuidado especial quanto às avarias de produtos. 

3. Transporte e distribuição

Foco na gestão de veículos e motoristas, passando pelas escaladas até o cumprimento de regras como a Lei do Motorista. 

É importante ter um bom planejamento com melhores rotas e otimização de percursos. Os veículos nunca podem rodar sem mercadorias ou passar por rotas mais longas do que seria necessário, por exemplo. 

4. Controle de estoque

Nesta etapa o acompanhamento do uso e reposição de mercadorias deve ser o foco do operador logístico. Além disso, é importante considerar a reposição de tudo que for necessário para operação, como manutenção dos veículos, óleos para motores e pneus. 

Boas práticas para operação logística que você pode considerar

Existem algumas boa práticas para tornar a operação logística mais eficiente: 

1. Organize o estoque

A organização de estoque garante bons índices de produtividade e reduz desperdícios, avarias e perdas, equilibrando os custos operacionais. 

Essa etapa inclui: 

  • armazenagem;
  • sinalização do espaço físico;
  • identificação correta dos produtos;
  • realização de inventários.

Esse passo dado com qualidade favorece a previsão de demanda, antecipando momentos do mercado.

2. Padronize os processos

Ter processos bem definidos, mapeando ações e estabelecendo métodos para que o fluxo logístico faça sentido é muito importante. Isso elimina gargalos produtivos e ajuda no desenvolvimento das atividades. 

3. Busque melhorias

Buscar melhoria contínua é um método que busca encontrar falhas e soluções para eliminá-las e minimizar os seus impactos. Assim é sempre possível otimizar a execução de atividades e obter benefícios como:

  • redução de desperdícios;
  • redução de custo;
  • aumento da produtividade;
  • maior agilidade nas produções;
  • mais qualidade no produto final. 

Como os  Galpões Flexíveis podem ajudar na operação logística

Ter um espaço físico adequado é muito importante para os processos de armazenagem e estocagem dentro da operação logística. 

Existem duas possibilidades, os armazéns de alvenaria em que a sua empresa é dona do espaço e detém toda a responsabilidade pelo local, pagamento de impostos, reformas e construções, por exemplo. Já os galpões flexíveis, tem se mostrado como o futuro da armazenagem por diferentes motivos. Veja a seguir:

1. Flexibilidade

Com o aluguel desse tipo de solução é possível ganhar flexibilidade, sendo possível aumentar ou diminuir o espaço contratado a partir da demanda necessária para cada época do ano.

2. Economia

Um armazém de alvenaria pode custar entre R$ 130,00 e R$ 250,00 por metro quadrado, enquanto o galpão flexível representa cerca de 45% de economia. Por não ser uma construção tradicional, ela não necessita passar por trâmites burocráticos e também está isenta de impostos como o IPTU. 

3. Localização estratégica

Os galpões podem ser distribuídos estrategicamente formando uma rede logística e dividindo o seu estoque em diferentes espaços, fazendo com que as entregas sejam mais rápidas e baratas, aumentando a satisfação do consumidor final.

Além desses pontos, os galpões flexíveis contam com uma montagem ágil e espaço adequado para otimizar os processos logísticos. Esse tipo de produto é oferecido pela Tópico, empresa líder no segmento e com atuação em toda extensão do país. 

A empresa oferece cinco soluções em galpões, cada um com sua característica específica para melhor atender às suas necessidades. Conheça cada uma das soluções e faça já o seu orçamento! 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Galpão de Materiais de Construção Civil: Entenda a Importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para Que Serve O Centro De Distribuição De…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

O Futuro da Logística Empresarial: Conheça as Vantagens do Barracão…

Confira os motivos pelos quais você pode optar por um barracão industrial. Esse modelo tem tudo para ser o futuro da logística empresarial!

Receba nossa newsletter