Estamos na temporada de colheita da safra do café e, nesse período começam as dúvidas e a maior demanda por um sistema de armazenamento com o melhor custo benefício.
A busca pela opção de armazenagem de maior custo-benefício considera o investimento necessário, a segurança do galpão, a praticidade e a velocidade de construção da estrutura. Na temporada de colheita da safra do café começam as dúvidas e a maior demanda por um sistema de armazenamento com o melhor custo benefício.
O armazenamento do café, em condições inadequadas, é considerado um dos principais fatores determinantes de perdas qualitativas e quantitativas no produto. Alguns cuidados de manejo devem ser observados em função de fenômenos como migração de umidade e condensação de vapor, infestação por insetos, além de outras ocorrências que podem favorecer a deterioração fúngica e contaminação por micotoxinas.
O café pode ser armazenado como café coco ou pergaminho, logo após a secagem e antes do beneficiamento, a granel ou em tulhas, e, como café beneficiado, normalmente acondicionado em sacos de juta, empilhados nos armazéns.
O armazenamento do café em tulhas, logo após a secagem, é necessário para oferecer um período de repouso aos grãos. As tulhas de armazenamento devem ser construídas nas proximidades do terreiro ou dos secadores e ligadas às instalações de beneficiamento. Podem ser feitas de madeira tratada, alvenaria ou com paredes metálicas. A madeira, no entanto, é mais adequada por ser um material mau condutor de calor, reduzindo as variações de temperatura e a possibilidade de condensação de água sobre a massa de grãos.
Mesmo com os avanços tecnológicos experimentados ao longo dos tempos, o armazenamento do café ainda é feito, em quase sua totalidade, em sacarias. O motivo pelo qual essa ainda é uma das práticas mais usadas é o fato do saco de café ser uma unidade armazenadora de fácil manuseio e que se adapta bem ao comércio varejista.
Para armazenar o café em sacaria com nível de qualidade satisfatório, alguns pontos relativos à construção dos armazéns devem ser criteriosamente observados:
- A instalação de portas em números e locais tecnicamente escolhidos, de modo a facilitar as operações de carga e descarga;
- A instalação de portas frontalmente ou alinhadas em paredes opostas;
- Pé-direito com altura mínima de 5 m;
- A colocação de aberturas laterais de ventilação;
- A utilização de telhas transparentes para melhorar a iluminação natural;
Na Tópico, realizamos projetos especiais de acordo com cada necessidade de adaptação do cliente que, acompanhado de nosso especialista, poderá montar sua estrutura exatamente de acordo com a melhor funcionalidade que precisa.
Posts Relacionados
Saiba mais sobre Galpão Lonado. Fale conosco para um projeto personalizado!
Seja qual for o seu setor, nossos especialistas estão à disposição para desenvolver a solução ideal para você.
Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a otimizar seu espaço com eficiência e qualidade.
Solicite orçamento