Home / O Projeto Delta mais desafiador…

O Projeto Delta mais desafiador da história da Tópico

No primeiro semestre de 2020, foi entregue o maior e mais desafiador projeto da Tópico e de todo o segmento de infraestrutura flexível. Trata-se da cobertura para armazenagem de minério, realizado para uma grande mineradora, no Estado do Pará, no maior projeto de mineração do mundo.

Por meio da solução, classificada como um Projeto Delta, linha de soluções totalmente customizadas da Tópico, a empresa mineradora aumentou significativamente sua produtividade e proporcionou ainda mais segurança para seus colaboradores.

O projeto chama atenção não só por sua robustez, mas principalmente pela a complexidade e desafios para os mais diversos setores da Tópico, exigindo muita dedicação, desde o time comercial até as equipes de engenharia, fabricação, logística e de campo.

Desafios comerciais

Por se tratar de um projeto de alta complexidade, foi necessário ter muita colaboração entre o time comercial da Tópico e os especialistas em engenharia, logo no início das negociações. Desta forma, as variáveis do projeto foram analisadas cuidadosamente e previstas de forma minuciosa, possibilitando a elaboração de prazos e valores justos.

“Apenas para se ter uma ideia das dimensões desse projeto, as negociações para fechar o contrato duraram meses. Tudo porque, em um projeto tão especial e com essa complexidade, é necessário que a maior parte dos detalhes sejam definidos com antecedência”, explica Pamela Pianta, Gerente Comercial da Tópico responsável pelas negociações.

“Todo este trabalho, realizado com muita troca com nosso time de engenharia e com o cliente, foi recompensado. Por fim, conseguimos mostrar que a Tópico tinha todos os requisitos para realizar um projeto tão robusto e importante para este cliente.”, relata Pamela.

Desafios de engenharia

Fernando Gomez, Gerente de Engenharia e Inovação da Tópico, conta alguns dos desafios encontrados pelo time de engenheiros. “Os desafios foram muitos. Tivemos que trabalhar sobre uma estrutura já existente do cliente, por exemplo. Ainda tivemos que lidar com os grandes vãos de estruturas (mais de 30m) e com uma inclinação da cobertura proporcionando combinações de esforços gravitacionais e de ventos e muito mais complexas do que em outros projetos”, explica Fernando.

“Essa obra coloca a Tópico, de uma vez por todas, na vanguarda da infraestrutura flexível. Não há competidores no mercado com essa competência, nem entre os players de galpões modulares, nem entre as empresas de estruturas metálicas convencionais. Estamos posicionados de forma única no mercado”, comenta.

Desafios de logística e operações

Os processos logísticos e a montagem da solução também exigiram muito trabalho e muita atenção de diversos profissionais da Tópico. Por se tratar de uma obra de longa duração e muito complexa, a atenção à segurança de todos os envolvidos foi redobrada.

“A obra foi entregue com segurança absoluta das pessoas, mesmo envolvendo mais 80 toneladas de aço, quase 2,5 toneladas de lona e montando estrutura a alturas superiores a 40 metros do solo”, comemora Maurício Matias, Executivo de Operações de Campo da Tópico. 

Ele comenta, ainda, sobre a importância do projeto, não só para da Tópico, mas para todo o segmento de infraestrutura flexível. “O sucesso desse projeto gigante é um feito histórico para todo o segmento de infraestrutura flexível, pois mostra nossa capacidade de atender grandes projetos customizados”, observa.

Infraestrutura Flexível é na Tópico

Mais do que oferecer o melhor custo benefício em galpões lonados, tendas e coberturas, a Tópico é líder absoluta no segmento de infraestrutura flexível porque é capaz de entregar soluções customizadas para os maiores players de diversos segmentos. 

Com mais de 40 anos de mercado e capilaridade nacional, a Tópico investe cada vez mais em inovação.

Conheça os nossos soluções sob medida em galpões, tendas e coberturas modulares.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Entenda a diferença entre galpão e barracão pré-moldados

Leia o artigo para descobrir qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldados e conhecer as vantagens dessas estruturas flexíveis para armazenagem.

Galpão de materiais de construção civil: Entenda a importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para que serve o Centro de Distribuição em…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

Receba nossa newsletter