Blog

Home / O E-COMMERCE PRECISA SE INSERIR…

O E-COMMERCE PRECISA SE INSERIR NO UNIVERSO DA INFRAESTRUTURA FLEXÍVEL

Um mercado que vai faturar cerca de  R$ 80 bilhões em 2019, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o que representa um aumento de 16% em relação ao ano anterior, com certeza tem diversos desafios que precisam ser sanados, afinal, com o consumidor brasileiro cada vez mais exigente em suas aquisições, quem não qualificar seu business, vai perder negócio e perder espaço para os concorrentes.

Dentre esses diversos desafios, um chama a atenção por ser de fácil resolução, porém complexo, a necessidade de se viabilizar a instalação de centros de armazenagem próximo de grandes polos de consumo, visando a entrega dos produtos de forma mais ágil para o cliente. Segundo relatório lançado em 2018, pela consultoria NAI Brazil, no eixo Rio de Janeiro/São Paulo, somente 34% dos galpões logísticos estão localizados em um raio de até 30 quilômetros das capitais, que é a distância considerada ideal.

E é aí que entramos na questão “fácil resolução, porém complexo”, afinal, ao projetar seus centros operacionais, as empresas geralmente optam por construções de alvenarias, caras, trabalhosas e com praticamente nenhuma agilidade, o que torna o processo complexo. E a resolução fácil é porque sabemos que existe a opção da infraestrutura flexível, que torna o centro logístico em uma estrutura ágil, sólida, segura e funcionando de forma orgânica com às necessidades da empresa.

Ao optar por uma solução flexível em infraestrutura e armazenamento, a empresa tem a oportunidade de ter um galpão em estrutura metálica, que pode ser revestido em lona ou zinco, construído com o metro quadrado de acordo com o que se  necessita para aquele momento, podendo aumentar rapidamente de acordo com a prosperidade dos negócios. E o melhor, o investimento é menor do que um espaço feito em alvenaria ou em condomínios logísticos.

Hoje, a infraestrutura flexível já tem sido uma ótima alternativa para operadores portuários e empresas de transporte de um modo geral. Ou seja, a consolidação dessa modalidade para as empresas de e-commerce, que estão em franca expansão no mercado brasileiro, é questão de tempo e de entendimento de que esse é sim o formato ideal para auxilia-las em busca do crescimento e da prosperidade.

Quer falar mais sobre o assunto? Esse tema certamente será amplamente discutido na Intermodal South America, que acontece de 19 a 21 de março, no São Paulo Expo Center. Eu estarei no estande da Tópico, que será o número 60 da rua 8.

 

 

– Leonardo é Administrador de Empresas, com ênfase em Comércio Exterior, graduado pela PUC-RS, com pós-graduação em Gestão Comercial pela FGV-RS. Tem mais de 12 anos de experiência em empresas multinacionais prestadoras de serviço no transporte marítimo de cargas, atuando diretamente com clientes estratégicos e desenvolvendo projetos de vendas consultivas para players de diversos setores.

Blog

O E-COMMERCE PRECISA SE INSERIR NO UNIVERSO DA INFRAESTRUTURA FLEXÍVEL

Um mercado que vai faturar cerca de  R$ 80 bilhões em

COMO SUPERAR OS DESAFIOS LOGÍSTICOS UTILIZANDO INFRAESTRUTURA FLEXÍVEL?

Seja em um Centro de Distribuição, um Operador Logístico ou uma

COMO AUMENTAR MEU ESTOQUE NO CARNAVAL?

Estamos no começo de fevereiro, e os preparativos para o Carnaval,

Receba nossa newsletter