Blog

Home / O E-COMMERCE PRECISA SE INSERIR…

O E-COMMERCE PRECISA SE INSERIR NO UNIVERSO DA INFRAESTRUTURA FLEXÍVEL

Um mercado que vai faturar cerca de  R$ 80 bilhões em 2019, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o que representa um aumento de 16% em relação ao ano anterior, com certeza tem diversos desafios que precisam ser sanados, afinal, com o consumidor brasileiro cada vez mais exigente em suas aquisições, quem não qualificar seu business, vai perder negócio e perder espaço para os concorrentes.

Dentre esses diversos desafios, um chama a atenção por ser de fácil resolução, porém complexo, a necessidade de se viabilizar a instalação de centros de armazenagem próximo de grandes polos de consumo, visando a entrega dos produtos de forma mais ágil para o cliente. Segundo relatório lançado em 2018, pela consultoria NAI Brazil, no eixo Rio de Janeiro/São Paulo, somente 34% dos galpões logísticos estão localizados em um raio de até 30 quilômetros das capitais, que é a distância considerada ideal.

E é aí que entramos na questão “fácil resolução, porém complexo”, afinal, ao projetar seus centros operacionais, as empresas geralmente optam por construções de alvenarias, caras, trabalhosas e com praticamente nenhuma agilidade, o que torna o processo complexo. E a resolução fácil é porque sabemos que existe a opção da infraestrutura flexível, que torna o centro logístico em uma estrutura ágil, sólida, segura e funcionando de forma orgânica com às necessidades da empresa.

Ao optar por uma solução flexível em infraestrutura e armazenamento, a empresa tem a oportunidade de ter um galpão em estrutura metálica, que pode ser revestido em lona ou zinco, construído com o metro quadrado de acordo com o que se  necessita para aquele momento, podendo aumentar rapidamente de acordo com a prosperidade dos negócios. E o melhor, o investimento é menor do que um espaço feito em alvenaria ou em condomínios logísticos.

Hoje, a infraestrutura flexível já tem sido uma ótima alternativa para operadores portuários e empresas de transporte de um modo geral. Ou seja, a consolidação dessa modalidade para as empresas de e-commerce, que estão em franca expansão no mercado brasileiro, é questão de tempo e de entendimento de que esse é sim o formato ideal para auxilia-las em busca do crescimento e da prosperidade.

Quer falar mais sobre o assunto? Esse tema certamente será amplamente discutido na Intermodal South America, que acontece de 19 a 21 de março, no São Paulo Expo Center. Eu estarei no estande da Tópico, que será o número 60 da rua 8.

 

 

– Leonardo é Administrador de Empresas, com ênfase em Comércio Exterior, graduado pela PUC-RS, com pós-graduação em Gestão Comercial pela FGV-RS. Tem mais de 12 anos de experiência em empresas multinacionais prestadoras de serviço no transporte marítimo de cargas, atuando diretamente com clientes estratégicos e desenvolvendo projetos de vendas consultivas para players de diversos setores.

Blog

COMO NÃO PERDER A INTEGRIDADE DO FERTILIZANTE ARMAZENADO 

Quando entramos no universo do Agronegócio no Brasil, sabemos que nos

TÓPICO REALIZA SÉTIMA EDIÇÃO DO SEU WORKSHOP COMERCIAL

Em busca de manter a excelência em sua atuação, no último

O QUE A SERGE FERRARI ME MOSTROU DE INOVAÇÕES PARA…

Inovação está no DNA da Tópico e sob essa ótica recebi

Receba nossa newsletter