Home / Galpão com lona dupla: a…

Galpão com lona dupla: a solução ideal para armazenar em um país quente como o Brasil

Armazenar cargas e produtos que são sensíveis às radiações solares e ao calor é um desafio imenso para as empresas brasileiras. Atenta a isso, a Tópico, líder no mercado de galpões e infraestrutura flexível com tradição de mais de 40 anos no país, desenvolveu uma solução pioneira: galpões com sistema de lona dupla.

Antes de apresentar a solução neste artigo, vamos contextualizar o cenário.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), 2019 foi o mais quente já registrado no país. O órgão, que que acompanha a variação diária da temperatura no país desde o final do século XIX, destaca, ainda que a temperatura mínima também foi a mais alta, com 20,04ºC.

O Brasil segue a tendência mundial, principalmente no inverno, com pequenas diferenças. Em janeiro de 2020, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou que 2016 foi o ano mais quente na média global e 2019 foi o segundo mais quente desde 1850, quando as medições começaram a ser feitas.

Com isso, segmentos da economia que precisam armazenar produtos sensíveis às radiações solares e ao calor precisam de soluções que evitem riscos às cargas e também aos funcionários. 

O QUE É O GALPÃO PARA ARMAZENAR COM SISTEMA DE LONA DUPLA?

O galpão da Tópico com sistema de lona dupla para armazenar recebe duas camadas de membrana. A lona convencional que fica na parte externa do galpão e uma segunda camada, como uma segunda pele, também chamada de double skin ou double layer, na estrutura. 

O espaçamento existente entre as duas camadas tem a finalidade de melhorar o desempenho térmico do sistema em ambientes quentes e de radiação solar muito intensa. A membrana dupla gera uma proteção maior da radiação solar dentro do galpão. 

Com a lona dupla, cria-se uma segunda barreira para a radiação do sol, dobrando o desempenho, reduzindo significamente também o calor. 

QUAIS OS OUTROS BENEFÍCIOS DO GALPÃO COM SISTEMA DE LONA DUPLA?

O galpão da Tópico com sistema de lona dupla é fundamental para segmentos como o agronegócio e indústria alimentícia. O setor de bebidas, por exemplo, sofre com a necessidade de ter que reduzir períodos de armazenagem por causa da influência da temperatura nos produtos. Com os galpões de lona dupla, o risco caí, pois as temperaturas têm um impacto significativo de até 7 graus. 

É relevante, ainda, para ambientes com grande circulação de pessoas no galpão, pois o calor gera incômodo aos funcionários. 

O galpão da Tópico com sistema de lona dupla é uma evolução em relação ao forro térmico, pois este é aplicado somente na cobertura e não pode ser reutilizado. A lona dupla é, por outro lado, aplicada em todo o galpão e desenvolvida com material reutilizável durante todo o ciclo de vida útil da membrana, uma solução totalmente sustentável. 

COMO OS GALPÕES FLEXÍVEIS APERFEIÇOAM OUTROS PROCESSOS DA EMPRESA

Os galpões da Tópico também apresentam outros benefícios.

O galpão, é uma infraestrutura flexível que pode ficar 100% pronta em apenas duas semanas, ou seja, é uma opção ágil, bastante prática e de muita flexibilidade. 

  • Você monta, desmonta, aumenta ou reduz o galpão para atender a armazenagem da sua produção, máquinas e peças quantas vezes precisar. 

As facilidades de montagem e desmontagem de estruturas deste tipo representam características específicas do compartilhamento na utilização de recursos uma vez que o modelo de negócios permite que um mesmo produto possa atender várias configurações e especificidades de diversos clientes durante seu ciclo de vida. 

  • Este potencial reflete, também, o debate envolvendo competitividade: a emergência de modelos competitivos baseados na sustentabilidade ambiental.

Ao investir em galpões de lona, economiza-se, por exemplo:

  • No uso de água
  • Eletricidade
  • Uso de equipamentos
  • Terraplanagem

Além de se adaptar a qualquer tipo de piso, são obras limpas, não gerando entulho e a necessidade de descarte. Do ponto de vista de investimento, inovações sustentáveis a partir da inserção de padrões ambientais, podem proporcionar reduções de custos, otimização na utilização de recursos e da cadeia e aumento no valor agregado do produto.

Com isso, portanto, os galpões de lona apresentam as melhores soluções para desperdícios apontados pelo sistema Lean and Green, tais como:

  • Excesso de produção
  • Espera
  • Retrabalhos
  • Uso excessivo de recursos
  • Uso excessivo de energia
  • Uso excessivo de água
  • Produção de detritos

Na sequência, vamos mostrar outras funcionalidades que fazem dos galpões de lona as melhores soluções para sua empresa. 

QUAIS SÃO AS OUTRAS FUNCIONALIDADES DOS GALPÕES DE LONA

Além de estar adaptado aos sistemas Lean and Green, os galpões de lona apresentam outros benefícios se comparados com outras soluções concorrentes como o galpão em alvenaria e a armazenagem externa terceirizada. 

Os galpões de lona são compostos de estrutura metálica e lona tensionada (há também soluções revestidas de zinco) e permitem que se escolha o layout de acordo com a necessidade de armazenagem da sua empresa. 

Compare, por exemplo, o que acontece quando:

1. Constrói armazém em alvenaria para armazenagem

  • Uma construção de alvenaria com mil m² gasta, em média, para ficar pronta, cerca de quatro meses, levando em conta procedimentos como aprovações, licenças e inspeções;
  • A alvenaria é complexa e demanda altos investimentos e custos de manutenção;
  • os gastos com alvenaria são classificados como Capex (Capital Expenditure), ou seja, custo fixo.

2.Alugar galpão de lona para armazenagem

  • Um galpão de lona para alugar com mil m² gasta é montado em, no máximo, dez dias para armazenar sua produção alimentícia com rapidez e segurança; 
  • Um galpão de lona permite que se altere o layout de acordo com a necessidade, por conta de sua modularidade, evitando que a empresa fique com o ativo ocioso;
  • O galpão de lona tensionada ou zinco é considerado como Opex (Operational Expenditure), uma despesa mensal;
  • A lona tensionada e o revestimento de zinco utilizados na infraestrutura flexível do galpão de lona garantem melhor conforto térmico, menor concentração e condensação de gases tóxicos e permite a realização da estocagem da produção alimentícia no modelo FIFO (first in/first out);
  • O galpão de lona é coberto por uma membrana (lona) antichamas com durabilidade de até 40 anos;
  • Alugar um galpão de lona tensionada ou zinco é sinônimo de economia no uso de água, eletricidade, equipamentos e terraplanagem;
  • As soluções de galpão de lona tensionada ou zinco se adaptam a qualquer tipo de piso e são obras limpas, não gerando entulho e a necessidade de descarte.

QUAL A MAIOR E MELHOR OPÇÃO PARA LOCAÇÃO DE GALPÕES DE LONA?

No Brasil, quem lidera o segmento é a Tópico. Com mais de 40 anos de atuação, a empresa especializada em infraestruturas flexíveis é responsável por 65% do market share (participação no mercado) do setor de galpão de lona tensionada ou revestimento de zinco para cobertura e armazenagem.

A Tópico tem mais de 2,5 milhões de m² instalados e contabiliza mais de 800 empresas em carteira dos mais diversos setores, como agronegócio, empresas de logística, infraestrutura e serviços em geral.

Conta também com fábrica própria e centros de distribuição localizados em Embu das Artes, São Paulo, a Tópico também possui filiais estratégicas pelo País: em São Paulo (capital), Contagem (MG), Simões Filho (BA) e Parauapebas (PA). 

QUAL A SOLUÇÃO IDEAL DE GALPÃO LONADO?

Inovadora, a Tópico disponibiliza um aplicativo no Google Play e na Apple Store que te permite, de forma rápida e assertiva, entender qual a solução do catálogo Tópico perfeita para a sua necessidade. O aplicativo também traz conteúdos sobre armazenagem, o show room dos galpões e projetos executados pela empresa e permite a abertura de chamado técnico para manutenção.

Quer saber mais sobre as soluções de galpão de lona da Tópico? Acesse https://topico.com.br/contato/ ou ligue 0800 120 1200 e faça um orçamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Blog

Os desafios vencidos pelos times de logística e operação no…

Entregue no começo de 2020, este Projeto Delta desenvolvido para mineração

Armazenagem é peça chave para e-commerce às vésperas da Black…

O mês de novembro chegou e o mercado de e-commerce se

Os desafios vencidos pelo time de engenharia no maior Projeto…

Entregue no primeiro semestre de 2020, este Projeto Delta desenvolvido para

Receba nossa newsletter