Home / AVCB – Como o Corpo…

AVCB – Como o Corpo de Bombeiros fiscaliza, classifica e vistoria as edificações comerciais

O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é o documento oficial e obrigatório que garante a implantação de um projeto, previamente aprovado, de proteção e combate a incêndio tendo em vista resguardar vidas e o patrimônio. A aprovação deste documento por parte do Corpo de Bombeiros é imprescindível para toda e qualquer empresa com sede física, independente do segmento de atuação e do tipo de produto/serviço prestado, os órgãos públicos estatais e municipais a asseguram a contingência emergencial do estabelecimento, e permite assim, a circulação regular de pessoas e bens dentro das edificações.

Requisito para obtenção de outros tipos de documentos importantes, como o Alvará de Funcionamento e o AVS (Auto de Verificação de Segurança), não somente o Corpo de Bombeiros e a PMSP possuem precedentes legais para exigi-lo, como também outros órgãos e instituições regulamentares como: a Delegacia Regional do Trabalho e a ANVISA.

O documento é emitido por uma empresa de auditoria credenciada, que irá autenticar a aplicação de todas instruções técnicas (Its) necessárias para a edificação, seu fim e perfil de utilização, garantindo o cumprimento das normas aplicadas a prevenção e combate a incêndio.

A validade do AVCB muda de acordo com a legislação vigente em cada Estado, Em São Paulo, por exemplo, é de um a três anos, dependendo do tipo de edificação. Outros estados podem ter prazo maior ou menor. Além do prazo, algumas situações tornam necessárias uma emissão do certificado. Reformas que alterem de forma mais profunda a planta, devem consultar o Corpo de Bombeiros a respeito, evitando assim penalidades que vão de multas até interdição do local.

Corpo de Bombeiros de SP reconhece segurança contra incêndio dos sistemas de infraestrutura flexível (“galpões lonados para depósito”)

As instruções técnicas (Its) de segurança consideram o uso e ocupação das edificações, com diversas as normas e regras que devem ser observadas e ao desenvolver e implantar um projeto de segurança contra incêndio.

No último dia 17 de abril foi publicado no diário oficial do Governo do Estado de São Paulo, intitulado “Parecer Técnico CCB – 011-800-20” referente a consulta técnica Ofício PRE/045/20 da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – Abimaq e aprovado: isenção de verificação da segurança estrutural contra incêndio para o tempo requerido de resistência ao fogo (TRRF – IT 08) e Controle de Materiais de Acabamentos e Revestimento (CEMAR – IT 10) utilização de membranas tipo IV-A.

Ao olhar com excepcionalidade para os sistema de infraestrutura flexível, sua larga escala de aplicação, baixa densidade populacional e características de segurança próprias do sistema conforme publicado: “Que incêndio em galpões lonados utilizados para depósitos possui comportamento diferente do convencional, uma vez que as paredes e o teto são rapidamente consumidos pelo incêndio e isso contribui para a redução da temperatura interna do depósito e para a redução da concentração de fumaça, fato que impede que ocorra fenômeno do tipo “flashover” e permite o combate ao incêndio com maior facilidade”, reconhece o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo a seguranças dos depósitos em situação de incêndio.
Fica definido pela consulta técnica portanto:

“a) as membranas técnicas (lonas) utilizadas nas estruturas modulares que forem destinadas ao uso de depósitos devem possuir classificação de controle de material de acabamento e de revestimento classe II-A, III-A, ou IV-A;

b) as estruturas metálicas dos galpões lonados, utilizadas exclusivamente para depósitos térreos são isentas de segurança estrutural contra incêndio (TRRF);”

Assim, nossos clientes e parceiros terão um novo olhar ao solicitarem o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) para suas instalações com a utilização dos sistemas de infraestrutura flexível.

Espero que essas informações tenham te ajudado a compreender melhor sobre o AVCB. Na Tópico, temos a transparência, a ética, o respeito e a segurança como um valores inegociáveis porque acreditamos que só por meio dessas condutas seja possível construir relações comerciais duradouras e contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de nossos clientes e de toda a sociedade. Convido você a continuar acompanhando o Tech Tópico e saber mais sobre nós em nosso site: Tópico

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Entenda a diferença entre galpão e barracão pré-moldados

Leia o artigo para descobrir qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldados e conhecer as vantagens dessas estruturas flexíveis para armazenagem.

Galpão de materiais de construção civil: Entenda a importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para que serve o Centro de Distribuição em…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

Receba nossa newsletter