Home / Galpão de estrutura metálica ou…

Galpão de estrutura metálica ou alvenaria: qual o melhor investimento?

A armazenagem adequada de insumos e produtos é fundamental para os mais diversos tipos de empresas e indústrias. Em busca de encontrar a solução com melhor custo-benefício, os gestores muitas vezes ficam em dúvida em relação a qual é a melhor opção para o armazenamento.

Neste artigo, vamos apresentar as principais características de um galpão de estrutura metálica e de um galpão de alvenaria, para que a tomada de decisão seja facilitada. 

Boa leitura!

Entenda o galpão de armazenagem de alvenaria

Um galpão de alvenaria é um sistema de armazenagem construído principalmente com tijolos, blocos de concreto ou pedras, utilizando argamassa para unir os elementos. Esses galpões são conhecidos por sua durabilidade e resistência, sendo capazes de suportar cargas pesadas e condições climáticas adversas.

Entenda o galpão de estrutura metálica

Um galpão de armazenagem de estrutura metálica, por sua vez, é uma construção feita principalmente de aço ou metal, incluindo colunas, vigas, treliças e telhado. Esses galpões são conhecidos pela sua rapidez de construção, versatilidade e resistência.

Galpão de estrutura metálica X galpão de alvenaria: qual é mais vantajoso

Um galpão de estrutura metálica oferece diversas vantagens em relação a um galpão de alvenaria, especialmente em termos de custo, tempo de construção, flexibilidade de design e durabilidade. Aqui estão as principais:

Custo inicial mais baixo

Em geral, os galpões de estrutura metálica têm um custo inicial mais baixo do que os galpões de alvenaria. Isso se deve principalmente ao fato de que os materiais de construção metálicos costumam ser mais acessíveis e à eficiência da montagem da estrutura.

Agilidade na construção

A construção de um galpão de estrutura metálica é geralmente mais rápida do que a construção de um galpão de alvenaria. Isso ocorre porque a estrutura metálica é pré-fabricada e montada no local, enquanto a alvenaria requer a construção de paredes tijolo por tijolo, o que é um processo mais demorado.

Sendo assim, a opção em estrutura metálica é um dos melhores tipos de armazenagem para demandas emergenciais.

Flexibilidade

As estruturas metálicas oferecem uma maior flexibilidade de design do que as estruturas de alvenaria. É mais fácil modificar ou expandir um galpão de estrutura metálica no futuro, caso seja necessário, enquanto a modificação de um galpão de alvenaria pode ser mais complexa e dispendiosa.

Peso

As estruturas metálicas são mais leves do que as estruturas de alvenaria, o que pode resultar em fundações mais simples e menos custosas. Além disso, a leveza da estrutura metálica pode facilitar o transporte e a montagem.

Durabilidade

Embora as estruturas metálicas possam ser afetadas pela corrosão, quando adequadamente protegidas, elas tendem a ser muito duráveis e podem resistir bem às condições climáticas e ao passar do tempo. A durabilidade das estruturas metálicas também pode resultar em menores custos de manutenção a longo prazo.

Eficiência energética

As estruturas metálicas podem ser projetadas para serem altamente eficientes em termos energéticos, com isolamento adequado e técnicas de construção que minimizam perdas de calor ou frio, o que pode resultar em economia de custos operacionais ao longo do tempo.

Sustentabilidade

O aço é um material reciclável, o que significa que as estruturas metálicas podem ser mais sustentáveis do que as estruturas de alvenaria. Além disso, a fabricação de estruturas metálicas pode ser menos intensiva em energia do que a produção de materiais de construção tradicionais, como tijolos e cimento.

Como contratar um galpão de estrutura metálica

A Tópico é uma empresa especializada em soluções de armazenagem flexíveis e de montagem rápida para os mais diversos tipos de demandas. Para conhecer mais informações, acesse a página de galpão em estrutura metálica pré-moldada em nosso site e não hesite em nos contatar para tirar dúvidas e fazer um orçamento.

Atualmente, atendemos aos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Pará.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

ESG: o que é e qual seu impacto na logística…

Confira mais detalhes sobre o que é ESG, sigla para Ambiental, Social e Governança (em português), e entenda sua importância nos setores da logística e armazenagem.

Entenda a diferença entre galpão e barracão pré-moldados

Leia o artigo para descobrir qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldados e conhecer as vantagens dessas estruturas flexíveis para armazenagem.

Galpão de materiais de construção civil: Entenda a importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Receba nossa newsletter