Home / Armazenagem é principal desafio para…

Armazenagem é principal desafio para indústria de bebidas na alta sazonalidade

Momento chave para indústria de bebidas, o mês de novembro costuma ser crucial para os players do segmento. Neste período, importantes decisões estratégicas e logísticas precisam ser tomadas, a fim de garantir a competitividade no principal período do ano.

Se por um lado, o mercado aquecido já é, por si só, uma boa notícia, também é indispensável adaptar todo o processo logístico para garantir que o seu produto chegue até o consumidor.

Planejamento e antecedência

De forma geral, os grandes players globais do segmento possuem grande capacidade de planejamento e sabem muito bem como lidar com a sazonalidade. Por isso, começam a se preparar para para o período de alta nas vendas com bastante antecedência.

Até porque, não se trata apenas de aumentar a capacidade de armazenagem de produtos durante o verão. É preciso, antes de mais nada, obter espaço armazenar insumos, embalagens e matéria-prima. Assim, garante-se negociações mais vantajosas a partir da antecedência e do volume negociado com os fornecedores. É cada vez mais comum, por exemplo, ver as principais empresas do segmento fazendo grandes estoques de garrafas de vidro.

Agilidade, baixo-custo e flexibilidade

A tarefa não é fácil. Entre as principais variáveis a serem observadas na hora de buscar soluções para armazenagem estão a agilidade, o custo e a flexibilidade.

De forma geral e resumida, a agilidade garantirá que a empresa estará preparada para a alta sazonalidade a tempo. A flexibilidade, por sua vez, permitirá que a área e o custo dedicados à armazenagem sejam alterados de maneira igualmente ágil, a qualquer momento. E, por fim, o custo, parâmetro sempre importante para qualquer negócio, garantirá um preço competitivo no produto final.

Uma mudança de paradigma

No Brasil, ainda existe uma grande demanda por galpões de alvenaria. Isso acontece, principalmente, por uma questão histórica e cultural. Mas, é importante procurar por soluções mais flexíveis e adequadas às empresas que lidam com a sazonalidade. Afinal, não faz sentido ter um custo permanente por soluções que serão utilizadas temporariamente.

Por outro lado, temos a crescente demanda por infraestrutura flexível, não só na indústria de bebidas, mas em diversos setores da economia. Para quem não está familiarizado, são galpões, tendas e coberturas revestidos por lonas em lona ou telhas de zinco. Essas estruturas tem a modularidade como principal vantagem. Assim, podem aumentar ou diminuir de acordo com a necessidade do momento.

Escolha bem suas parcerias

Para garantir que suas necessidades sejam supridas, é indispensável buscar empresas que demonstrem capacidade técnica para atendê-las.

Com mais de 40 anos de mercado e liderança absoluta no segmento de galpões, tendas e coberturas em lona ou zinco, a Tópico já atendeu aos maiores players globais da indústria de bebidas, bem como de diversos outros segmentos.

Além disso, a Tópico conta com capilaridade nacional, garantindo agilidade e o menor custo.

Garanta a competitividade na alta sazonalidade, entre em contato com a Tópico.

Blog

Leonardo Campos ministra curso sobre inovação sustentável na UFMS

Em novembro aconteceu, na Universidade Federal da Mato Grosso do Sul

TÓPICO CONFIRMA PRESENÇA NA INTERMODAL SOUTH AMERICA 2020

Após ser destaque como expositora na última edição da Intermodal, a

Os desafios vencidos pelo time comercial no maior Projeto Delta…

Entregue no primeiro semestre de 2020, este Projeto Delta desenvolvido para

Receba nossa newsletter