AGILIDADE E FLEXIBILIDADE SÃO CADA VEZ MAIS NECESSÁRIAS PARA SETOR DE LOGÍSTICA

Blog

Home / AGILIDADE E FLEXIBILIDADE SÃO CADA…

AGILIDADE E FLEXIBILIDADE SÃO CADA VEZ MAIS NECESSÁRIAS PARA SETOR DE LOGÍSTICA

Entre os principais desafios do setor de transporte e logística estão a incerteza na demanda e a necessidade de adaptação para atender cada projeto. Estes dois fatores são consequência de diversas variáveis externas, principalmente de ordem econômica e política.

Composto principalmente por operadores logísticos, transportadoras e operadores portuários, este setor é especialmente sensível às variações econômicas e políticas. As empresas precisam reduzir os custos de forma imediata em caso de perda de projetos ou se adequar muito rapidamente quando há novos fechamentos. Portanto, agilidade e flexibilidade são duas palavras indispensáveis para garantir a sobrevivência e a prosperidade neste contexto.

Cenário de incertezas

Helder Sanches, executivo comercial da Tópico com ampla experiência no atendimento do setor, analisa o contexto. “O país ainda vive um momento de baixa produtividade. Ao mesmo tempo, estamos em um período de alta sazonalidade por conta das datas marcantes de final de ano como black friday, Natal e compras do final do ano. Mas é muito difícil para uma empresa de logística ou transporte pensar em um investimento de longo prazo em um momento que ainda é de grande incerteza”, observa. 

Armazenamento com agilidade e flexibilidade

A necessidade de investir em soluções que ofereçam, já no curto prazo, uma capacidade de adequação rápida para um mercado cada vez mais dinâmico e cheio de incertezas tem sido percebida por diversos players do setor de logística e transporte. Assim, a demanda por soluções que ofereçam essa flexibilidade e agilidade tem crescido cada vez mais. 

Exemplo disso, é o aumento da procura por galpões de lona e outras estruturas flexíveis para armazenagem. “Essas soluções permitem que as empresas deste segmento tenham uma área ampla de armazenagem para absorver uma demanda sazonal, ou se adequar aos projetos e necessidades de seus clientes com agilidade”, comenta Helder. 

Tópico é líder do segmento de infraestrutura flexível

Com 40 anos de atuação, a Tópico é responsável por 65% do mercado de infraestrutura flexível para armazenagem. Entre os diversos segmentos da indústria e do agronegócio atendidos pela empresa, o setor de logística é um dos que tem encontrado diversos benefícios no utilização de suas soluções. 

“A Tópico se diferencia, pelo seu porte, por ter equipes próprias e altamente qualificadas, pelo potencial fabril e pela experiência no atendimento de grandes companhias. Então, nós entregamos não só a agilidade que nosso cliente espera, mas também a qualidade e a segurança que ele precisa, através de sólidos projetos de engenharia”, conclui Helder. 

Quer saber mais sobre as soluções da Tópico? Acesse https://topico.com.br/solucoes/?lang=pt.

Blog

Indústria de Alimentos e Bebidas deve se adaptar ao novo…

As medidas de combate à Covid-19 estão provocando profundas mudanças nos

Galpão flexível ou pré-moldado: qual a melhor solução para estocagem…

O agronegócio da cana-de-açúcar aponta boas projeções, com previsão de crescimento

Tendas da Tópico auxiliam hospitais de São Paulo no combate…

Cedidos gratuitamente enquanto durar a crise, os galpões do modelo Zeta

Receba nossa newsletter
Incerteza na demanda e a necessidade de adaptação para atender cada projeto são os principais desafios do setor de logística e transporte.