Blog

Reciclagem de lona: Conheça a prática de ESG Tópico

Imagem de destaque da seção principal do site Tópico
Reciclagem De Lona: Conheça A Prática ESG Da Tópico

A mata atlântica, presente em 17 estados brasileiros, é uma das áreas mais ricas do mundo em biodiversidade. Os ecossistemas que se encontram na floresta geram equilíbrio climático, abastecimento de água, matéria-prima para medicamentos, dentre inúmeros outros benefícios para a população brasileira. Porém, restam apenas 12,4% da floresta original.

A Tópico, atenta às alternativas de cuidados e preservação da mata atlântica, criou a Iniciativa Floresta Tópico.

Cada contrato firmado com seus parceiros de negócios representa a plantação de uma nova árvore nativa da mata atlântica. As mudas são fornecidas em nome dos clientes à ONG Iniciativa Verde.

Esta contribuição com o meio ambiente faz parte do comprometimento da Tópico com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance), fundamental para o propósito da empresa de participar ativamente do desenvolvimento sustentável da sociedade.

Entre outras ações de sustentabilidade ministradas pela Tópico, estão a reciclagem de lona, que tem o objetivo de reduzir a emissão de CO2 e a utilização de derivados de plástico.

Continue acompanhando o texto para saber como essa ideia pode promover um impacto positivo no meio ambiente. Mas, antes disso, entenda o que é ESG e sua relevância para a sociedade.

O que é ESG?

ESG — Ambiental, Social e Governança, em português — é um conjunto de boas práticas que tem por objetivo identificar empresas que se comprometem com o bem-estar da sociedade, do meio ambiente e também da sua própria governança.

Dessa forma, as companhias que aderem aos critérios ESG geram credibilidade junto aos investidores e consumidores, que têm preferência por empresas que se preocupam com um futuro sustentável.

Os três pilares ESG

O ESG é composto por três critérios que analisam se as atividades de uma empresa vão além dos lucros. São eles:

  • Ambiental: são todas as ações que envolvem recursos naturais: a empresa tem necessidade de aplicar uma política de desmatamento? Há normas para reciclagem? No caso da Tópico, a reciclagem de lona está integrada ao pilar ambiental;
  • Social: são as relações da empresa com as pessoas: como são tratados os colaboradores? A Tópico está em conformidade com este pilar por meio da implementação do Programa Ser Tópico, que promove a valorização do colaborador e seu engajamento na cultura da organização;
  • Governança: este pilar analisa a transparência contábil e financeira da empresa, por meio da da prestação de contas diante dos diversos públicos. O Relatório de Sustentabilidade mais recente emitido pela Tópico apresenta dados de geração de receita líquida da empresa, bem como seu desempenho econômico.

ESG: como tudo começou

Em 2004, o então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, lançou uma provocação a 50 CEOs de renomadas instituições financeiras: “Como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais?”.

A pergunta deu origem à publicação “Who Cares Wins”, do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial. Lá, via-se, pela primeira vez, a denominação Environmental, Social and Governance — ESG.

A importância da reciclagem de lona

A reciclagem de lona diminui o impacto ambiental causado pela fabricação do material. Se as empresas reutilizarem suas lonas ao invés de fabricar novas, os derivados plásticos são reduzidos em 66%, e a emissão de CO2 cai em 74%.

Isso representa o monitoramento sustentável dos elementos que podem causar danos ao meio ambiente.

A Tópico criou o PLIM — Programa Lona de Impacto Menor — que tem o objetivo de conscientizar seus clientes sobre a importância de se reutilizar as lonas.

Assim, a empresa busca adequar suas operações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) difundidos pela ONU, aprimorando seus projetos.

O PLIM e outras ações de preservação de recursos naturais fazem parte do processo de economia circular, que a Tópico aplica em todos os seus produtos.

Reciclagem de lona na Tópico

Ações de reciclagem, dentre outras iniciativas sustentáveis da Tópico, estão descritas no Relatório de Sustentabilidade.

O documento destaca a confecção dos galpões flexíveis de lona de aço, criados para o armazenamento e cobertura de diversos tipos de produtos dos setores de agronegócio, transporte e logística, construção, dentre muitos outros.

PVC, aço e alumínio são as matérias-primas das coberturas, que são fabricadas nas próprias instalações da Tópico. Dessa forma, evita-se a geração de resíduos ao final de cada obra.

Caso haja eventuais detritos oriundos de processos de fabricação ou de degradação de elementos, a Tópico envia os materiais para empresas de reciclagem.

Por ano, são reutilizados 32.200 kg de lona, o que reafirma o compromisso da empresa em apresentar soluções sustentáveis.

Todos os dados estão disponibilizados no Relatório de Sustentabilidade, que apresenta também informações relativas ao nível de engajamento dos colaboradores e o sucesso da Plataforma de Educação Edupass, criada para o desenvolvimento dos profissionais.

Participar do desenvolvimento sustentável dos clientes e da sociedade é a missão da Tópico, que reativa seu compromisso em gerar impactos positivos ao meio ambiente a cada negócio fechado.

Aproveite para conhecer os galpões de lona da Tópico, que fornecem cobertura impermeável que protege contra chuvas, umidade e outros agentes externos, além de serem sustentáveis. Agende uma conversa com um de nossos especialistas.

Posts Relacionados

Saiba mais sobre Galpão Lonado. Fale conosco para um projeto personalizado!

Seja qual for o seu setor, nossos especialistas estão à disposição para desenvolver a solução ideal para você.

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a otimizar seu espaço com eficiência e qualidade.

Solicite orçamento

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas novidades da Tópico!

Ao se inscrever, você concorda com os termos e políticas de Uso