A soldagem é a forma mais importante de união permanente de peças usadas pela indústria. Por isso, a qualidade das soldas está diretamente ligada a capacidade das estruturas metálicas – como as utilizadas nos galpões lonados, tendas e coberturas, por exemplo – de suportar as forças que incidem naturalmente sobre elas.
Por isso, este artigo tem o objetivo de apresentar alguns conceitos básicos sobre os processos de soldagem a fim de oferecer informações valiosas para tomada de decisões precisas e seguras, essenciais para contratação de soluções ou estruturas que incluam o processo de soldagem em sua fabricação.
Um breve histórico
O desenvolvimento da soldagem moderna foi alavancado pela Revolução Industrial, a partir da descoberta do arco elétrico, em 1801. Em 1877, a soldagem por resistência foi estudada e, em 1885, foi desenvolvido a soldagem por arco elétrico.
Ao longo dos últimos séculos, não só os métodos de soldagem evoluíram, mas também está se aprimorando a capacidade de monitorar os processos de soldagem e ainda garantir maior repetibilidade e precisão por meio da robotização dos processos.
A evolução está longe de acabar. Os avanços tecnológicos e o desenvolvimento de novos materiais exigem novos métodos de soldagem, que ainda têm muito a oferecer.
Soldagem e robotização
Diante da evolução tecnológica, a robotização dos processos de soldagem também se desenvolveu, garantindo, assim, maior qualidade, segurança e capacidade de produção a partir da automatização.
Obviamente, a implementação da soldagem feita por robôs exige alguns cuidados. Para robotizar um processo fabril é preciso garantir que a montagem é precisa e o sistema garante repetibilidade. Sem essas condições, o retrabalho é constante, acarretando, assim, uma grande perda de produtividade.
O processo de soldagem da Tópico
Por meio da implementação de uma tecnologia inédita para o segmento, a Tópico não só aumentou a capacidade de produção, como também tornou seus produtos ainda mais confiáveis. Após aliar a precisão da robótica com o treinamento de seus experientes profissionais para lidar com a nova tecnologia, a Tópico alcançou um patamar de produtividade e qualidade sem precedentes no mercado.
O robô possui alta precisão, garantindo a repetibilidade do processo e, com isso, aumentando a consistência e qualidade da solda das estrutura. Com o emprego dessa tecnologia, obteve-se ganhos de produtividade da ordem de 30% a 40%, chegando, inclusive, a quadruplicar a produção de algumas peças.
Além disso, o processo de soldagem da Tópico possui a certificação AWS (American Welding Society), norma que atesta os processos e os procedimentos dos profissionais soldadores e ponteadores para estruturas metálicas, tornando-se a primeira empresa do segmento de infraestrutura flexível com essa qualificação.
Posts Relacionados
Saiba mais sobre Galpão Lonado. Fale conosco para um projeto personalizado!
Seja qual for o seu setor, nossos especialistas estão à disposição para desenvolver a solução ideal para você.
Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a otimizar seu espaço com eficiência e qualidade.
Solicite orçamento