Diante de tantas mudanças ambientais, comportamentais e sociais nos últimos meses, é fato considerar que 2020 foi o ano dos maiores debates e questionamentos entre toda a sociedade. E, sem dúvidas, um dos assuntos que dominou as rodas de conversas, também no meio corporativo, foi a sustentabilidade.
Como ser sustentável? Como tornar um negócio sustentável para o meio ambiente, sociedade e investidores? Como comunicar isso ao mercado? Estas foram apenas algumas perguntas que impulsionaram diversos projetos para a adoção de melhores práticas.
É de extrema importância que as empresas sejam transparentes e apresentem aos principais interessados no seu core business como foi o desempenho de cada setor ao longo do ano, cada meta atingida, o que foi realizado em prol do meio ambiente e quais os próximos objetivos traçados.
E para mostrar ao mercado que práticas são essas, as empresas têm adotado – com mais frequência nos últimos anos – os Relatórios Anuais de Atividades, um documento completo que analisa profundamente a cultura da companhia, o estímulo ao desenvolvimento de gestão de pessoas, detalha conquistas e o progresso da corporação ao longo do ano em todos os setores, apresenta indicadores relevantes, divulga informações estratégicas para o mercado e, acima de tudo, reforça o compromisso com práticas sustentáveis para colaboradores, clientes e sociedade.
Este tipo de relatório proporciona aos envolvidos e à sociedade o melhor entendimento sobre o que foi feito pela empresa no período analisado. Trata-se de uma publicação corporativa que dá maior transparência às principais realizações do negócio.
E mais: Relatórios Anuais de Atividades demonstram comprometimento, engajamento e seriedade, e abrem diversas vantagens para o seu negócio frente à concorrência, especialmente se as empresas do seu segmento de atuação ainda não utilizarem o modelo
Você poderá ser pioneiro! Já pensou nisso?
Foi exatamente o que fez a Tópico, empresa líder no segmento de galpões flexíveis. Identificou essa lacuna no setor e estruturou um denso e complexo projeto de Relatório para, mais uma vez, ser pioneira!
Neste artigo vamos mostrar a jornada da Tópico para a construção e entrega do seu primeiro Relatório de Atividades, referente ao ano de 2019.
COMO COMEÇAR UM PROJETO SUSTENTÁVEL?
Engajada com a premissa sustentável para integrar o negócio de ponta a ponta, uma vez que os galpões locados e comercializados já são altamente recicláveis, neste ano a Tópico criou o Comitê de Sustentabilidade e adotou o tripé ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), referência mundial para que investidores e mercado financeiro possam avaliar a sustentabilidade da companhia.
A importante iniciativa serviu para conduzir as análises de todas as etapas, desde a produção até a comercialização.
Para colocar em prática o tripé foi necessária a seguinte divisão:
– ‘Environmental’ (ambiental): analisou a redução dos impactos ambientais e o uso adequado dos recursos naturais disponíveis;
– ‘Social’: avaliou a relação da empresa com colaboradores, fornecedores, terceirizados, clientes e a comunidade;
– ‘Corporate Governance’ (Governança): avaliou a administração do negócio, assim como a transparência das ações.
Com o primeiro passo definido, estruturado e concluído, é hora de compilar os resultados e todas as análises em um só lugar.
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
Para ficar evidente ao mercado as boas práticas sustentáveis, corporativas e culturais da empresa, a Tópico convocou todos os setores da companhia para a elaboração, produção e publicação do primeiro Relatório de Atividades que analisa as iniciativas adotadas no ano de 2019.
O documento é pioneiro entre as demais empresas do segmento de infraestrutura flexível no País e demonstra o compromisso e transparência de 40 anos da empresa com clientes, colaboradores e a sociedade.
O QUE O RELATÓRIO ANALISOU?
Dividido em quatro pilares fundamentais para qualificar as boas práticas dentro da indústria, o Relatório da Tópico avaliou os seguintes temas:
1- Quem Somos
Trata não só da liderança de mercado e pontos de diferenciação da Tópico, mas também traz a História, seus principais Números e o jeito de trabalhar da companhia.
Aqui chama a atenção a força da empresa, que tem 65% de market share: são mais de 2,5 milhões de m2 de galpões instalados, 1,4 milhão de m2 alugados, 20 a 40 mil m2 de lonas fabricadas mensalmente e mais de 1 milhão de m2 movimentados ao ano.
A alta produção atendeu 750 clientes que atuam em setores econômicos, tais como açúcar e álcool, alimentos, construção e engenharia, fertilizantes, papel e celulose, agronegócio, varejo e atacado, transporte e logística, indústria, veículos e peças.
Os números demonstram em que a utilização de galpões lonados é benéfica ao mercado, já que a estrutura flexível oferece mais agilidade e competitividade, o crescimento da empresa contratante sem altos investimentos em ativos, a utilização de acordo somente com a demanda, a isenção de impostos como IPTU, entre outras vantagens.
Com quatro filiais (São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Pará), dois postos avançados (Santa Catarina e Mato Grosso), e fábrica própria e centro logístico em Embu das Artes (SP), as localizações estratégicas também foram destaques no Relatório por contribuírem com a alta demanda.
Em 2019, houve uma média de movimentação de 30 a 40 caminhões por semana e 30 equipes que auxiliaram no atendimento múltiplo de diversas indústrias com total agilidade e segurança.
2- Pessoas
Aborda como a empresa está comprometida com a meta de uma vida melhor e, também, como a Tópico lida com seu Time, com o tema Saúde e Segurança do Trabalho e com seus Fornecedores.
Em 2019, a empresa fortaleceu a cultura interna por meio do tripé missão, visão e valores e investiu fortemente em diversos programas de reconhecimento para motivar os colaboradores.
Para valorizar o papel da liderança como agente transformador e inspirador para a equipe, a empresa criou o “Ser Líder” e expandiu a avaliação por competências – pesquisa que analisou os mais de 350 colaboradores para identificar oportunidades de desenvolvimento profissional e potenciais adequados às necessidades da corporação.
Outra iniciativa foi o “Operações no Campo” que reconheceu a melhor equipe conforme os critérios de produtividade e segurança, premiando a vencedora que obteve a maior nota.
Para reforçar a importância da segurança no dia-a-dia, o troféu “Volante de Ouro” premiou os melhores motoristas de veículos leves e pesados. E o “Motorista de Ouro” homenageou os condutores que não levaram multas e não ultrapassaram a velocidade de 100 km/hora – mesmo quando o limite rodoviário era permitido.
Além disso, a capacitação também foi abordada no Relatório, com mais de 2.500 horas para formar equipes de alta performance, com destaque para os programas de integração em: saúde, segurança do trabalho e meio ambiente (SSMA), especialização em solda (AWS), semana interna de prevenção de acidentes no trabalho e meio ambiente (SIPATMA).
Toda essa capacitação foi decisiva para a redução dos riscos de acidentes, prova disso foi a queda de mais de 40% no número de acidentes com afastamento – e aqui, novamente, as inovações implantadas pela Tópico também fizeram diferença com a adoção de uma ferramenta que avisa, em tempo real, os acidentes para todas as unidades da empresa, uma maneira de alertar a todos para que o mesmo acidente não se repita.
Já com relação aos fornecedores, o Relatório apontou cinco princípios adotados para que os valores da empresa sejam de amplo conhecimento e que todos atuem conforme o Código de Conduta da Tópico. São eles:
– Promoção de concorrência em condições de igualdade entre fornecedores de bens e serviços;
– Desenvolvimento de novos fornecedores e parceiros de forma a garantir a segurança dos suprimentos fornecidos;
– Buscas por vantagens competitivas dos fornecedores por meio de critérios objetivos, íntegros e formalizados;
– Assegurar a separação de atribuições e rastreabilidade nas fases operacionais e decisórias do processo de compra;
– Apoiar e zelar pelo cumprimento de práticas sustentáveis.
Todas essas medidas possibilitam facilidades contratuais, como romper com parceiros quando questões legais, tributárias, ambientais e de saúde e segurança do trabalho não forem cumpridas.
3- Negócios
Fala das especialidades da Tópico, do relacionamento com os Clientes e sobre as Operações em Campo.
Os 40 anos de atuação da Tópico a tornou especialista em galpões flexíveis e projetos de diversos portes para atender vários segmentos. E, para todos, são quatro as soluções desenvolvidas e disponibilizadas no mercado:
– Galpão Gama: possui dimensões maiores, proporciona otimização de espaço útil e é adequado para diferentes climas no País – indicado para empresas que precisam de estrutura por longos períodos;
– Galpão Beta: rápida instalação e bom custo-benefício, é indicado para necessidades de cobertura e armazenagem provisórias;
– Tenda Zeta: opção para armazenamento rápido, em áreas com espaço reduzido e menor investimento. Tem formato de pirâmide e é indicada para armazenar pequenas quantidades;
– Projetos Delta: opção que pode ser customizada conforme o negócio, já que o time de engenheiros da Tópico desenha a melhor solução de cobertura de acordo com a demanda do cliente.
Outro diferencial do negócio é que absolutamente todos os projetos são desenvolvidos pela área de engenharia de acordo com a necessidade de cada cliente, que dimensiona estruturas que atendam às demandas do mercado com segurança e adequação às normas técnicas. Inclusive, os projetos contam com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART-CREA) e com as certificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
E para reforçar ainda mais o compromisso com o mercado, a Tópico lançou o aplicativo ‘Tópico Galpões’, que permite aos clientes o acompanhamento de informações sobre produtos, linhas de acessórios e aplicações, abertura de chamados de manutenção e solicitação de orçamentos.
Com relação às operações da empresa no campo, o Relatório destacou a forte atuação no agronegócio, que aumentou em 38% apenas em 2019, especialmente em indústrias de fertilizantes e açúcar. Agora, a meta será ampliar a participação no segmento, uma vez que há escassez de armazenamento no País e as estruturas flexíveis podem ajudar a proteger grãos, algodão, maquinários e equipamentos em geral.
4- Meio Ambiente
Apresenta, no detalhe, a Gestão ambiental e as Inovações da Companhia.
Nos aspectos ambientais, o Relatório apontou as vantagens que permitem que os galpões flexíveis sejam alternativas aos de alvenaria. Exemplo disso é que as principais matérias-primas do negócio (aço e lona) são sustentáveis, reutilizáveis e de acordo com a exata necessidade do cliente, ou seja, não houve desperdício de material, excesso ou resíduo ao término de cada obra.
A própria fábrica da Tópico conta com um programa de gerenciamento de resíduos que mede a quantidade de produtos (aço, ferro e lonas) e valor deles quando encaminhados para a reciclagem. Além disso, houve a captação de partículas de fuligem da solda, que ficam suspensas no ar, para o descarte devido por uma empresa certificada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Lonas foram lavadas com água captada da chuva e detergentes neutros – sem agressão ao meio ambiente.
Outro destaque expressivo é que, apenas em 2019, a Tópico reciclou 15,5 mil quilos de aço/ferro, 32,2 mil quilos de lonas e 17,9 mil quilos de lixo comum. Dados recordes e que claramente demonstram o compromisso sustentável da Tópico!
Ainda no campo da inovação para promover a sustentabilidade, a empresa lançou o projeto Tópico Solar para reduzir em até 100% o consumo de energia elétrica em galpões para armazenagem, dependendo, é claro, do tamanho do sistema. São placas acopladas ao galpão e que captam os raios solares e os transformam em correntes elétricas, controladas e transferidas para sistemas de baterias especialmente projetadas para isso – o grande destaque é que o sistema de integração da placa ao galpão e o sistema de passagem dos cabos são patenteados pela Tópico!
Com todas as avaliações ambientais analisadas, agora a meta é adequar as estratégias da empresa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
A Tópico mantém o espírito empreendedor que marcou a sua criação, cheia de energia e comprometimento com a sua missão. E o seu primeiro Relatório de Atividades nasce justamente dentro desse contexto.
A empresa segue em plena evolução e assumindo papéis cada vez mais relevantes frente às mudanças necessárias para o desenvolvimento sustentável da sua indústria e da sociedade.
Nos últimos anos a Tópico consolidou sua posição de destaque no Brasil, e na América Latina, e assumiu o papel de influenciar positivamente o mercado.
E a sua empresa, já tem um projeto sustentável?
Quer conhecer todos os detalhes do Relatório de Atividades da Tópico? Acesse www.topico.com.br/sustentabilidade e confira na íntegra!
Posts Relacionados
Saiba mais sobre Galpão Lonado. Fale conosco para um projeto personalizado!
Seja qual for o seu setor, nossos especialistas estão à disposição para desenvolver a solução ideal para você.
Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a otimizar seu espaço com eficiência e qualidade.
Solicite orçamento