Início » Blog » Bebidas » Armazenagem é peça chave para e-commerce às vésperas da Black Friday

Blog

Armazenagem é peça chave para e-commerce às vésperas da Black Friday

Imagem de destaque da seção principal do site Tópico
Armazenagem é peça chave para e-commerce às vésperas da Black Friday - Plus

O mês de novembro chegou e o mercado de e-commerce se prepara para seu grande evento. A Black Friday se consolidou no Brasil nos últimos anos e, segundo a Pesquisa ABComm de 2019, esta já é a data mais importante do e-commerce para quase 80% dos lojistas entrevistados.

O crescimento de vendas é extremamente agressivo, trazendo desafios enormes para toda a Cadeia Logística, exigindo um grande esforço de planejamento e execução por parte dos operadores logísticos e transportadoras. Alguns dos pontos críticos para a logística são:

  1. Concentração dos pedidos em um ou poucos dias: a maioria dos lojistas tem promoções de preços mais agressivos no dia da Black Friday, mas vários antecipam as promoções para tentar capturar antes o apetite do consumidor. De qualquer maneira, há um enorme aumento das vendas concentrado na semana da última sexta-feira do mês e, em especial, à meia noite da sexta-feira;
  1. Mudança de perfil das compras: devido às promoções, para muitos lojistas o perfil dos pedidos dos consumidores muda. Muitos passam a ter mais de um item por pedido, já que numa única compra o consumidor acaba selecionando vários itens promocionados. Além disso, em muitos casos itens mais volumosos também vendem mais, como por exemplo TVs, pneus e outros produtos de ticket médio mais alto que muitos consumidores aguardam para comprar somente na Black Friday. Portanto, não só o número de encomendas cresce muito, mas em muitos casos também cresce a cubagem média;
  1. Necessidade temporária de mão de obra, caminhões, veículos de entrega e espaços para armazenagem: Com o aumento do volume de encomendas e da cubagem, a movimentação de carga mais do que dobra nos primeiros dias após a Black Friday. Assim, os recursos e a infraestrutura dos Operadores Logísticos e Transportadores precisam de um incremento altíssimo muito rapidamente. Ao mesmo tempo, o período de pico dura somente algumas semanas, emendando com o Natal e, então, entrando em queda para retornar aos volumes anteriores à Black Friday.

Considerando todos os pontos acima, o desafio de planejamento e execução para a Logística é enorme e, no que se refere à necessidade de aumento de áreas de movimentação de carga e armazenagem, o desafio é maior ainda. 

Alugar Centros de Distribuição ou armazéns provisórios exigiria do contratante uma antecipação maior para discussão contratual e adequação dos novos espaços, além de ser muito difícil em alguns casos conseguir algo conjugado à estrutura física já existente. Dessa maneira, além de antecipar despesas de aluguel fora do pico, podem haver custos adicionais de transportes para circular carga entre os Centros de Distribuição. Sem falar que dificilmente um proprietário negocia períodos tão curtos de aluguel, como um mês.

Cresce a demanda por infraestrutura flexível

Assim, as soluções de infraestrutura flexíveis, como galpões lonados, podem ser a solução ideal. Com montagem e desmontagem rápidas e a possibilidade de adequar o tamanho do galpão à área de pátio disponível dentro do Operador Logístico ou Transportador, um galpão lonado atende às necessidades imediatas do período e tem custos muito menores.

Desta forma, os galpões pré-moldados, em lona ou em zinco, têm sido cada vez mais utilizados por diversos players do varejo e, em especial, no e-commerce. Diante da agilidade, flexibilidade e economia gerados, essas soluções garantem maior competitividade.

Galpão lonado é com a Tópico

Líder absoluta no segmento de infraestrutura flexível, a Tópico é responsável por atender a maior parte da demanda por galpões lonados ou em zinco e tendas modulares para armazenagem no país. Há mais de 40 anos, a empresa atende aos mais diversos segmentos do agronegócio, indústria, varejo e atacado. Acesse http://topico.com.br e saiba mais.

Luis Augusto Castex é diretor de Operações da Tópico, com grande experiência em planejamento e execução de operações sazonais de grande porte, como Black Friday.

Posts Relacionados

Saiba mais sobre Galpão Lonado. Fale conosco para um projeto personalizado!

Seja qual for o seu setor, nossos especialistas estão à disposição para desenvolver a solução ideal para você.

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a otimizar seu espaço com eficiência e qualidade.

Solicite orçamento

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas novidades da Tópico!

Ao se inscrever, você concorda com os termos e políticas de Uso