Home / Galpão de materiais de construção…

Galpão de materiais de construção civil: Entenda a importância e saiba como utilizá-lo

A indústria da construção civil é fundamental para o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida da sociedade como um todo, e ela depende dos mais diversos tipos de materiais.

A preservação desses materiais, por sua vez, é muito importante para a segurança e a qualidade das construções e, por isso, o galpão de materiais de construção tem um papel essencial. 

Leia o artigo para entender:

  • a importância do galpão de materiais de construção;
  • como utilizar o galpão de materiais de construção;
  • quais as vantagens do galpão de materiais de construção da Tópico.

Entenda a importância do galpão de materiais de construção

A importância do galpão de materiais de construção vai muito além da armazenagem de insumos, que já é fundamental por si só. Esse tipo de estrutura também impacta na eficiência operacional da obra e na gestão dos estoques. Entenda:

Eficiência operacional

Galpões de armazenagem bem planejados e estrategicamente localizados proporcionam uma resposta rápida às demandas de materiais de construção. Isso resulta em maior agilidade no abastecimento de canteiros de obras, reduzindo tempo ocioso e contribuindo para a otimização dos processos construtivos.

Além disso, a organização eficiente dentro do galpão permite uma melhor classificação e separação dos materiais. Isso não apenas facilita a localização rápida de itens específicos, mas também minimiza os riscos de erros logísticos.

Gestão dos estoques

Galpões de armazenagem bem geridos contribuem para a redução de custos associados à gestão de estoques. O controle eficiente dos níveis de estoque evita desperdícios, minimiza perdas por obsolescência e possibilita a negociação de descontos com fornecedores em compras em maior volume.

Como utilizar o galpão de materiais de construção

Para que o galpão de materiais de construção cumpra os papéis listados acima e auxilie no bom desenvolvimento da obra, é fundamental saber instalá-lo e utilizá-lo da maneira correta. Confira dicas:

Evite o contato do cimento com a umidade

Esse é um dos principais pontos de atenção ao armazenar materiais para a construção da obra em um galpão. O contato do cimento com a umidade pode acabar danificando as suas substâncias e perdendo a sua utilidade. 

Por isso, o mais indicado é que ele seja armazenado em um local impermeável, evitando colocar os sacos direto no chão ou encostados em paredes. O ideal é utilizar paletes ou tábuas de madeira para evitar esse contato com superfícies úmidas. 

Além disso, é importante que os sacos sejam empilhados de maneira alternada, para evitar que desmorone e, ainda, garantir um maior equilíbrio para que não entre ar dentro dos sacos. 

Posicione corretamente os pisos e revestimentos

Os pisos e revestimentos são peças fundamentais para a fase de acabamento de uma obra, sendo imprescindível que eles estejam em bom estado de conservação no momento da colocação. Inclusive, usar itens danificados não é recomendável por aumentar as chances de dano ao material, além de prejudicar a apresentação visual.

Para isso, é ideal que eles sejam posicionados de maneira correta dentro do galpão de armazenamento de materiais. 

Coloque a areia em um local plano

Outro material muito utilizado e importante dentro de uma obra é a areia. Por ser muito fina, dependendo da inclinação do chão, ela poderá se espalhar por todo canteiro, causando o desperdício e a falta de organização dentro do galpão. 

Sendo assim, é essencial que ela seja colocada em local plano e, em dias de chuva, seja coberta por uma lona para evitar que a água tenha um impacto negativo na sua fórmula e não tenha o desempenho ideal. 

Posicione as telhas de maneira inclinada

Já para posicionar telhas dentro do galpão lonado ou de zinco, é fundamental que seja de maneira inclinada, garantindo um apoio mais firme, aumentando o equilíbrio e evitando que elas quebrem durante o armazenamento.

Você não quer que na hora de fazer a colocação das telhas, você se depare com as algumas delas quebradas, não é mesmo? Diante disso, é fundamental a verificação de cada uma delas antes de começar a inseri-las. 

Não se esqueça dos equipamentos e ferramentas

Além da preocupação com a armazenagem dos materiais, é de extrema importância que os equipamentos e ferramentas também estejam protegidos e organizados para melhorar os processos logísticos e movimentações dentro do galpão.

Além disso, é necessário planejar corretamente as vistorias e checklists, avaliando o melhor período para realizar essas manutenções e evitar acidentes.

Conheça as vantagens do galpão de materiais de construção da Tópico

Agora que você já sabe a importância e como utilizar o galpão de armazenagem de materiais, chegou a hora de entender quais são as vantagens desse tipo de infraestrutura e como as soluções da Tópico podem te ajudar a melhorar o desenvolvimento da sua obra. 

Veja a seguir:

  • redução do custos: evitam-se os gastos com galpões de alvenaria, pois possuem isenção fiscal e são provisórios e desmontáveis;
  • fácil instalação: com a montagem ágil, é possível ganhar tempo, evitando que ocorra atrasos e imprevistos durante a obra;
  • possibilidade de alterar a estrutura: com esse tipo de galpão de armazenamento, será muito mais fácil fazer a alteração do layout, possibilitando a movimentação e transporte;
  • proteção dos insumos e equipamentos: evitando possíveis roubos, falta de organização e que os materiais fiquem danificados. 

Com mais de 40 anos de experiência e tradição no mercado de galpões de armazenagem, a Tópico tem a solução ideal para suprir todas as necessidades da sua obra, oferecendo segurança e qualidade para os mais diversos tipos de segmentos. 

Para conferir todas as opções, acesse a página de soluções e locação de galpões da Tópico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Entenda a diferença entre galpão e barracão pré-moldados

Leia o artigo para descobrir qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldados e conhecer as vantagens dessas estruturas flexíveis para armazenagem.

Galpão de materiais de construção civil: Entenda a importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para que serve o Centro de Distribuição em…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

Receba nossa newsletter