Home / Qual A Importância Do Galpão…

Qual A Importância Do Galpão De Armazenamento De Materiais Para Sua Obra?

Você já parou para pensar que um galpão de armazenamento de materiais pode ser extremamente útil durante a execução da sua obra? Por meio dessa estrutura é possível guardar e proteger as matérias-primas, ferramentas e equipamentos que podem estragar se expostos ao sol e à chuva, por favor.  

Para saber mais sobre a sua importância e saber como as soluções da Tópico pode te ajudar a manter os materiais sintáticos e adequados para a construção, neste artigo você verá:

  • como utilizar o galpão de armazenamento de materiais?
  • quais as vantagens do galpão de armazenamento de materiais?
  • como a Tópico pode te ajudar?

Como utilizar o galpão de armazenagem de materiais?

O galpão de armazenamento de materiais é recomendado para obras que necessitam de muitos insumos para serem executadas, como ferramentas, maquinários e matérias-primas, permitindo a armazenagem adequada, evitando danos devido à má alocação ou fenômenos climáticos.

Além disso, facilita a movimentação de cargas e o controle de estoque dos materiais, contribuindo para o não desperdício e o uso correto de cada item. 

Mas, para que tudo isso auxilie no bom desenvolvimento da obra, é fundamental saber utilizar o galpão de armazenagem de materiais da maneira correta. 

Veja a seguir algumas dicas:

Evite o contato do cimento com a umidade

Esse é um dos principais pontos de atenção ao armazenar materiais para a construção da obra em um galpão. O contato do cimento com a umidade pode acabar danificando as suas substâncias e perdendo a sua utilidade. 

Por isso, o mais indicado é que ele seja armazenado em um local impermeável, evitando colocar os sacos direto no chão ou encostados em paredes. O ideal é utilizar paletes ou tábuas de madeira para evitar esse contato com superfícies úmidas. 

Além disso, é importante que os sacos sejam empilhados de maneira alternada, para evitar que desmorone e, ainda, garantir um maior equilíbrio para que não entre ar dentro dos sacos. 

Posicione corretamente os pisos e revestimentos

Os pisos e revestimentos são peças fundamentais para a fase de acabamento de uma obra, sendo imprescindível que eles estejam em bom estado de conservação no momento da colocação. Inclusive, usar itens danificados não é recomendável por aumentar as chances de dano ao material, além de prejudicar a apresentação visual.

Para isso, é ideal que eles sejam posicionados de maneira correta dentro do galpão de armazenamento de materiais. 

Coloque a areia em um local plano

Outro material muito utilizado e importante dentro de uma obra é a areia. Por ser muito fina, dependendo da inclinação do chão, ela poderá se espalhar por todo canteiro, causando o desperdício e a falta de organização dentro do galpão. 

Sendo assim, é essencial que ela seja colocada em local plano e em dias de chuva seja coberta por uma lona para evitar que a água tenha um impacto negativo na sua fórmula e não tenha o desempenho ideal. 

Posicione as telhas de maneira inclinada

Já para posicionar telhas dentro do galpão lonado ou de zinco, é fundamental que seja de maneira inclinada, garantindo um apoio mais firme, aumentando o equilíbrio e evitando que elas quebrem durante o armazenamento.

Você não quer que na hora de fazer a colocação das telhas, você se depare com as algumas delas quebradas, não é mesmo? Diante disso, é fundamental a verificação de cada uma delas antes de começar a inseri-las. 

Não se esqueça dos equipamentos e ferramentas

Além da preocupação com a armazenagem dos materiais, é de extrema importância que os equipamentos e ferramentas também estejam protegidos e organizados para melhorar os processos logísticos e movimentações dentro do galpão.

Além disso, é necessário planejar corretamente as vistorias e checklists, avaliando o melhor período para realizar essas manutenções e evitar acidentes.

Quais as vantagens do galpão de armazenagem de materiais?

Agora que você já sabe como utilizar o galpão de armazenagem de materiais, chegou a hora de entender quais são as vantagens desse tipo de infraestrutura e como as soluções  Tópico podem te ajudar a melhorar o desenvolvimento da sua obra. 

Veja a seguir:

  • redução do custos: evitando os gastos com galpões de alvenaria, pois possuem isenção fiscal e são provisórios e desmontáveis;
  • fácil instalação: com a montagem ágil, é possível ganhar tempo, evitando que ocorra atrasos e imprevistos durante a obra;
  • possibilidade de alterar a estrutura: com esse tipo de galpão de armazenamento, será muito mais fácil fazer a alteração do layout, possibilitando a movimentação e transporte;
  • proteção dos insumos e equipamentos: evitando possíveis roubos, falta de organização e que os materiais fiquem danificados. 

Na Tópico, você encontra soluções de armazenagem capazes de atender todas as necessidades da sua obra. Além de ter mais de 40 anos de experiência no mercado, a Tópico oferece flexibilidade, segurança e qualidade para diferentes tipos de segmentos. 

Acesse o site da Tópico e saiba mais detalhes sobre as soluções e descubra qual a ideal para o seu canteiro de obras.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Blog

Os desafios vencidos pelo time comercial no maior Projeto Delta…

Entregue no primeiro semestre de 2020, este Projeto Delta desenvolvido para

5 segmentos que utilizam o Galpão Gama da Tópico

Excelente opção para as empresas que precisam de uma estrutura para

VEJA COMO FOI O 40º ANIVERSÁRIO DA TÓPICO

A fim de celebrar seus 40 anos, a Tópico preparou 40

Receba nossa newsletter