Home / Otimização Da Gestão De Estoques…

Otimização Da Gestão De Estoques E Armazenagem Para O Seu Negócio

Realizar uma boa gestão de estoques e armazenagem é crucial para o seu negócio, uma vez que a capacidade de armazenar e movimentar mercadorias no dia a dia é um elemento estratégico. 

Esse ato traz vantagens como impedimento de desvios de materiais e produtos, identificação de mercadorias menos vendidas e diminuição dos atrasos de entrega. 

Neste artigo você entende mais sobre: 

  • O que é gestão de estoque e armazenagem e quais são seus benefícios?;
  • Quais são os erros mais comuns na gestão de estoque e armazenagem?; 
  • Entenda como otimizar a gestão de estoque e armazenagem.

O que é gestão de estoque e armazenagem e quais são seus benefícios?

Em resumo, a gestão de estoque é uma ação estratégica em relação ao controle de tudo que está relacionado à disponibilidade de mercadorias para venda e ao suprimento da linha de produção. 

Além disso, a armazenagem diz respeito às tarefas operacionais realizadas dentro do armazém como recebimento de produtos, separação, posicionamento nas prateleiras e a consolidação dos pedidos. 

Por mais que existam nuances entre os dois conceitos, eles podem ser administrados de forma simultânea, aumentando a produtividade do seu negócio. 

Se atentar na gestão de estoque e armazenagem traz diversos benefícios como: 

  • utilização do capital de giro de maneira adequada, evitando gastos desnecessários com o armazenamento de mercadorias; 
  • diminuição de atrasos para fornecer componentes e outros materiais; 
  • suprimento da demanda a partir da necessidade; 
  • redução de desvios de materiais e produtos; 
  • menor obsolescência das mercadorias, já que essa gestão possibilita identificar produtos que estão há mais tempo no estoque; 
  • adequação às cotas de fornecimento;
  • identificação de produtos com poucas vendas, possibilitando traçar estratégias para eles;
  • maior visão de como o estoque impacta nos resultados da empresa; 
  • desenvolvimento de estratégias para atendimento ao cliente e capital de giro. 

Quais são os erros mais comuns na gestão de estoque e armazenagem?

Entender quais são as principais falhas que ocorrem nesses processos é importante para evitá-las antes que suas consequências sejam significativas para o seu negócio. Os erros mais comuns na gestão de estoque e armazenagem são: 

  • má disposição dos itens: dificulta o acesso a determinados produtos e aumenta o tempo de deslocamento, o ideal é que itens difíceis de serem locomovidos fiquem próximos ao ponto de entrada, assim como os de maior procura; 
  • desequilíbrio na quantidade de materiais armazenados: os itens com maior saída possuem maior demanda de reposição, enquanto os com menor saída são repostos quando há necessidade. Dessa forma, o mapeamento e disposição desses itens também é bastante importante;
  • falta de atenção no produto: é importante conhecer os atributos dos itens para armazená-los da maneira correta. Na armazenagem de alimentos, por exemplo, esse detalhe é crucial para que os produtos não estraguem; 
  • gerenciamento manual dos processos: hoje já existem diferentes softwares específicos para a área de logística, promovendo um controle mais preciso e automatizado. 

Entenda como otimizar a gestão de estoque e armazenagem

Entendendo o que é essa prática, quais são suas vantagens e quais são os principais erros cometidos, fica mais evidente como melhorar a gestão do espaço no estoque é importante. 

Conheça quatro dicas: 

1. Faça o mapeamento do seu espaço

O primeiro passo é fazer um mapeamento da área que você tem disponível para o armazenamento dos itens. Isso pode parecer banal, mas é uma tarefa de extrema importância e inclui os seguintes pontos:

  • desenho das ruas e prateleiras; 
  • o tamanho e tipo de cada estante;
  • saídas existentes no armazém. 

Com Galpões flexíveis você pode tornar essa etapa muito mais simples, uma vez que esse tipo de galpão permitem situações como: 

  • montagem ágil; 
  • possibilita a alteração do layout;
  • projetos personalizados e feitos exclusivamente para o seu negócio;
  • grande durabilidade;
  • é possivel reduzir ou aumentar o espaço a partir da demanda. 

2. Mapeie os itens

É fundamental mapear as mercadorias que fazem parte do seu portfólio, identificando as principais características e exigências de armazenamento. Esse detalhe fará toda diferença no passo seguinte. 

3. Defina as regras para o uso do galpão  

Entendendo o espaço disponível e os produtos que irão ser armazenados, é importante definir como as mercadorias serão alocadas de forma estratégica, otimizada, segura e que preserve a integridade dos itens. Importante considerar os pontos de saída e alocar os produtos de maior movimento próximo a elas, por exemplo. 

4. Ofereça treinamento para sua equipe

Por fim, realizar o treinamento dos colaboradores é muito importante para que todos entendam como colocar o processo que foi pensado de forma estratégica em prática. Com uma equipe bem treinada você garante um fluxo de trabalho mais tranquilo e evita prejuízos e retrabalhos. 

Para garantir total efetividade na gestão de estoque, é importante utilizar todos os espaços úteis. Por isso, saiba como aproveitar a capacidade de estruturas de armazenagem. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Blog

Tópico Galpões lança primeiro canal de ouvidoria do segmento

“Contato Seguro” já está disponível para que colaboradores, clientes, fornecedores e

VEJA COMO FOI O 40º ANIVERSÁRIO DA TÓPICO

A fim de celebrar seus 40 anos, a Tópico preparou 40

Indústria de alimentos: construir armazém ou alugar galpão pré-moldado?

Como devo armazenar a minha produção neste atual cenário da indústria

Receba nossa newsletter