Home / LINHA DO TEMPO DA TÓPICO

LINHA DO TEMPO DA TÓPICO

Uma empresa referência em seu segmento – que atende grandes players globais da indústria, do agronegócio e do varejo – não se constrói do dia para noite. Neste mês em que celebramos 40 anos de Tópico, reunimos  alguns momentos marcantes da empresa líder em infraestrutura flexível para cobertura e armazenagem. Confira:

1 – 1979: Nasce a Tópico

Em 1979, Ricardo Vantini funda a Toldos, Piscinas e Coberturas (Tópico),  no bairro do Cambuci, situado em São Paulo. À época, Vantini focava os esforços na fabricação de toldos, coberturas e artefatos de vinil para piscinas. Com o passar dos anos o empreendedor observou a demanda de áreas cobertas para instalações de armazenagem e eventos. Notou também que as empresas precisavam investir mais em construção do que em suas linhas produtivas e não encontravam uma solução rápida, segura e eficiente, o que dificultava o avanço em novas tecnologias e desenvolvimento em toda cadeia da indústria Brasileira.

2 – Anos 2000: Novas instalações 

Em um intervalo de 6 anos a empresa mudou suas instalações três vezes devido ao seu constante crescimento. Primeiro, ela deixou a cidade de São Paulo e foi para Embu das Artes, também no estado de São Paulo. No novo município, ela se mudou mais duas vezes. Até que, em 2004, a Tópico finalmente se estabelece nas duas unidades onde possui seu centro de distribuição e sua fábrica operando até hoje.

3 – 2005 – Tópico volta à São Paulo.

Em 2005, cerca de sete anos depois de mudar suas instalações para Embu das Artes, a Tópico volta à São Paulo, no bairro da Vila Olímpia, onde estabelece suas áreas estratégicas. O centro de distribuição e a fábrica permanecem em Embu das Artes. 

4 – 2013 – Expansão pelo Brasil.

Aproveitando o bom momento econômico do país no período, a Tópico ganha capilaridade e passa a atender em mais de 500 municípios com a agilidade e a qualidade de atendimento e pós-venda esperada pelos clientes.  Com um investimento médio de R$20 milhões por unidade a Tópico iniciou, em 2013, sua expansão pelo território brasileiro. Assim, a empresa passou a atender mais rapidamente e com um custo ainda melhor.

5 – 2014 – Fusão com outra grande empresa do setor e foco total  em armazenagem.

Em 2014, a Tópico  funde a divisão de armazenagem com outra grande empresa do setor. Com a operação, a empresa se torna líder no mercado brasileiro de aluguel e venda de estruturas modulares, com mais de 2 milhões de m² instalados.

No mesmo ano, a Tópico vende sua divisão de soluções em coberturas voltada para eventos. Desta forma, a empresa passou a focar em armazenagem, desenvolvendo sua expertise e vocação para atender diversos segmentos da indústria e do agronegócio.

6  – 2015 – SCG adquire o controle da Tópico.

Com o crescimento orgânico pelo Brasil, a Tópico atraiu o interesse do Southern Cross Group (SCG), fundo de private equity com atuação na América Latina. A aquisição representou a transição da Tópico de empresa familiar para empresa capitalizada e veio ao encontro do sonho do empreendedor e fundador da Tópico de modernizar a companhia. Até hoje, o grupo é responsável pelo controle societário da Tópico.

7 – 2018 – Tempo de mudança 

Em 2018, mais do que reformular sua identidade visual, a empresa mudou seu posicionamento com uma nova maneira de olhar para o mercado. Ciente de que todas as conquistas acumuladas ao longo dos anos se deram por meio das pessoas, também foi repensado seu jeito de ser, com a implantação de um Projeto de Cultura que redefiniu, entre outras coisas, Missão, Visão e Valores capazes de expressar o que é Ser Tópico e alinhados a sua nova estratégia e ambições.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Entenda a diferença entre galpão e barracão pré-moldados

Leia o artigo para descobrir qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldados e conhecer as vantagens dessas estruturas flexíveis para armazenagem.

Galpão de materiais de construção civil: Entenda a importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para que serve o Centro de Distribuição em…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

Receba nossa newsletter