Blog

Home / LINHA DO TEMPO DA TÓPICO

LINHA DO TEMPO DA TÓPICO

Uma empresa referência em seu segmento – que atende grandes players globais da indústria, do agronegócio e do varejo – não se constrói do dia para noite. Neste mês em que celebramos 40 anos de Tópico, reunimos  alguns momentos marcantes da empresa líder em infraestrutura flexível para cobertura e armazenagem. Confira:

1 – 1979: Nasce a Tópico

Em 1979, Ricardo Vantini funda a Toldos, Piscinas e Coberturas (Tópico),  no bairro do Cambuci, situado em São Paulo. À época, Vantini focava os esforços na fabricação de toldos, coberturas e artefatos de vinil para piscinas. Com o passar dos anos o empreendedor observou a demanda de áreas cobertas para instalações de armazenagem e eventos. Notou também que as empresas precisavam investir mais em construção do que em suas linhas produtivas e não encontravam uma solução rápida, segura e eficiente, o que dificultava o avanço em novas tecnologias e desenvolvimento em toda cadeia da indústria Brasileira.

2 – Anos 2000: Novas instalações 

Em um intervalo de 6 anos a empresa mudou suas instalações três vezes devido ao seu constante crescimento. Primeiro, ela deixou a cidade de São Paulo e foi para Embu das Artes, também no estado de São Paulo. No novo município, ela se mudou mais duas vezes. Até que, em 2004, a Tópico finalmente se estabelece nas duas unidades onde possui seu centro de distribuição e sua fábrica operando até hoje.

3 – 2005 – Tópico volta à São Paulo.

Em 2005, cerca de sete anos depois de mudar suas instalações para Embu das Artes, a Tópico volta à São Paulo, no bairro da Vila Olímpia, onde estabelece suas áreas estratégicas. O centro de distribuição e a fábrica permanecem em Embu das Artes. 

4 – 2013 – Expansão pelo Brasil.

Aproveitando o bom momento econômico do país no período, a Tópico ganha capilaridade e passa a atender em mais de 500 municípios com a agilidade e a qualidade de atendimento e pós-venda esperada pelos clientes.  Com um investimento médio de R$20 milhões por unidade a Tópico iniciou, em 2013, sua expansão pelo território brasileiro. Assim, a empresa passou a atender mais rapidamente e com um custo ainda melhor.

5 – 2014 – Fusão com outra grande empresa do setor e foco total  em armazenagem.

Em 2014, a Tópico  funde a divisão de armazenagem com outra grande empresa do setor. Com a operação, a empresa se torna líder no mercado brasileiro de aluguel e venda de estruturas modulares, com mais de 2 milhões de m² instalados.

No mesmo ano, a Tópico vende sua divisão de soluções em coberturas voltada para eventos. Desta forma, a empresa passou a focar em armazenagem, desenvolvendo sua expertise e vocação para atender diversos segmentos da indústria e do agronegócio.

6  – 2015 – SCG adquire o controle da Tópico.

Com o crescimento orgânico pelo Brasil, a Tópico atraiu o interesse do Southern Cross Group (SCG), fundo de private equity com atuação na América Latina. A aquisição representou a transição da Tópico de empresa familiar para empresa capitalizada e veio ao encontro do sonho do empreendedor e fundador da Tópico de modernizar a companhia. Até hoje, o grupo é responsável pelo controle societário da Tópico.

7 – 2018 – Tempo de mudança 

Em 2018, mais do que reformular sua identidade visual, a empresa mudou seu posicionamento com uma nova maneira de olhar para o mercado. Ciente de que todas as conquistas acumuladas ao longo dos anos se deram por meio das pessoas, também foi repensado seu jeito de ser, com a implantação de um Projeto de Cultura que redefiniu, entre outras coisas, Missão, Visão e Valores capazes de expressar o que é Ser Tópico e alinhados a sua nova estratégia e ambições.

Blog

Setor de transporte e logística deve responder à crise com…

Historicamente, o setor de transporte e logística é especialmente afetado pelos

Pela primeira vez, Tópico realiza workshop comercial de forma virtual

Os workshops comerciais da Tópico ganharam um novo formato nesta última

Novo túnel de desinfecção combate contaminação por COVID-19

A solução pode ser instalada em qualquer espaço e ainda tem

Receba nossa newsletter