Home / Leonardo Campos ministra curso sobre…

Leonardo Campos ministra curso sobre inovação sustentável na UFMS

Em novembro aconteceu, na Universidade Federal da Mato Grosso do Sul (UFMS), o IV Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação – EIGEDIN 2020. O evento, concebido e organizado pelo Curso de Administração do Campus de Naviraí e pelo Núcleo de Pesquisa em Gestão, Desenvolvimento e Inovação (NGDI), tem o propósito de reunir e integrar a comunidade e também pesquisadores e acadêmicos de instituições nacionais e internacionais em torno do debate sobre desafios e oportunidades de desenvolvimento. Entre os 27 minicursos ofertados este ano, destaque para o tema inovação sustentável, que contou com o apoio da Tópico e a participação do nosso gerente Industrial, Leonardo Campos.

Intitulado “Como funcionam na prática a Inovação Sustentável e Propriedade Intelectual”, o minicurso, de caráter prático, mostrou aos participantes como obter ou sustentar a vantagem competitiva de uma organização e contribuir para redução do impacto ambiental causado pela ação humana;  tratou da propriedade intelectual e como ela pode servir de incentivo para que ocorram investimentos em inovação; e, por fim, apresentou o passo a passo para se ter o registro de patente verde. Campos, da Tópico, ministrou ao lado das professoras Dra. Ana Graziele Lourenço Toledo e Dra. Daniela Althoff Pilippi, ambas da UFMS.

Para o executivo, iniciativas como o EIGEDIN são de suma importância, não apenas para comunidade científica, mas para todo o mercado. “Eventos como este aproximam a iniciativa privada e a academia e contribuem para que as empresas compreendam as inovações sustentáveis não apenas como demandas da sociedade, mas como oportunidades de negócios”, observa.

Mais que um diferencial, uma questão de sobrevivência de empresas e mercados

Campos também pontua sobre a relevância do assunto, enfatizando que, hoje, a busca por tornar os negócios mais sustentáveis está deixando de ser tratada como diferencial e passa a ser, cada vez mais, percebida como uma determinante para a longevidade do negócio. “A escassez dos recursos está norteando decisões globais. Não é apenas uma exigência por parte dos consumidores, mas uma das pautas mais importantes nas relações comerciais entre países”.

Tópico é referência em inovação sustentável no setor logístico

O gerente da Tópico reforça o fato da empresa ser um exemplo prático e a ser seguido quando o assunto é sustentabilidade e inovação. “Nossas soluções são, naturalmente, alinhadas aos princípios da economia circular e compartilhada, pois participamos do desenvolvimento sustentável de nossos clientes e da sociedade, protegendo e otimizando recursos com soluções de infraestrutura ágeis, confiáveis e flexíveis. Nosso negócio é sustentável desde a concepção, já que o produto fabricado pode ser reutilizado diversas vezes, gerando zero resíduos. Além disso, os materiais usados, desde a estrutura metálica até o revestimento em lona, são reciclados e servem de matéria-prima para outros segmentos ao final de sua vida útil nos galpões da Tópico”.

Ele ainda comenta sobre algumas iniciativas mais recentes da empresa. “Criamos um Comitê de Sustentabilidade baseado no tripé do ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), referência mundial para que investidores e mercado financeiro possam avaliar a sustentabilidade de um negócio. Também investimos, cada vez mais, no desenvolvimento de novas tecnologias, tais como os sistemas para captação da água da chuva e o primeiro galpão flexível sustentável para armazenagem totalmente movido a energia solar da América Latina, o Tópico Solar”, conclui.

Conte com a Tópico

Com 40 anos de mercado e liderança no segmento de infraestrutura flexível, a Tópico é a parceira ideal de empresas que necessitam de galpões revestidos em lona ou zinco. Mais do que oferecer armazenagem segura, econômica e flexível, a Tópico contribui para a redução do impacto ambiental de players dos mais diversos segmentos. Entre em contato com a Tópico e descubra como podemos gerar mais economia e flexibilidade para o seu negócio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Entenda a diferença entre galpão e barracão pré-moldados

Leia o artigo para descobrir qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldados e conhecer as vantagens dessas estruturas flexíveis para armazenagem.

Galpão de materiais de construção civil: Entenda a importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para que serve o Centro de Distribuição em…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

Receba nossa newsletter