Home / Galpão flexível ou pré-moldado: qual…

Galpão flexível ou pré-moldado: qual a melhor solução para estocagem da cana-de-açúcar?

O agronegócio da cana-de-açúcar aponta boas projeções, com previsão de crescimento para a safra 2020/2021, entretanto, o cenário macroeconômico volátil torna necessárias ações em todas as frentes para rentabilizar a operação e garantir a maior eficiência. A previsão otimista em relação aos resultados da safra, e a maior demanda do mercado por açúcar em relação ao etanol, torna a capacidade de armazenagem fator chave nesta equação. Soluções ajustáveis a demanda, como  o galpão flexível, proporcionam vantagens econômicas e operacionais em relação aos modelos fixos, como o galpão pré-moldado (também conhecido como modular).

Juntas, as indústrias da região Centro-Sul do Brasil, ou seja, 90% da produção nacional, devem processar entre 596 e 604,5 milhões de toneladas de cana. Dados da Datagro e da trading SCA Etanol do Brasil indicam, também, um avanço de até 3% na moagem, com destaque para o açúcar na produção das usinas, a partir da safra 2020/2021.

Usineiros migram de açúcar para etanol ou da produção de etanol para o açúcar com facilidade, de acordo com o preço de cada produto. Dentro de um cenário mais alcooleiro, a pressão sobre a armazenagem do açúcar diminui. Em contrapartida quando a tendência é pelo açúcar, como se mostra a safra 2020/2021, as usinas precisam flexibilizar de forma mais ágil a estocagem. 

Ainda que não seja um produto perecível, o açúcar perde qualidade quando armazenado em locais úmidos ou com temperatura instável. Além disso, vale lembrar que a estocagem de alimentos precisa atender a determinadas exigências legais. Daí a importância de se armazenar o açúcar em local seco, arejado e fechado, com todo o cuidado para impedir a entrada de sujidades ou invasores, como insetos  ou roedores.

A sua usina está preparada para a produção 2020/2021? Tem capacidade de estocagem suficiente? Ou vai precisar se adequar? 

Se você atua no agronegócio da cana-de-açúcar, precisa estar preparado para atender essa demanda, armazenando a produção não só com rapidez, mas também com segurança e de forma econômica e sustentável.

Esse artigo irá te mostrar exatamente tudo o que você precisa saber sobre armazenagem e as vantagens do galpão flexível na estocagem do açúcar em relação ao galpão pré-moldado em alvenaria. Confira:

1- Onde e como armazenar a produção de açúcar;

2- Os benefícios operacionais de alugar um galpão flexível e não um pré-moldado (modular);

3- As vantagens econômicas de alugar galpão flexível e não um pré-moldado (modular);

4- As contribuições do galpão flexível para a sustentabilidade;

ONDE E COMO ARMAZENAR A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR?

São quatro as principais opções para a armazenagem de açúcar:

Galpão pré-moldado (ou modular) em alvenaria

Podem ser de qualquer tamanho mas não podem ser desmontados, demandam maior investimento e prazo para construção e ficam ociosos na entressafra. A construção de um galpão de alvenaria  pré-moldado (ou modular) pode chegar a R$ 2 mil por metro quadrado;

Armazenagem externa

Contratar armazéns terceiros, além de ser um investimento alto, traz como despesa adicional relevante o frete para o deslocamento logístico da carga;

Galpão flexível

O galpão flexível é uma infraestrutura flexível que pode ficar 100% pronta em apenas poucos dias, montada com rapidez e segurança

Galpão Inflável

O galpão inflável possui em seu favor o baixo custo. Mas, tem como limitadores o menor conforto térmico, custo operacional, impossibilidade da aplicação do sistema “FIFO” além de menor resistência.

QUAL A MELHOR SOLUÇÃO PARA ARMAZENAR A PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRA? 

Maior exportador de açúcar do mundo e com presença competitiva no comércio global de outros produtos da cana-de-açúcar, o agronegócio sucroalcooleiro brasileiro tem no tem na Solução Flexível Tópico, como o galpão lonado, uma forma de otimizar e tornar mais eficiente a armazenagem da produção.

Composto de estrutura metálica e lona tensionada (há também soluções revestidas de zinco), o galpão flexível para alugar permite que você escolha o layout de acordo com a sua necessidade de armazenagem da produção sucroalcooleira. Uma vantagem em relação ao galpão pré-moldado em alvenaria. 

É uma solução ágil. A título de comparação, uma construção de alvenaria com mil m² gasta, em média, para ficar pronta, cerca de quatro meses, levando em conta procedimentos como aprovações, licenças e inspeções.

Um galpão flexível para alugar nas mesmas dimensões é montado para armazenar sua produção sucroalcooleira com rapidez e segurança superiores ao galpão pré-moldado em alvenaria. 

POSSO ARMAZENAR TAMBÉM OS MAQUINÁRIOS DA PRODUÇÃO EM GALPÕES? 

Os galpões flexíveis não necessitam de fundação, apenas de um terreno plano e batido. Com larguras de 10 a 40 metros e totalmente modulares no comprimento (5 em 5 metros), os galpões flexíveis conseguem atender quase todo tipo de cliente, até mesmo quem precisa guardar os maquinários decorrentes dela.

O galpão flexível para alugar é uma solução para armazenar todo tipo de maquinário envolvido no processo. Perfeito para você que precisa gerenciar as mudanças no preço da cana-de-açúcar, sazonalidades de safra e estratégias de armazenagem para venda futura.

Além de ser uma solução ágil, como já foi explicado acima, o galpão flexível como lona tensionada ou revestida de zinco tem muitos outros benefícios para você que precisa armazenar a sua produção sucroalcooleira.

VANTAGENS DO GALPÃO FLEXÍVEL  EM COMPARAÇÃO COM O PRÉ-MOLDADO

  1. A lona tensionada e o revestimento de zinco utilizados na infraestrutura flexível do galpão flexível garantem melhor conforto térmico, menor concentração e condensação de gases tóxicos e permite a realização da estocagem da produção sucroalcooleira no modelo FIFO (first in/first out);
  1. O galpão flexível é coberto por uma membrana (lona) antichamas com extensa durabilidade;
  1. Alugar um galpão flexível de lona tensionada ou zinco é sinônimo de economia no uso de água, eletricidade, equipamentos e terraplanagem;
  1. As soluções de galpão flexível de lona tensionada ou zinco se adaptam a qualquer tipo de piso e são obras limpas, não gerando entulho e a necessidade de descarte.
  1. O galpão flexível de lona tensionada ou zinco é considerado como Opex (Operational Expenditure), uma despesa mensal, enquanto os gastos com alvenaria são classificados como Capex (Capital Expenditure), ou seja, custo fixo.

QUAL A MAIOR E MELHOR OPÇÃO PARA LOCAÇÃO DE GALPÕES FLEXÍVEIS?

No Brasil, quem lidera o segmento é a Tópico. Com mais de 40 anos de atuação, a empresa especializada em infraestruturas flexíveis é responsável por 65% do market share (participação no mercado) do setor de galpão de lona tensionada ou revestimento de zinco para cobertura e armazenagem.

A Tópico tem mais de 2,5 milhões de m² instalados e contabiliza mais de 800 empresas em carteira dos mais diversos setores, como agronegócio, empresas de logística, infraestrutura e serviços em geral.

Conta também com fábrica própria e centros de distribuição localizados em Embu das Artes, São Paulo, a Tópico também possui filiais estratégicas pelo País: em São Paulo (capital), Contagem (MG), Simões Filho (BA) e Parauapebas (PA). 

GALPÕES FLEXÍVEIS IMPACTAM NO PODER DE NEGOCIAÇÃO 

Grandes players do agronegócio sucroalcooleiro já utilizam o galpão flexível. 

A sazonalidade do segmento e seus altos volumes de produção, em um mercado onde pouco mais da metade da produção tem estocagem garantida, leva seus produtores a busca de soluções temporárias. Sem a necessidade de gastos com frete, maior agilidade e volume customizável à demanda, o  galpão flexível Tópico é a solução adequada para as demandas do setor, como:

Flexibilização de armazenagem: Entre julho e agosto, período da safra na região, um dos Top3 produtores de açúcar no Brasil e no mundo, substituir seus armazéns de alvenaria por soluções Flexíveis Tópico.

Complemento de demanda: A baixa capacidade de armazenagem é justificável, por conta da volatilidade do preço, não é viável destinar estruturas fixas para este fim, e o menor custo fixo permitido pelo uso do galpão flexível garante maior poder de negociação do produto ao cliente. Como é o caso de outra tradicional empresa, com quase 50 anos de história, que se tornou uma das maiores do setor sucroenergético nacional. A companhia utiliza soluções de galpão flexível para complementar a armazenagem e lidar com possíveis flutuações do mercado. Quando o preço não é atraente, a empresa estoca em galpões flexíveis. A capacidade de moagem da chega a 4,7 milhões de toneladas de cana por safra. 

Dentre outras, quem utiliza também as soluções de galpão flexível Tópico, é uma das empresas que compõem a maior cooperativa brasileira de açúcar e etanol e uma das maiores exportadoras mundiais desses produtos.

Um dos Top 3 produtores de açúcar no Brasil e no mundo, com atuação em 18 países, optava pela contratação de armazenagem de alvenaria.

Em julho e agosto, período de aumento na demanda de armazenagem, a empresa tinha que contratar armazéns. Isso aumentava os custos e necessidade de frete, obstáculos que deixaram de existir quando a empresa optou por alugar galpões modulares da Tópico. 

Com isso, obtiveram um ganho de frete e em custo total, porque o metro quadrado do galpão flexível é muito mais barato que a contratação de um armazém pré-moldado de alvenaria.

Além disso, o mercado de açúcar tem uma capacidade de armazenagem muito baixa, que equivale a cerca de 50% a 60% da produção. Como o preço do açúcar é volátil, a versatilidade na armazenagem utilizando galpão flexível pode garantir um poder de negociação maior, o que não ocorre com o galpão pré-moldado de alvenaria.

Este é o caso também de outra tradicional empresa, com quase 50 anos de história que se tornou uma das maiores do setor sucroenergético nacional, produzindo açúcar, etanol, bagaço hidrolisado, levedura, amendoim e energia elétrica. 

A companhia utiliza as soluções de galpão flexível para complementar a armazenagem e lidar com possíveis flutuações do mercado. Quando o preço não é atraente e venda não é o melhor caminho, a empresa estoca em galpões flexíveis. A capacidade de moagem da chega a 4,7 milhões de toneladas de cana por safra. 

Quem utiliza, também, as soluções de galpão flexível Tópico é uma das empresas que compõem a maior empresa brasileira de açúcar e etanol e uma das maiores exportadoras mundiais desses produtos.

QUAL A SOLUÇÃO IDEAL DE GALPÃO PRÉ-MOLDADO?

Inovadora, a Tópico disponibiliza ao agronegócio da cana-de-açúcar um aplicativo no Google Play e na Apple Store que te permite, de forma rápida e assertiva, entender qual a solução do catálogo Tópico perfeita para a sua necessidade. O aplicativo também traz conteúdos sobre armazenagem, o show room dos galpões e projetos executados pela empresa e permite a abertura de chamado técnico para manutenção.

Quer saber mais sobre as soluções de galpão pré-moldado da Tópico? Entre em contato ou ligue 0800 120 1200 e faça um orçamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Entenda a diferença entre galpão e barracão pré-moldados

Leia o artigo para descobrir qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldados e conhecer as vantagens dessas estruturas flexíveis para armazenagem.

Galpão de materiais de construção civil: Entenda a importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para que serve o Centro de Distribuição em…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

Receba nossa newsletter