Home / FUTURO DA INFRAESTRUTURA DE ARMAZENAGEM…

FUTURO DA INFRAESTRUTURA DE ARMAZENAGEM É FLEXÍVEL

Buscando soluções mais rápidas, baratas e adaptáveis para estocagem de produtos, empresas optam pela infraestrutura flexível em meio à crise econômica

 

No atual cenário econômico do Brasil, cada vez mais empresas precisam buscar alternativas para reduzir custos. Se comprometer com grandes obras, caras e definitivas, tem se mostrado um dos maiores problemas para aqueles que necessitam de grandes espaços físicos para armazenagem de produtos e é neste momento que a infraestrutura flexível se consolida ainda mais como um investimento viável para driblar custo, a burocracia e o tempo de obra das construções de grandes galpões.

 

Líder no mercado, a Tópico, que tem 40 anos de mercado, é atualmente responsável por 65% do market share do setor de infraestrutura flexível para cobertura e armazenagem e possui no Brasil mais de 2,5 milhões de metros quadrados instalados de estruturas modulares metálicas cobertas por uma membrana (lona) antichamas com durabilidade de até 40 anos. A empresa tem diversas soluções para a armazenagem dos mais variados tipos de carga e mostra-se uma solução taylormade para a delicada equação entre custo e benefício, tão crítica hoje para os donos de carga e operadores logísticos que lidam, por exemplo, com a sazonalidade.

 

“O grande desafio dos nossos clientes tem a ver com demanda e com a resposta do mercado. E o benefício que o nosso produto oferece é uma solução de infraestrutura ajustada à sua necessidade, com custo adequado também. E, se a demanda mudar no futuro, ele pode rapidamente se adequar”, explica a gerente de Contas Especiais da Tópico, Pamela Pianta.

 

Menos burocracia

Com o carro-chefe da empresa sendo as estruturas flexíveis para locação, a Tópico hoje consegue, em virtude de um cenário jurídico positivo, superar a alvenaria ao permitir que as empresas construam galpões com menos burocracia para a montagem das armações metálicas, com mais agilidade e sem investimento prévio.

 

“A gente consegue construir grandes áreas em pouco tempo. Podemos entregar 1 mil m² em uma semana. E a obra é limpa, sem resíduos e impactos ambientais. Quando penso em operadores logísticos e terminais portuários, que precisam de custos bem ajustados, a nossa solução faz muito sentido. Porque, assim que o volume dele aumenta ou diminui, ele tem estrutura coberta e certificada para proteger a carga. Se mais pra frente a estratégia mudar, basta desmontar e devolver a infraestrutura”, comenta Pamela.

 

A facilidade de instalação e o preço mais vantajoso são alguns dos pontos chaves para quem decide optar pela solução. Conta a favor também o fato de a manutenção ser responsabilidade da locatária com uma área de relacionamento para dar atendimento ao cliente de forma personalizada e ágil. 

 

Multitrans, um case de sucesso

A Multitrans, que opera com transportes e armazéns em Paranaguá (PR), há um ano adotou a flexibilidade na armazenagem de fertilizantes e entrou em contato justamente com a Tópico. “Em virtude do momento que o País vem passando, acabamos ficando sem espaço físico para armazenamento de fertilizantes. Pelo tempo de construção e pela confiabilidade que a solução possui, optamos por locar quatro estruturas flexíveis com capacidade para cerca de 50 mil toneladas. Temos um contrato de dois anos, mas provavelmente vamos aumentar esse período, porque o galpão lonado nos atende naquilo que precisamos sem afetar a qualidade físico-química de nossos produtos”, diz o gerente administrativo da Multitrans, Luiz Felipe Gonçalves de Siqueira.

 

A flexibilidade característica das estruturas metálicas lonadas da Tópico permite a criação de módulos, vãos completamente livres, portas que facilitam a entrada de equipamento, aberturas para a retirada da carga estocada no início da armazenagem, com a inclusão de  portas em toda a extensão do galpão, além de projetos com pé direito maior, verticalizados.

 

“É uma nova forma de se pensar em armazenagem, que pode adequar-se com facilidade ao tipo de carga a ser armazenada. Assim, o cliente pode concentrar os investimentos e planejamentos a longo prazo no seu negócio. Para o futuro, estamos pensando em novas aplicações. Surgimos para atender o mundo da urgência, clientes que usavam nossa estrutura em demandas sazonais. Mas, costumo dizer que nosso produto é permanentemente flexível. O que temos feito é conversar com clientes e grandes empresas para que possamos nos consolidar como uma solução permanente de infraestrutura”, finaliza Pamela.

 

Sobre a Tópico 

Fundada há 40 anos, a Tópico é a empresa líder no mercado nacional no segmento de infraestruturas flexíveis. Com mais de 2,5 milhões de m² instalados, a empresa – que vende e aluga galpões modulares – contabiliza mais de 800 empresas em carteira, sendo a maioria indústrias dos mais diversos setores, agronegócio, empresas de logística, infraestrutura e serviços em geral. 

 

Com fábrica própria e centro de distribuição localizados em Embu das Artes, São Paulo, a empresa também possui seis filiais espalhadas pelo País: em São Paulo (capital), Itaguaí (RJ), Contagem (MG), Joinville (SC), Simões Filho (BA) e Parauapebas (PA). Em 2014 a empresa, que era familiar, fundiu-se e após deu início a entrada no Private Equity Fund, Southern Cross Group (fundo latino americano presente em seis países), e iniciou um processo de profissionalização.  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Entenda a diferença entre galpão e barracão pré-moldados

Leia o artigo para descobrir qual é a diferença entre galpão e barracão pré-moldados e conhecer as vantagens dessas estruturas flexíveis para armazenagem.

Galpão de materiais de construção civil: Entenda a importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para que serve o Centro de Distribuição em…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

Receba nossa newsletter