Blog

Home / Alugar ou comprar um galpão…

Alugar ou comprar um galpão de lona?

A utilização de infraestruturas flexíveis para armazenagem tem sido cada vez mais frequente para empresas de diversos segmentos. A percepção das vantagens dos galpões em lona sobre as construções em alvenaria tem se popularizado.

Entre os principais benefícios percebidos estão a agilidade, flexibilidade e a economia gerada pelas soluções em infraestrutura flexível. Assim, fica evidente que a predileção histórica pelos galpões em alvenaria tenha ocorrido muito mais em função de uma questão cultural do que por motivação racional.

Mas, mesmo quando são consideradas apenas as soluções em infraestrutura flexível, ainda existem dúvidas sobre qual é a melhor maneira de adquirir um galpão para a armazenagem. Uma das questões mais frequentes diz respeito a forma de aquisição da estrutura. Alugar ou comprar? Afinal, qual opção é a melhor para cada circunstância?

Neste artigo, vamos responder a esta pergunta evidenciando as vantagens e desvantagens de cada um dos casos.

Aluguel

O aluguel é a modalidade mais comum no segmento de galpões lonados. Isso porque essas soluções ainda são percebidas como provisórias pela maior parcela do mercado. Mas, vale lembrar, que as soluções da Tópico, por exemplo, possuem durabilidade de até 40 anos.

Contudo, o fato de a maior parte dos contratos de comercialização de infraestrutura flexível ser de aluguel, também diz respeito àqueles benefícios que mencionamos, a flexibilidade e a agilidade. O fato é que, ao alugar, a empresa tem maior liberdade para alterar o layout do espaço destinado à armazenagem de acordo com o momento do mercado e a sazonalidade.

Mas, o fator que mais pesa ao se optar pelo aluguel é, sem dúvidas, a verba disponível no momento da aquisição. Com um investimento inicial significativamente menor, alugar uma solução flexível se torna ainda mais atraente, especialmente em um cenário de instabilidade econômica.

Além disso, alugar é uma maneira de não imobilizar o ativo da empresa. Assim, é possível guardar mais recursos para o core business e os investimentos de retorno mais imediato, como as melhorias na linha de produção.

Compra

Conforme já exposto, a opção pela compra é menos comum neste segmento. Isso ocorre, em parte, graças à percepção, parcialmente equivocada, de que a infraestrutura flexível seja uma solução de caráter provisório. De fato, os galpão em estrutura metálica tem a vantagem de poder ser utilizado em caráter emergencial e de forma pontual, mas também pode contemplar longos períodos de armazenagem.

Neste sentido, as soluções mais robustas tendem a ser mais interessantes para os casos de compra do galpão, uma vez que são projetadas para estes períodos maiores de utilização.

Ao comprar um galpão lonado, uma empresa tende a economizar dinheiro no médio e longo prazo, apesar de investir um valor maior inicialmente. Por tanto, ao fazer a opção pela compra, a empresa adquire uma solução que continuará proporcionando flexibilidade, agilidade e ainda mais economia a partir do médio prazo.

Seja para alugar ou comprar, conte com a Tópico

Líder e pioneira no mercado, a Tópico é a principal responsável pela consolidação do segmento de infraestrutura flexível. Com 40 anos de experiência e dona de 65% do mercado de armazenagem em estrutura metálica revestida por lona ou zinco, nós atendemos aos mais diversos setores com as melhores alternativas em infraestrutura flexível.

Disponível tanto para aluguel quanto para venda, a Tópico possui o know-how e a solução que você procura para melhorar suas operações com o melhor custo-benefício.

Precisa otimizar os custos e de soluções que permitam ampliar ou reduzir suas operações de forma mais ágil e menos burocrática? Entre em contato com a Tópico.

Blog

Indústria de Alimentos e Bebidas deve se adaptar ao novo…

As medidas de combate à Covid-19 estão provocando profundas mudanças nos

Galpão flexível ou pré-moldado: qual a melhor solução para estocagem…

O agronegócio da cana-de-açúcar aponta boas projeções, com previsão de crescimento

Tendas da Tópico auxiliam hospitais de São Paulo no combate…

Cedidos gratuitamente enquanto durar a crise, os galpões do modelo Zeta

Receba nossa newsletter