Qual é o melhor endereço para o meu galpão?

Entre as inúmeras preocupações inerentes à conquista do seu próprio galpão, tais como a presença de um estacionamento e de uma área para carga e descarga, uma delas se destaca: a busca pela localização ideal, capaz de atender às necessidades do seu sistema logístico.

Esta não é uma tarefa fácil! Patrick O’Healy, em matéria para o site ‘Inbound Logistics’, afirma que falhas nos fluxos de logística e supply chain de uma empresa podem diminuir o seu valor em mais de 20%, em apenas seis meses.

 

Entretanto, não se preocupe! Elencamos aqui alguns pontos de atenção para esse momento tão decisivo:

  • Segmentos diferentes, demandas diferentes. Considere o objetivo do seu galpão antes de definir a sua localização;
  • Se estiver armazenando bens destinados ao comércio exterior, regiões de conexões intermodais são as melhores opções;
  • Um galpão próximo a centros urbanos é ideal para a armazenagem de itens destinados ao e-commerce, garantindo maior agilidade e menores custos;
  • Estradas e rodovias em más condições prejudicam a distribuição de aparelhos eletrônicos, que exigem cuidados especiais. Lembre-se disso;
  • Pense nos seus funcionários. Não se esqueça de verificar a facilidade de acesso e as opções de transporte coletivo na região.

 

Para facilitar a sua busca pela localização ideal, que tal montar uma planilha com prós e contras de cada uma de suas opções? Esta é uma forma rápida e prática de embasar a sua escolha.

Por fim, tenha em mente que este é um processo complexo, que exige a colaboração de diferentes níveis hierárquicos a fim de uma melhor tomada de decisão. Envolva pessoas estratégicas, debata pontos positivos e negativos, questione. Afinal, nenhuma decisão importante é tomada com facilidade.