Home / Saiba como armazenar açúcar da…

Saiba como armazenar açúcar da forma correta

Para os produtores de açúcar, garantir a qualidade e durabilidade do produto é essencial não apenas para atender às demandas dos consumidores, mas também para manter a reputação da marca. Uma das etapas críticas nesse processo é o armazenamento adequado do açúcar.

Leia este artigo para entender:

  • a importância de armazenar o açúcar de forma correta;
  • como armazenar açúcar da forma correta.

Entenda a importância de armazenar o açúcar da forma correta

No Brasil, as perdas ocasionadas pelo ataque de pragas, a inadequação das instalações e a falta de conhecimentos técnicos de armazenagem podem atingir 30% da safra coletada de açúcar. 

Isso significa que contar com uma unidade armazenadora adequada é uma das soluções fundamentais para tornar o sistema produtivo mais eficiente e lucrativo. Entenda algumas das razões pelas quais o cuidado com o armazenamento é tão importante:

Evitar a contaminação

Apesar de não ser um produto perecível, o açúcar pode ser contaminado por microorganismos, como bactérias e fungos, que podem se proliferar em condições inadequadas de armazenamento. Manter as sacas em um ambiente limpo e seco ajuda a evitar a contaminação e a garantir a segurança do produto.

Preservar o sabor e a textura

O açúcar é um produto sensível que pode absorver odores e umidade do ambiente ao seu redor. Saber como armazenar açúcar, tendo um local adequado, ajuda a preservar seu sabor e textura originais, garantindo uma experiência agradável ao consumidor final.

Prevenir a cristalização

A cristalização é um problema comum que ocorre quando o açúcar é exposto à umidade. Isso pode resultar na formação de grumos ou na solidificação do alimento, tornando-o difícil de usar. Armazenar a produção em um local seco e protegido da umidade é essencial para ajudar a prevenir esse problema.

Garantir a qualidade final do produto

Garantir a qualidade final do produto é fundamental para alcançar um alto valor de comercialização e assegurar a qualidade do produtor frente seus clientes. A baixa qualidade causada pelo armazenamento inadequado, afeta negativamente a aceitação do açúcar.

Reduzir desperdícios e custos

Contar com o tipo de armazenagem correta para o açúcar ajuda a reduzir desperdícios e custos associados à deterioração do produto. Isso é especialmente importante para os produtores, pois ajuda a manter a rentabilidade do negócio.

Saiba como armazenar açúcar da forma correta

Agora que você já entendeu a importância de garantir o armazenamento correto do alimento, chegou a hora de descobrir como armazenar açúcar e quais são as soluções de armazenagem mais indicadas para esse tipo de insumo. 

É muito comum que os produtores utilizem a estrutura do paiol com este fim, que é uma opção barata. No entanto, é preciso entender que o paiol não foi desenvolvido para isso, o que faz com que ele não ofereça proteções necessárias ao grão, ocasionando muita perda de qualidade nas safras.

Para manter a qualidade, o produto deve ser armazenado em local fechado, seco e arejado, sobre o piso de concreto revestido e coberto com lona plástica, além de ficar afastado de paredes.

Tendo isso em vista, a opção mais prática, rápida e altamente adaptável para o produtor de açúcar acertar na armazenagem é o galpão modular da Tópico.

Por conta de seu baixo custo, rápida montagem e por não ser uma estrutura definitiva, o produtor pode instalar um galpão em sua área, proporcionando economia na hora do transporte da safra, evitando o conhecido “pique de safra” – que aumenta o valor do frete – na hora de movimentar seu produto, um grande desafio logístico envolvido no processo de armazenagem do açúcar.

Quer conhecer mais informações sobre como o galpão modular da Tópico pode impactar positivamente nos resultados de sua produção de açúcar? Acesse a página de galpões para o segmento sucroalcooleiro em nosso site e tire todas as suas dúvidas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Veja nossas últimas postagens

Galpão de materiais de construção civil: Entenda a importância e…

O galpão de materiais de construção é essencial para a segurança e a eficiência de uma obra. Leia o artigo para entender como utilizá-lo de forma eficaz e conhecer as vantagens da Tópico.

Logística CD: Para que serve o Centro de Distribuição em…

Confira detalhes do que é a logística CD, para que serve, benefícios e mais.

O Futuro da logística empresarial: Conheça as vantagens do barracão…

Confira os motivos pelos quais você pode optar por um barracão industrial. Esse modelo tem tudo para ser o futuro da logística empresarial!

Receba nossa newsletter