5 fatores que podem determinar o bom funcionamento da sua armazenagem

Na hora de alugar ou comprar um galpão, é importante ficar atendo a 5 fatores que podem passar despercebidos e que podem determinar o bom funcionamento do espaço, ou impactar negativamente a movimentação e a produtividade da operação do armazém. Entenda o que você deve considerar para ter um galpão de alto desemprenho:

  • Pé-direito

O ideal é que o pé-direito tenha entre 5 e 6 metros livres, garantindo uma boa ventilação e o aproveitamento vertical do espaço para a disposição dos porta-pallets, permitindo a armazenagem de diferentes tamanhos de carga.

  • Iluminação eficiente

A iluminação perfeita vai além da escolha das lâmpadas ideias. É fundamental considerar a utilização de tetos transparentes ou translúcidos, aproveitando ao máximo a iluminação natural e o posicionamento do esquema de luz, garantindo a melhor iluminação do seu espaço. Além disso, na escolha das lâmpadas, leve em consideração as mais econômicas como as de led.

  • Área útil

Um galpão com grande área útil garante um bom volume de armazenagem, além de proporcionar uma circulação segura das pessoas envolvidas na operação, sem cargas atrapalhando a movimentação dos equipamentos e com espaço que garante a tranquilidade para o crescimento do seu negócio no decorrer do tempo.

  • Sustentável

Algumas ações no galpão pode ajudar a reduzir custos, além de serem sustentáveis para o negócio e para o meio ambiente. Forros térmicos ajudam a reduzir temperatura do ambiente de forma natural, o sistema de captação de água custos com o reaproveitamento de água da chuva e o teto translúcido aproveita a luz natural do dia, no interior do galpão.

  • Segurança do projeto

Todo projeto de galpão precisa de profissionais certificados para garantir a segurança das montagens e desmontagens. É importante verificar se o profissional possui CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), se a equipe faz uso adequado de todos os equipamentos de segurança necessários, além de certificar que o galpão tem ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), além de outras certificações de órgãos competentes.